Teoria das opções reais em investimentos - TC

TC School / Derivativos

Teoria das opções reais em investimentos

14/04/2021 às 9:00

TC School

Métodos de avaliação auxiliam o investidor na sua tomada de decisão. Com o método de avaliação por opções reais não seria diferente.

No mercado de capitais dispomos de métodos de avaliação que nos auxiliam na decisão sobre investimentos. Hoje tratamos das opções reais para gerenciar o risco do investimento.

O método de avaliação por opções reais busca auxiliar o agente a tomar sua decisão em prosseguir ou descontinuar um projeto ou investimento. A partir do texto a seguir, esperamos auxiliar o investidor de Bolsa de Valores no entendimento deste método.

Para facilitar seu entendimento, o texto foi dividido nos seguintes tópicos:

  • O que é avaliação de empresas?
  • Método das opções reais
  • Principais tipos de opções reais
  • Princípios da teoria
  • Vantagens do modelo de avaliação
  • Desvantagens do modelo de avaliação

Boa leitura!

O que é avaliação de empresas?

O processo de avaliação de empresas tem como intuito auxiliar o investidor na sua decisão de investimento. Para tal, o processo de análise passa tanto pela análise qualitativa (poder da marca, gestão, qualidade dos produtos) quanto pela análise quantitativa (números fundamentalistas) da companhia. Análise e avaliação de empresas são processos essenciais para um bom investimento.

Método das opções reais

O método das opções reais consiste na escolha que gestores têm de alterar o rumo de um projeto. Ou seja, opções reais são o direito, mas não a obrigação de se alterar o caminho de um projeto a fim de proporcionar a melhor relação risco x retorno possível.

O método de avaliação por opções reais utiliza do Valor Presente Líquido da geração de caixa futura do projeto somado ao Valor Presente Líquido das opções reais.

Principais tipos de opções reais

Entendido o que são as opções reais, vamos a alguns exemplos destas:

  • Opção de abandono

É uma opção no qual o agente pode decidir por abandonar o projeto por completo ou uma parte deste. Deve ser utilizado quando percebe-se que o projeto não trará a rentabilidade esperada;

  • Opção de adiamento

É uma opção de adiar o início ou término do projeto, pode ser usada quando for identificado um momento ruim de mercado;

  • Opção de conversão

É uma opção que consiste na mudança de determinada área do projeto, pode ser usada ao enxergar um mix de produtos e serviços mais favorável no decorrer do projeto;

  • Opção de expansão

É uma opção que possibilita aumento no investimento com intuito de aumentar o porte do projeto;

  • Opção de retração

É uma opção que proporciona diminuição do tamanho do projeto, pode ser usada quando se enxergar demanda menor do que esperada; e

  • Opção de faseamento

É uma opção que consiste no desenvolvimento do projeto por estágios, assim podendo diluir riscos e incertezas e realizar os investimentos de forma gradual.

Princípios da teoria

O modelo de avaliação por opções reais possui princípios que moldam a tomada de decisão. Tais princípios se assemelham aos usados nas decisões de negócios, como:

  • Incerteza
  • Irreversibilidade
  • Flexibilidade

Opções reais

Vantagens do modelo de avaliação

  • Traz opcionalidade ao modelo
  • Determina o melhor momento de decisão
  • Demonstra a importância e impacto futuro das decisões tomadas hoje

Desvantagens do modelo de avaliação

  • Não são modelos fáceis de se desenvolver
  • É tecnicamente complexa
  • São difíceis de calibrar

A gente comunica com clareza para motivar a confiança de vocês! Olha só este vídeo com o professor e Diretor Educacional do TC, Felipe Pontes, sobre o que são opções no canal do TC School no YouTube:

Para se aprofundar nos estudos sobre o mercado de opções, navegue pelo site e aprenda, por exemplo, como calcular a volatilidade histórica e implícita de uma ação.

Por fim, não deixe de conferir os textos que temos com a biografia de grandes investidores e perfis do mercado financeiro, como Charlie Munguer, o Investidor Completo.

Até a próxima!

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub