Reflexões sobre operações estruturadas com opções - TC

TC School / Derivativos

Reflexões sobre operações estruturadas com opções

19/03/2021 às 10:00

TC School

No aplicativo do TC, além de acompanhar as principais notícias e cotações do mercado, o investidor tem acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores traders da Bolsa de Valores. Um dos destaques da plataforma são as “trade ideas”, ou seja, o compartilhamento de estratégias, carteiras e operações de grandes investidores e traders.

No texto de hoje, separamos uma “trade idea” especial, ou melhor, uma verdadeira aula do professor Orleans Martins acerca de operações estruturadas com opções. Estude e conheça! Aprenda a operar opções com quem realmente entende de investimentos.

Para facilitar os estudos, uma breve introdução sobre operações com opções na Bolsa de Valores e, a seguir, elencamos 10 princípios para ganhar dinheiro, e especialmente evitar perdas, neste tipo de investimento.

  • As opções no mercado de capitais
  • Operações estruturadas com opções na B3
  • 10 princípios para operar opções no mercado

Boa leitura!

As opções no mercado de capitais

Para investidores fundamentalistas, as opções podem ser alternativas para a criação de dividendos sintéticos (com travas de opções) ou mesmo para obter um desconto na compra de uma ação (vendendo uma PUT fora do dinheiro para ser exercido e comprar a ação a um preço abaixo do atual, podendo descontar o prêmio recebido do preço pago).

A seguir, nossas reflexões sobre operações estruturadas com opções. O viés do artigo é de um investidor fundamentalista. Portanto, não cabe espaço para considerações sobre elementos da análise técnica nessas reflexões.

Ibovespa 2021

Depois de um período de altas constantes do Ibovespa no final do ano passado, começamos um 2021 bastante turbulento, com fortes oscilações no preço de muitas ações de empresas listadas na B3.

Temos visto muitas pessoas comentarem que suas opções viraram pó ou mesmo que as operações estruturadas, como travas de alta, borboletas, etc. começaram a dar errado.

Lembrem-se que qualquer operação de venda de opções é uma operação alavancada, ou seja, você recebe o prêmio e fica exposto no notional value, que é baseado no preço do strike da opção, e não no preço da opção.

Por isso, resgatamos algumas anotações que podem ser considerados “princípios” ou “mandamentos”. Coisas simples, mas dicas importantes para o investidor de Bolsa de Valores.

Operações estruturadas com opções

10 princípios para operar opções

1. Não é toda hora que uma operação estruturada é oportuna

Na hora de operar opções, uma boa operação em um momento ruim tem uma relação prêmio-risco geralmente ruim. Se a incerteza é alta e não é possível identificar uma direção para a ação ou o mercado financeiro, é preferível não montar a operação.

2. Uma operação estruturada tem que oferecer uma boa relação prêmio-risco

Quanto maior é a proporção do prêmio em relação ao risco (diferença entre os strikes), melhor poderá ser o resultado da operação com opções. Uma operação que oferece R$ 0,33 de prêmio para um risco máximo de R$ 1,00 tem uma chance de 1 x 3 de dar certo.

3. Alta volatilidade aumentam os prêmios e os riscos

Momentos de alta volatilidade na ação ou no mercado de capitais aumentam os prêmios das operações estruturadas, mas também aumentam os seus riscos.

Avaliar com prudência os riscos para poder aproveitar com mais assertividade as operações montadas com opções. Preferir encerrar as operações de forma antecipada quando o mercado sobe ou desce em momentos de muita volatilidade e incerteza.

4. Evite risco excessivo com a venda de opções ITM/ATM

Opções ITM/ATM oferecem prêmios maiores, porém maiores chances de exercício. Além disso, opções ITM/ATM têm baixo ou nenhum valor extrínseco, perdendo pouco valor ao longo do tempo (Theta é menor).

Já quando a opção comprada é OTM ela pode virar pó, enquanto a vendida se valoriza, levando a operação em direção à perda máxima. Portanto, estude muito antes de se expor com a venda dessas opções na B3.

5. Strikes distantes representam maior risco

Strikes distantes entre as opções de uma operação representam maior risco. Ou seja, quanto mais distantes os strikes, maior é o risco de a opção comprada virar pó e a opção vendida ficar ITM, com a perda convergindo ao máximo da diferença entre os strikes.

6. Prefira opções de empresas sólidas

Quando for fazer operações estruturadas com opções, dê preferência para opções de boas empresas, àquelas que você aceitaria ter em sua carteira de ações. Assim, caso a sua operação estruturada dê errado, ao menos o investimento será em empresa sólida e com bons resultados. No pior cenário você será obrigado a ter uma boa empresa na carteira.

7. Não leve opções vendidas para o vencimento sem o financeiro disponível

É um princípio importante antes de realizar operações estruturadas com opções. Jamais leve opções vendidas para o vencimento se você não tem o financeiro disponível. Especialmente se o preço estiver perto dos strikes.

O risco e o custo de ser exercido são altos, especialmente se não dispor do financeiro para liquidar a operação (comprar a mesma quantidade das opções vendidas).

Ao exercer as opções compradas para limitar a perda em uma trava, por exemplo, você também realiza a perda. Caso possua caixa suficiente para somente comprar as ações, pode carregá-las por algum tempo até que as ações recuperem seu valor.

8. Lucro bom é lucro no bolso

A velha máxima não deve ser esquecida jamais. Por isso, garanta a maior parte do ganho e encerre a operação com antecedência ao invés de correr o risco de carregar a operação até o vencimento e ver o mercado virar.

A dica é preferir o encerramento da operação antes do vencimento das opções quando o ganho já for superior a 75% do prêmio total. Assim você reduz o seu risco e acumula patrimônio.

9. Nunca comprometa mais do que 3% do patrimônio em uma única empresa

Outra dica para operações estruturadas com opções é não comprometer mais do que 3% do patrimônio (no notional value) em operações em uma única empresa, mesmo que pareça ser uma oportunidade imperdível.

Ao dar preferência para operações menores, a depender do momento de cada empresa, é possível diversificar as operações para reduzir o risco de exposição significativamente.

10. Operações pequenas

Quando a exposição do seu patrimônio em operações estruturadas com opções é 10% em uma única empresa, se ela tem uma variação muito alta no curto prazo, você pode perder 10% do seu patrimônio ao ser exercido. Além disso, o seu psicológico será o seu inimigo nessa hora. As operações pequenas são mais fáceis de serem encerradas com calma.

Nesses momentos de maiores quedas da Bolsa e grande volatilidade na cotação das ações, é especialmente importante controlar sua exposição ao risco.

Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre derivativos. Se liga só, por exemplo, esses artigos para aprender conceitos importantes sobre o mercado de opções:

Por fim, tome sempre muito cuidado ao montar operações estruturadas com opções. Esperamos ter contribuído com conhecimento e reflexões para você, investidor. Não deixe de baixar os materiais gratuitos disponibilizados, como a nossa planilha de precificação de opções:

Bons investimentos a todos!

Orleans Martins
Orleans Martins
Professor e pesquisador com doutorado na área de Contabilidade, Governança e Valuation
Gestor de Clube de Investimentos. Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub