TC School / Derivativos

Precificação de opções: entenda a grega Rho

21/10/2020 às 15:00

TC School TC School

A grega Rho é uma das cinco gregas utilizadas na precificação de opções. Em textos anteriores, respondemos perguntas “o que é Gama em opções?” e “O que é Vega opções?”. Entretanto, se você ainda se pergunta o que são as gregas, deixarei os links para os textos no final, vamos focar na Rho agora.

  • O que é a grega Rho?
  • Rho: como mensurar?

Porém, se você ainda está perdido no mundo das opções não deixe de conferir nosso guia Mercado de opções – um guia completo do zero ao lucro.

Rho

O que é a grega Rho?

A taxa de juros é um dos pilares essenciais da precificação das opções. Contudo, nas últimas décadas, o sistema econômico brasileiro amadureceu e a condução da política monetária se tornou mais previsível.

A grega Rho é a menos conhecida dos traders. Essa grega mede a taxa de mudança do valor do ativo em relação a taxa de juros. Nesse contexto, ela mede a sensibilidade do valor de uma mudança na taxa de juros quando os outros fatores se mantêm constantes.

Para entender como o Rho afeta a precificação das opções é simples: com taxas de juros mais altas, o valor futuro (valor de mercado acrescido da taxa de juros) da ação sobe. Assim, todas as opções de compra se tornam mais atrativas e as de venda, menos atrativas.

Portanto, o Rho impacta positivamente o preço das calls e negativamente o preço das puts.

Entretanto, antes de continuarmos, baixe a nossa planilha para precificação de opções. Abordamos tanto o modelo Black & Scholes, quanto o modelo binomial, uma verdadeira ajuda para você que deseja ser bem sucedido no mundo das opções!


Rho: como mensurar?

O Rho é medido como a variação estimada no preço da opção dada uma mudança mínima na taxa de juros projetada entre o dia atual e a data de vencimento da opção. Ou seja, o Rho normalmente é apresentado como a variação estimada no preço da opção dada uma mudança de 1% na taxa de juros projetada entre o dia atual e a data de vencimento da opção.

Hoje, no Brasil, as taxas de juros estão razoavelmente estabilizadas e baixas. Nesse sentido, a observação do Rho adotou um caráter secundário em relação as demais gregas. Por fim, aqui estão os textos sobre as gregas que prometi deixar no início:

Além disso, considerando que a grande maioria das opções negociadas no Brasil são de prazos curtos ou curtíssimos, também não faz sentido atentar tanto para o Rho dessas opções. No entanto, no caso de opções mais longas, pode ser um ponto interessante para se observar.

Referências

HULL, John C. Opções, futuros e outros derivativos. Bookman Editora, 2016

Mário de Avelar, CFA
Mário de Avelar, CFA
Certificações CFA e CGA. Gestor de fundo de investimento profissional. Mais de 15 anos de experiência em bancos, corretoras e assets. Atuou como gestor de fundo de investimento multimercado e de ações. Desenvolveu estratégias de investimento quantitativas no mercado de ações e de derivativos. Tem experiência como formador de mercado e atualmente é Head Trader de opções.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub