Boletim Focus: a importância do relatório para investidores da Bolsa - TC

TC School / Economia & investimentos

Boletim Focus: entenda as expectativas do mercado para a economia

05/01/2021 às 17:00

TC School

As manhãs das segundas-feiras são animadas de forma positiva ou negativa com as expectativas do mercado sobre as principais variáveis macroeconômicas no Brasil. Tal efeito é decorrente do Boletim Focus. Portanto, no texto a seguir discutimos sobre o Relatório de Mercado – Focus por meio dos seguintes tópicos:

  • Boletim Focus: o que é?
  • Por que o Boletim Focus é importante?
  • Sistema de Expectativas de Mercado
  • Informações disponíveis no Focus
  • Ranking Top 5
  • Boletim Focus à luz da ciência

Boa leitura!

Boletim Focus

Boletim Focus: o que é?

O Boletim Focus é um relatório publicado semanalmente pelo Banco Central do Brasil (Bacen) onde são apresentadas as expectativas para as principais variáveis macroeconômicas brasileira. Esse boletim é bem discutido entre as pessoas que acompanham o mercado financeiro e nos cadernos de economia dos principais jornais do país.

boletim focus Inflação

Fonte: Exame.

Por que o Boletim Focus é importante?

Normalmente planejamos a nossa vida pessoal, profissional e até mesmo financeira. Além disso, geralmente traçamos alguns cenários com base no que temos ou observamos no presente. Sendo assim, na economia não é diferente.

Temos uma ânsia em tentar prever o futuro mesmo sabendo que ele não é previsível. Já imaginou saber qual ação terá o melhor desempenho em 2021? Seria um sonho, não é mesmo? Pois bem, prever o futuro não conseguimos, portanto, nos contentamos com as expectativas e projeções.

As expectativas são o que esperamos para o futuro com base no que observamos no presente. Sendo assim, no contexto econômico, dizemos que os agentes tomam suas decisões baseadas também nas projeções. Ou seja, se esperamos que no próximo ano o setor de bens de consumo estará aquecido porque existe uma expectativa de diminuição na taxa de desemprego, iremos investir nesse setor porque há uma projeção de retorno sobre o investimento.

Diante disso, é nesse ponto que se configura a importância do Boletim Focus, especialmente neste ano de 2021. Ou seja, a partir do momento que temos uma expectativa de como estará o cenário econômico para os próximos períodos, ajustamos as nossas decisões de investimentos com base nessas informações. Sendo assim, o Boletim Focus é importante para basear as decisões dos investidores, das empresas e do governo.

Sistema de Expectativa de Mercado

Há uma extensa tradição no contexto econômico quando o assunto é coleta e divulgação de informações relativas às variáveis macroeconômicas. A Livingstone Survey, por exemplo, é a pesquisa mais antiga sobre as expectativas em torno das variáveis macro. Essa pesquisa foi iniciada de forma independente em 1946 nos Estados Unidos pelo jornalista e economista Joseph Livingston e atualmente está sob a responsabilidade do Philadelphia Federal Reserve.

Diante disso, no caso brasileiro, foi criado em maio de 1999 a Pesquisa de Expectativas de Mercado que, quando comparada a Livingstone Survey é ainda jovem. Inicialmente cerca de 50 instituições entre financeiras e consultorias eram solicitadas, e o Banco Central (BC) obtinha as projeções anuais destas em relação aos indicadores de preços (IGP-DI, IGP-M e IPA) e do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Com o passar dos anos, a Pesquisa de Expectativas de Mercado cresceu, e em novembro de 2001, foi disponibilizada uma página na internet do Sistema de Expectativas de Mercado. Esse sistema foi criado com o objetivo de acelerar o processo de coleta das informações e diminuir os erros.

Sendo assim, com a automatização do processo, atualmente há cerca de 140 instituições cadastradas pelo BC que fornecem as suas expectativas para as principais variáveis macroeconômicas brasileira. Nesse sentido, o Boletim Focus, que é publicado todas as segundas-feiras às 08h pelo Bacen com os dados coletados até a sexta da semana anterior, se configura como um dos relatórios oriundos do Sistema de Expectativa de Mercado.

Estude e conheça mais sobre o mercado financeiro. Você é capaz! Para mais informações sobre o Sistema de Expectativa de Mercado, acesse a página do Banco Central do Brasil (Bacen).

Informações disponíveis no Boletim Focus

Atualmente, o Boletim Focus reúne e apresenta as expectativas do mercado para variáveis de inflação, produto, taxa de juros, câmbio, além de indicadores de investimento direto no país, produção industrial e dívida do setor público. Além disso, o Focus – Relatório de Mercado apresenta também a expectativa das variáveis para o fim do período, ou seja, para o fim do ano, bem como para os próximos três anos subsequentes – 2021, 2022 e 2023.

Além disso, o Focus – Relatório de Mercado também apresenta gráficos para uma melhor visualização da trajetória das projeções.

Um ponto importante a ser ressaltado é que o Boletim Focus não é a expectativa do Bacen, mas sim um consolidado das expectativas das 140 instituições que enviam as suas projeções.

Ranking Top 5

Tendo em vista que as instituições que fazem parte do Sistema de Expectativa de Mercado não são obrigadas a disponibilizar as projeções, ou seja, o envio das informações sobre as variáveis macroeconômicas ocorre de forma voluntária, o BC lista o Ranking das Top 5. Tal classificação tem o objetivo de incentivar e aprimorar a capacidade das instituições em relação às expectativas do mercado de capitais.

Diante disso, são classificadas as cinco instituições com histórico de maior acurácia nas suas projeções de curto, médio e longo prazo. Logo, a lista com as 5 instituições com maior nível de assertividade nas projeções de curto e médio prazo para cada uma das variáveis são pulicadas mensalmente no site do Bacen. E anualmente, sempre no mês de janeiro, também publica uma lista com o ranking das instituições com maior exatidão nas projeções de longo prazo.

As 5 instituições que compõe o ranking mensal de curto prazo são classificadas de acordo com a precisão nas projeções com um mês de defasagem em relação à publicação do indicador dos últimos seis meses.

Já no que compete ao ranking de médio prazo, é avaliado a assertividade média das projeções realizadas pelas instituições em três períodos consecutivos de quatro meses em relação aos resultados efetivos de três meses.

Por fim, o ranking anual é elaborado com base na precisão das projeções informadas pelas instituições em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual publicado no ano posterior. Além disso, desde 2009 também é publicado o Top 5 anual de curto e médio prazo.

Saiba mais sobre os critérios e os cálculos realizados para a elaboração dos rankings clicando aqui.

Top 5 mensal (novembro de 2020)

Na figura abaixo apresentamos o Top 5 mensal de curto e médio prazo para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Como podemos observar, o Banco JP Morgan, o Bahia Asset Management, o Banco Invest Haitong, a Genoa Capital e a Quantitas Asset Management foram as instituições com maior nível de precisão para as projeções de curto prazo para o IPCA.

Por outro lado, o banco Ribeirão Preto, a LAIC-HFM Gestão, a Mapfre Invest, o Banco Inter e a SPX Capital foram as instituições com maior nível de acurácia para as expectativas de médio prazo para o IPCA.

Top 5 Anual (2019)

A lista com as 5 instituições com maior nível de assertividade nas projeções no ano de 2020 ainda não foi publicada. Sendo assim, para fins de exemplo, trouxemos o ranking do ano de 2019.

Top 5 anual

Fonte: Top 5 anual (2019).

Como podemos observar, o Banco Credit Suisse, o Banco Barclays, a Serpros, a UBS Brasil e a XP Investimentos foram as instituições com o maior nível de precisão nas projeções para o IPCA no ano de 2019.

Boletim Focus à luz da ciência

Diversos acadêmicos vêm estudando qual o impacto que as expectativas macroeconômicas disponibilizadas no Boletim Focus geram no sistema econômico. Um estudo de CAMARGOS (2018) analisou a relação entre as projeções das variáveis macroeconômicas disponibilizadas no relatório Focus e os retornos dos índices setoriais da B3 no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2016.

O resultado da investigação evidenciou que o Índice de Consumo (ICON), Índice de Energia Elétrica (IEE) e Índice de Matérias Básicos (IMAT) são influenciados pelas projeções das variáveis macro. Por outro lado, houve apenas um indício da relação das projeções com o Índice de Utilidade Pública (UTIL). Logo, o artigo apresentou que há uma sinalização de que o relatório econômico disponibilizado pelo BC pode servir como um apoio na previsão de retornos por parte dos agentes econômicos.

Reflexão para os investidores

Portanto, o Relatório Focus se apresenta como um importante termômetro em torno do que os agentes econômicos esperam da economia brasileira para os próximos períodos. Portanto, certamente o relatório pode ser usado como mais uma ferramenta para tomadas de decisões de investimentos.

Referências

CAMARGOS, M. A. Análise da Relação Entre as Expectativas Macroeconômicas Brasileiras Divulgadas no Relatório Focus e os Índices Setoriais da B3. Análise da Relação Entre as Expectativas Macroeconômicas Brasileiras Divulgadas no Relatório Focus e os Índices Setoriais da B3, 1-388.

Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Estagiário do TradersClub
Graduando em Economia pela UFPB. Membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub