Este artigo busca trazer um primeiro conceito sobre a compreensão da Economia! Em especial, a nova série de textos do TC School sobre Economia & Investimentos tem como objetivo mostrar como os fundamentos econômicos influenciam nas decisões de investimentos, no qual serão divulgados diversos artigos sobre o tema, desde a teoria à prática! Para facilitar o entendimento, este texto está dividido nos seguintes tópicos:
- Economia: o que essa ciência estuda?
- Conceitos econômicos: por que eles são importantes para os investidores?
- Conclusão: conceitos econômicos e o mercado financeiro
Boa leitura!
Economia: o que essa ciência estuda?
Antes de entrarmos no conceito teórico sobre Economia, gostaria de iniciar com algumas perguntas que você já deve ter se deparado ou então poderá, a partir de agora, iniciar uma reflexão sobre elas:
– Você está plenamente satisfeito(a) com aquilo que tem?
– Em algum momento você já precisou fazer escolhas na vida?
– Você já se perguntou por que precisa fazer essas escolhas?
– Você consegue responder por que todas as pessoas não podem ter tudo aquilo que desejam?
A resposta destas perguntas consiste na razão da Ciência Econômica! A base do estudo da teoria consiste em compreender que as necessidades das pessoas são ilimitadas, ao mesmo tempo que os recursos são escassos e a renda limitada. Assim, a economia concentra-se em três termos essenciais: necessidade ilimitada, escolha e escassez.
Etimologicamente, a palavra “Economia” deriva da junção de dois termos gregos, “oikos” que significa casa e “nomos” que significa costume ou lei, podendo ser entendida como “regras ou administração do lar”.
Assim, de forma simplificada, “Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos”, (MANKIW, 2009, p. 4). Em outras palavras, o conceito de economia pode ser definido como “a ciência que busca compreender o processo de escolha, baseada na tomada de decisão, a fim de empregar recursos escassos na produção de bens e serviços maximizando a eficiência e visando a satisfação das necessidades humanas”.
Conceitos econômicos: por que eles são importantes para os investidores?
Na dinâmica do mundo globalizado, diversas questões de natureza econômica são capazes de exercer impactos nas decisões de investimentos. Tais questões são tradicionalmente divididas por aspectos micro e macroeconômicos.
Pelo lado microeconômico, a economia preocupa-se em analisar as interações e decisões entre consumidor e empresa, onde surgem questões como: o que determina os preços dos bens e serviços? Qual a sensibilidade do consumidor ao aumento de preços? O que determina a oferta e a demanda? Como consumidores e empresas são influenciados por ações governamentais? O que determina como o indivíduo gasta a sua renda? Quando e quanto as empresas devem investir?
Por outro lado, a macroeconomia nos traz a análise para os fenômenos que englobam toda a economia, como crescimento econômico, déficit público, inflação, desemprego, produção industrial, taxa de juros, impostos e o câmbio.
Conclusão: os conceitos econômicos e o mercado financeiro
Como economista, posso afirmar que o acesso a análise econômica é capaz de proporcionar, a você investidor, uma visão ampla da dinâmica do mercado financeiro. Assim, o intuito dos artigos que serão divulgados aqui é entregar ferramentas plausíveis para suas estratégias que englobam tanto suas decisões de investimento, quanto sua gestão de risco.
Por fim, espero que esse seja um passo importante no seu conhecimento sobre o mundo de investimentos e que o conhecimento econômico aqui compartilhado possa te ajudar a investir mais e melhor!
Referência
MANKIW, N. G. Introdução à economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2009.

Economista
Fundadora do projeto Economia para Investidores.