TC School / Economia & investimentos

O que é e como funciona o mercado de créditos de carbono?

25/11/2020 às 5:00

TC School TC School

Em um mundo cada vez mais preocupado com as questões ambientais, os créditos de carbono roubam a cena. Neste texto, você entenderá sobre os créditos de carbono por meio da seguinte estrutura:

  • O que são créditos de carbono?
  • Como funciona este mercado?
  • A história do crédito de carbono
  • Como comprar créditos de carbono?

Boa leitura! 

crédito de carbono

O que são créditos de carbono?

Os créditos de carbono podem ser entendidos no mundo das finanças como investimentos alternativos, assim como os private equities e os fundos de incorporação. Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

Nesse contexto, os créditos de carbono podem ser gerados de várias formas. Dentre as formas de gerar créditos de carbono está a substituição de combustíveis em fábricas, onde as empresas deixam de usar recursos poluentes e não renováveis e passam a usar biomassas renováveis. Essa mudança além de gerar um menor impacto a natureza, ajuda na diminuição do desmatamento, caso as empresas deixem de utilizar o carvão proveniente do desmatamento, por exemplo. Dessa forma, é calculado quanto de carbono deixou de ser emitido com essa substituição, gerando assim os créditos de carbono.

O crédito de carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono. Nesse mercado, empresas que possuem um nível de emissão muito alto e poucas opções para a redução, podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões. Assim, elas indiretamente ajudam a manutenção do projeto de redução, além de equilibrar o nível de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Como funciona este mercado?

Basicamente, uma entidade paga a outra pelo direito de emitir gases que provocam o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). O recebedor desse dinheiro, em tese, o investe em fontes de energia renováveis e deixa de desmatar. Como comentado na introdução, cada crédito é equivalente ao aquecimento global causado por uma tonelada métrica de CO2.

Esse mercado é demandado pelas companhias que mais poluem, como companhias aéreas. Além disso, os países que também assinaram o acordo climático de Paris demandam créditos porque as compensações podem servir como uma alternativa mais barata do que reduzir de fato o uso de combustíveis fósseis.

A história do crédito de carbono

Fato é que o credito de carbono é uma proposta antiga, mas teve vários problemas relacionados a fraude, aceitação e custos de implementação. Nesse contexto, muitos defendem que o sistema de crédito de carbono que foi implementado até agora não tinha dado uma chance real e propícia para seu funcionamento. No entanto, a realidade ESG e a necessidade de preservar a natureza tem sido cada vez mais pauta das discussões entre grandes personalidades do mercado financeiro e da política, dando relevância e chamando atenção para o tema. Nesse sentido, este movimento tem feito com que grandes empresas tenham se atentado e aderido a essas políticas.

Como comprar créditos de carbono?

O mercado de crédito de carbono ainda é pouco explorado. Entretanto, já existe fintech que permite a compra e a venda desse tipo de ativo por parte das empresas e das pessoas físicas também. Nesse sentido, o preço funciona como os das commodities, ou seja, o preço é determinado pela oferta e pela demanda.

Atualmente, uma das principais empresas que atuam nas negociações de compra e venda de créditos de carbono no Brasil é a Moss. Nesse contexto, eles desenvolveram uma plataforma que possibilita a compra e venda desses créditos em lotes mínimos menores que 1.000 reais, dando acesso aos investidores menores de possuir uma parcela de seus investimentos em créditos de carbono.

Assista a entrevista com CEO da Moss disponível no canal do TC no Youtube para saber mais sobre créditos de carbono.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub