TC School / Economia & investimentos

O que é economia?

09/12/2020 às 5:00

TC School

Neste texto, você confere o que é economia e qual a importância dela para as nossas vidas. Visando facilitar o entendimento sobre as atividades da economia, o texto está estruturado da seguinte forma:

  • Economia: o que é?
  • A economia enquanto ciência
  • Exemplo prático
  • Conclusão

Boa leitura! 

o que é economia

Economia: o que é?

A palavra “economia” deriva do grego oikonomía, onde oikos significa casa e nomos significa lei. Sendo assim, o significado original seria “administração da casa”, mas posteriormente também foi associado a administração no âmbito público.

Frequentemente associamos a economia ao ato de economizar, o que não está errado, mas que também não se resume só a isso. Economia é algo bem mais amplo e acredite, vai muito além dos bens e do dinheiro.

Nas universidades os estudantes de economia se deparam com uma definição de economia como sendo “a administração dos recursos escassos”. Por outro lado, Vasconcellos e Garcia definem economia como sendo uma “ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos”.

Se não ficou claro o que essa “administração dos recursos escassos” quer dizer, vamos explicar melhor e sem “economês”.

A economia enquanto ciência

Pois bem, a economia enquanto ciência busca entender e propor soluções para algum problema. A medicina, por exemplo, busca soluções para os problemas no âmbito da saúde dos seres humanos. A engenharia, por sua vez, busca soluções para as construções e a economia busca solucionar o que?

Você pode responder que a economia busca entender e solucionar a pobreza, por exemplo. Ou até mesmo as questões fiscais dos governos ou a situação financeira das empresas. E sim, a ciência econômica se emprega em resolver esses problemas também.

Entretanto, um ponto importante a ser pensado é o porquê existem esses problemas. Nesse ponto é que entra a “administração dos recursos escassos”. Imagine um mundo onde todos possuem uma Ferrari, moram em condomínio fechado, possuem todo o dinheiro disponível para fazer o que bem entenderem. Seria um sonho, não é mesmo? Mas a realidade é outra e a realidade é diferente porque os recursos são escassos, ou seja, os recursos naturais disponíveis são limitados, o nosso tempo é limitado, o dinheiro é limitado.

Entendido que o fato de haver limitações fazem com o que todos não possam ter uma Ferrari, por exemplo, nos leva a outro ponto: a otimização dos recursos. Otimização dos recursos é outro termo comum no linguajar dos economistas e que tenho certeza que você fez ou faz isso no seu dia a dia, mas como o objetivo aqui é ser claro, vamos “traduzir” esse termo. De forma simples, a otimização de recursos significa fazer o máximo possível com o que eu tenho à disposição.

Exemplo prático

Imagine que você recebe R$ 2.000,00 reais de salário e precisa arcar com os custos pessoais, da família e da casa. Ou seja, você tem aí uma limitação, que é o valor do seu salário. Sendo assim, você busca alternativas para consumir o máximo possível com esses R$ 2.000,00. Ou seja, você vai buscar os melhores preços no supermercado para comprar mais produtos, por exemplo. Pois bem, isso é uma forma de otimizar os recursos.

Sendo assim, essa mesma ótica pode ser utilizada para as empresas e para os governos.  As empresas buscam maximizar suas receitas, ou seja, vender mais e reduzir seus custos para aumentar a margem de lucro. Os governos possuem uma arrecadação tributária limitada e que, por isso, devem, pelo menos em tese, alocar da melhor forma possível o dinheiro nas áreas importantes.

Logo, as pessoas, as empresas e os governos precisam escolher aonde direcionar os recursos já que o dinheiro, os insumos, o tempo são limitados.

Dada a necessidade de escolhas, o custo de oportunidade é uma forma de avaliar qual a melhor decisão a ser tomada. Você que está lendo este texto agora poderia empregar esse mesmo tempo nas suas redes sociais ou para ler um livro. Ou seja, o custo de oportunidade é o que você deixa de ganhar por escolher algo em detrimento de outra opção. Saiba mais sobre o custo de oportunidade lendo este texto disponível no TC School.

Conclusão

Diante disso, economia pode ser entendida como o gerenciamento de recursos (dinheiro, insumos, tempo etc) com o objetivo de fazer o melhor com os recursos disponíveis. A economia é caracterizada como sendo a ciência da escassez porque se não houvesse limitações não teríamos problemas com pobreza, desigualdade, logo, não existiria economia.

Sendo assim, entender o conceito de economia e qual o objetivo dessa ciência é primordial para que se possa aplicar esse conceito em diversas vertentes (empresarial, governamental e pessoal) com o foco em fazer o melhor possível.

Confira também outros textos na categoria “Economia & Investimentos” do TC School.

Referência

GARCIA, M. E; VASCONCELLOS, M. A. S. Fundamentos de economia. Saraiva Educação SA, 2017.

Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Estagiário do TradersClub
Graduando em Economia pela UFPB. Membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub