TC School / Economia & investimentos

O que são títulos perpétuos?

05/01/2021 às 10:00

TC School TC School

Já imaginou comprar um título de dívida e receber juros para sempre? Pois é, esses títulos existem, são os títulos perpétuos. No texto de hoje, você vai conhecer sobre esses títulos por meio dos seguintes tópicos:

  • Entendendo os títulos perpétuos
  • Quem pode emitir títulos perpétuos?
  • Os títulos perpétuos são vantajosos para investir?
  • Títulos perpétuos: como saber se vale a pena ou não?
  • Exemplo prático
  • Conheça alguns títulos perpétuos que foram emitidos

Boa leitura!

Títulos perpétuos

Entendendo os títulos perpétuos

Existem no mercado inúmeros títulos de dívidas, alguns com taxa de juros pré-fixada, outros com uma taxa de juros pós-fixada e até mesmo papéis com rendimento com parte fixada e outra variável.  Além disso, esses títulos possuem uma data de vencimento.

Diante disso, há também os títulos perpétuos que pagam rendimentos indefinidamente. Ou seja, esse tipo de título não possui um prazo de vencimento fixado. Você deve estar se perguntando como isso é possível e se realmente tem vantagem para o emissor esse tipo de dívida. Sendo assim, vamos entender a lógica por trás desse tipo de título.

Quem pode emitir títulos perpétuos?

Os títulos ou bônus perpétuos podem ser emitidos tanto por empresas quanto pelos governos dos países. Entretanto, vale salientar que a empresa ou o governo deve ser sólido o suficiente para garantir o pagamento eterno dos juros, tendo em vista que não há uma taxa de vencimento para o título. Caso o governo ou a empresa não possua bons fundamentos, é provável que não haja demanda para esse título.

Os títulos perpétuos são vantajosos para investir?

A resposta para esse questionamento depende. Mas podemos realizar alguns cálculos para entender se realmente os rendimentos futuros do título são vantajosos. Para isso, é necessário que tenhamos em mente que o valor do dinheiro varia ao longo do tempo. Ou seja, o dinheiro hoje não vale o mesmo amanhã.

Estude e conheça mais sobre o mercado financeiro no TC School. Em nossa plataforma é possível saber mais sobre esses conceitos lendo os artigos sobre matemática financeira.

Diante disso, você pode questionar como é possível que algo que paga rendimento eternamente pode não ser vantajoso. Então, vamos provar por meio da matemática.

Como saber se vale a pena ou não?

Sendo assim, dado que o valor do dinheiro varia ao longo do tempo, é importante sabermos quanto vale hoje o recebimento de todos os juros futuros. O valor presente de um título perpétuo é dado pela soma dos fluxos de caixa. Dessa forma, temos:

Título perpétuo

Valor presente de um título perpétuo

Onde: R é o rendimento e d a taxa de desconto.

Entretanto, os títulos perpétuos não possuem prazo de vencimento. E agora, o que fazemos? Bem, podemos tratar essa soma dos fluxos de caixa como sendo uma progressão geométrica (PG), que é uma sequência numérica onde o termo posterior é resultado do termo anterior multiplicado por uma constante. Nesse contexto, para encontrar essa constante, temos que dividir um termo posterior pelo termo anterior.

Sendo assim, após fazermos a divisão entre dois termos da série dos rendimentos desse bônus, temos a seguinte constante:

Dessa forma, a soma de uma PG infinita é dada pela divisão do primeiro termo por 1 menos a constante.

Logo, para saber qual o preço do título hoje, é simplesmente dividir o quanto o bônus irá pagar de rendimentos perpetuamente pela a taxa de desconto, que reflete o custo do seu capital investido. Ainda não ficou claro? Então vamos para um exemplo prático.

Exemplo prático

Suponha que um título pague R$ 5,00 reais de rendimento anualmente. Além disso, suponha também que a taxa de desconto seja de 6%.  Diante disso, temos:

Portanto, neste exemplo, o valor presente do título é de R$83,33 reais, para esta taxa de desconto. Dessa forma, caso o preço do título perpétuo seja maior que isso, não vale a pena investir.

Conheça alguns títulos perpétuos que foram emitidos

Não escutamos falar muito dos títulos perpétuos, mas eles existem há alguns anos. Os títulos mais famosos são os títulos do Tesouro Britânico para a Segunda Guerra Mundial. Mas não só os governos emitem, as empresas também e até mesmo as empresas brasileiras.

Dentre as empresas brasileiras que já emitiram os títulos perpétuos, estão a Gerdau (GGBR3) e o Itaú (ITUB3), por exemplo. Geralmente as captações ocorrem no mercado internacional e são disponibilizadas para investidores institucionais, como ocorreu com a emissão realizada pelo Itaú.

Referências

Chen, J. (04 de janeiro de 2021). https://www.investopedia.com/. Fonte: Investopedia: https://www.investopedia.com/terms/p/perpetualbond.asp

Pontes, F. (04 de janeiro de 2021). http://www.contabilidademq.com.br/. Fonte: Contabilidade MQ: http://www.contabilidademq.com.br/2018/12/curso-completo-de-financas-com-slides-videos-gratis_3.html

 

Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Estagiário do TradersClub
Graduando em Economia pela UFPB. Membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub