Cinco aplicativos para acompanhar suas finanças - TC

TC School / Educação Financeira

Cinco aplicativos para acompanhar suas finanças

06/09/2021 às 10:51

TC School

A tecnologia pode ser uma boa aliada para a organização financeira. Existem diversos aplicativos de finanças pessoais para a gestão do orçamento.

Quem acompanha meus textos no blog do TC já deve percebido a importância que dou para as finanças pessoais. Para mim, essa é a base de tudo relacionado ao dinheiro de uma pessoa. Com um controle e boa gestão das finanças pessoais é que podemos ter a tranquilidade e a condição para investir e se planejar por toda a vida.

Sabendo dessa importância, falei algumas vezes sobre a necessidade de manter o controle dos gastos e dos ganhos. Citei a utilização de cadernos, planilhas ou aplicativos para baixar no smartphone Nesse último caso, existe uma vasta gama de opções para a utilização. Dos mais simples aos mais complexos. Dos grátis aos pagos.

Portanto, a ideia do texto a seguir é elencar algumas sugestões de aplicativos que podem nos ajudar nas finanças pessoais. Elencamos cinco exemplos de aplicativos que podem te ajudar no controle das finanças pessoais. Confira!

  • Controle mais prático
  • Integração
  • Mobills
  • Minhas Economias
  • Organizze
  • Guiabolso
  • Fortuno

Boa leitura!

Controle mais prático

Pessoalmente, não tenho uma preferência grande por um dos meios para fazer esse controle mensal. Já usei caderno, planilha e agora estou com um aplicativo de finanças pessoais. O que me atrai é controlar minhas finanças, independente do meio que o faça.

Mas os aplicativos têm uma vantagem para quem sofre com a postergação.

Como estamos quase que 24 horas com o celular ao alcance das mãos, é mais simples e prático para adicionar as movimentações no orçamento mensal. Comprou, anotou. Recebeu, registrou.

Essa é uma boa vantagem para não deixar acumular informação, o que pode tornar a tarefa chata e confusa. Dois pontos que influenciam bastante para que o controle seja feito de forma pouco assertiva e, com o passar do tempo, deixado de lado.

Esse ponto da praticidade é um diferencial grande e um facilitador ainda maior para muita gente. Sem esquecer daquelas pessoas que têm dificuldade em usar o Excel, por exemplo.

No celular, fica mais prático. Além disso, praticamente todos os aplicativos têm uma versão web.

Integração

Mas não é só pela praticidade de poder cadastrar os dados em tempo real que os aplicativos levam vantagem. A tecnologia pode favorecer em outro ponto que gera ainda mais praticidade para o usuário: integração.

Muitos aplicativos têm uma integração com as instituições financeiras, o que permite a captura dos dados de movimentação da conta. Dessa forma, não é preciso lançar tudo o que faz.

Ao movimentar a conta, esta movimentação é lançada automaticamente no sistema do aplicativo financeiro. Bastaria ajustar o tipo de gasto ou receita para que o controle fique ainda mais preciso.

Essa integração é feita com base na senha inicial dos aplicativos das instituições financeiras. Com a senha do Internet Banking, o aplicativo tem acesso à conta no modo visualização. Isso significa que ele pode apenas ler os dados que lá estão, não pode ser feita qualquer movimentação com o dinheiro do usuário.

Essa integração deve ser ainda mais ampla e de forma mais direta com o avanço do Open Banking. Com ela, some aquela etapa que a pessoa precisa acessar o aplicativo para anotar as movimentações. 

Se os apps já tinham a vantagem de facilitar o lançamento dos dados, ganha ainda mais vantagem com a possiblidade da integração com a conta corrente.

5 Aplicativos de Finanças Pessoais

Mas vamos agora ao que a maioria espera: as indicações de aplicativos de finanças pessoais.

Mobills

Onde encontrar: App Store e Google Play

É um dos mais completos aplicativos para o controle das finanças. Tem, inclusive, a possibilidade de lançar seus investimentos para que possa acompanhar. 

Em relação às finanças, o Mobills permite detalhar receitas e gastos por meio de filtros. É possível criar categorias de receitas/despesas, forma de pagamento e período. Ele também permite faz um planejamento mensal com a possibilidade de acionar alertas ao atingir o valor estipulado. 

Ele pode emitir notificações para te lembrar do vencimento de contas e da fatura do cartão de crédito. 

Minhas Economias

Onde encontrar: App Store e Google Play

Assim como o Mobills, ele é bem completo, um pouco inferior em termos de funcionalidades, mas mais prático e didático. Com ele você pode avaliar os gráficos de receitas e despesas, fazer comparativos o fluxo, avaliar a evolução ao longo dos meses. Além de ter o saldo das contas que você cadastrar no sistema. 

O Minhas Economias também permite que você planeje alguns objetivos. Ao planejar, ele vai te mostrar o quanto precisa economizar por mês durante o período determinado para atingir aquele sonho que foi cadastrado.

Um extra que o aplicativo oferece é a possibilidade de acompanhar notícias e dicas financeiras dentro do próprio sistema. 

Organizze

Onde encontrar: App Store e Google Play

Seria repetitivo afirmar que o Organizze tem as mesmas funcionalidades básicas dos outros aplicativos. Mas ele tem um diferencial em relação aos concorrentes.

Com o Organizze é possível fazer a importação das notificações de SMS das movimentações financeiras dos bancos. Assim, fica mais fácil cadastrar as informações. É uma forma de integração com o sistema bancário

Tem outro ponto que, quem acompanha meus textos, vai lembrar. Sabe aquela separação dos gastos? Ele permite que você separe suas despesas em essenciais e não essenciais.

GuiaBolso

Onde encontrar: App Store e Google Play

Sabe a integração do aplicativo com os bancos? O GuiaBolso é o mais completo nesse sentido. Ele possui a integração com Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Nubank, Santander, Caixa, Original e Banco Inter. É uma mão na roda ter os lançamentos automatizados pelo sistema. 

No caso do GuiaBolso, a integração permite fazer ainda mais coisas, como pagamentos e transferências. E, obviamente, é possível utilizá-lo sem fazer a integração e cadastrar todos os dados manualmente. 

Fortuno

Onde encontrar: Google Play

Dos aplicativos selecionados, o Fortuno é o único que está disponível apenas no sistema Android. Assim como os anteriores, ele permite o acompanhamento e controle das finanças. Sua vantagem é ter um modelo simples e prático para que tudo possa ser compilado em um único local.

Com o Fortuno é possível juntar diversas contas correntes e poupanças. Com os lançamentos ao longo do mês, o saldo de cada conta é alterado para mostrar a realidade financeira do usuário.  

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e planejador financeiro
Certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub