TC School / Educação Financeira

Black Friday ou Black Fraude? Dicas para aproveitar essa data em 2020

20/11/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, você confere algumas dicas de como se prevenir das fraudes e como aproveitar as oportunidades no período da Black Friday, com a Black Week e a própria data – 27 de novembro de 2020.

  • Black Friday
  • Alguns números
  • Black Friday ou Black Fraude?
  • Como se prevenir das fraudes?
  • Black Friday 2020

Boa leitura!

black friday

Black Friday

Promoções, descontos, liquidações… São coisas que chamam a atenção da maioria das pessoas, não é mesmo? Afinal, quem não quer comprar aquele celular novo ou aquela roupa tão cobiçada por um preço muito menor do que o praticado habitualmente? Diante disso, um evento que se originou nos Estados Unidos,  logo ganhou a atenção e o apreço do povo brasileiro: a black friday.

A black friday é um evento que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro e é caracterizada pela queda expressiva dos preços dos produtos, pelo menos em tese. As edições desse evento vêm se superando a cada ano no volume de pedidos, no faturamento e na quantidade de reclamações.

Alguns números

O varejo online brasileiro faturou 3,2 bilhões na black friday em 2019, segundo os dados da Ebit Nielsen. Esse volume representa um aumento de 23% quando comparado com o ano de 2018. Além disso, cerca de 418 mil brasileiros compraram pela primeira vez por meio da internet, o que representa um aumento de 12% quando comparado com a edição de 2018.

O total de brasileiros que fizeram compras online no período da black friday em 2019 foi de 2,85 milhões, número 18,1% maior quando comparado a 2018. Por fim, o tíquete médio, ou seja, o valor médio das compras online realizadas na edição de 2019, foi de R$ 602,00 reais.

Black Friday ou Black Fraude?

A preferência cada vez maior por parte da população pela realização de compras via internet e o fato de os consumidores ficarem “cegos” ao ver aquela propaganda chamando a atenção mostrando: “Celular de última geração com 70% de desconto.”, são alguns pontos fracos que facilitam as fraudes.

Segundo os dados do site Reclame Aqui, a black friday de 2019 bateu recorde no número de reclamações. Os consumidores fizeram 7.100 reclamações. Número 50,5% maior quando comparado a 2018. O ranking das reclamações foi liderado pelas propagandas enganosas, conforme está listado abaixo.

  • Propagandas enganosas – 32,02%
  • Problemas na finalização da compra – 11,37%
  • Divergência de valores – 8,28%
  • Atraso na entrega* – 6,24%
  • Estorno no valor pago – 4,54%

*Reclamações relacionadas as promoções antecipadas de black friday

Como se prevenir das fraudes?

Bem, é certo que na black friday não há apenas golpes e propagandas enganosas. É importante não se deixar levar pela emoção do momento e comprar sem tomar alguns cuidados, que estão elencados abaixo, para evitar dores de cabeça.

Desconfie dos preços muito baixos

Viu que aquele produto que você tanto quer sendo anunciado por um valor muito menor que o praticado habitualmente? Confira!

Verifique se o anúncio é de alguma empresa conhecida

Comprar com empresas que já possuem um histórico no mercado e/ou que você já fez compras em outros momentos, pode ajudar a diminuir os riscos de cair em ciladas ou apresentar uma melhor solução de problemas, caso ocorra.

Olhe os comentários dos consumidores em relação ao site

O feedback dos usuários dos sites de compras é um importante termômetro para identificar como é o relacionamento da empresa com os clientes, o cumprimento do prazo de entrega e como ela age na resolução de problemas.

Verifique se o site consta na lista do Procon como um site que deve ser evitado

O Procon de São Paulo disponibiliza uma lista com sites que tiverem ocorrências registradas, foram notificados, mas não responderam ou não foram encontrados. Vale conferir se o Procon do seu estado também divulga uma lista semelhante.

Opte pelo o uso do cartão de crédito virtual

Independente de black friday, é extremamente necessário o cuidado com os seus dados pessoais e dos cartões de crédito para evitar clonagem, por exemplo. Nesse sentido, durante as compras neste período de grandes promoções, é interessante fazer o uso do cartão de crédito virtual, pois, após a realização da compra, o cartão pode ser excluído evitando possíveis fraudes.

Planeje as suas compras

“Tudo pela metade do dobro”. Você já deve ter escutado essa expressão, não é mesmo? Pois bem, para que você não compre achando que está fazendo um ótimo negócio, quando na realidade não está, é importante que você planeje  o que você vai comprar na black friday.

O planejamento das compras previne que você gaste mais do que o limite que você pode, evitando, dessa forma, o endividamento. Além disso, com os produtos que você já sabe que vai comprar em mente, é possível já ir pesquisando os preços no período anterior à black friday, evitando que você compre pela metade do dobro.

Black Friday 2020

O evento este ano ocorrerá no dia 27 de novembro. Entretanto, algumas empresas já anunciaram uma black friday antecipada com o objetivo de evitar aglomerações em decorrência da pandemia. Então, segue as nossas dicas para comprar com segurança e não esquece de manter o controle financeiro para não sair gastando demais.

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub