TC School / Educação Financeira

Cadastro positivo do Serasa: o que é e como funciona?

16/02/2021 às 9:22

TC School TC School

Você deve saber que todas suas informações de crédito, todo o seu comportamento em relação às dívidas está armazenado e é utilizado – contra ou a seu favor -, não é? Esse histórico de comportamento, quase como um currículo financeiro, é o seu cadastro positivo. Tudo fica atrelado ao seu CPF, que leva em consideração sua pontualidade para pagamentos e comportamentos gerais em relação ao crédito.

O cadastro positivo é algo que existe desde 2011, mas que passou anos sem muita efetividade. Ativo desde 2013, ele teve uma transformação em janeiro do ano passado. Até então, era preciso fazer o cadastro para participar do programa. Uma Lei Complementar, no entanto, mudou o cenário. Autorizado pelo Banco Central, hoje o cadastro positivo pode ser operado por 4 agências de crédito — Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil.

Apostando no viés da inércia, onde tendemos a não nos movimentar, foi feita uma simples alteração no texto: agora é preciso pedir para sair dele. Assim, sem a necessidade de fazer algo para ter a adesão, todos os brasileiros possuem o cadastro. E hoje vamos explicar um pouco mais como ele funciona, elencando o tema nos seguintes tópicos:

  • O que é o cadastro positivo
  • Como fazer o cadastro
  • Vantagens
  • Segurança das Informações
  • Feirão Limpa Nome

Boa leitura!

O que é o cadastro positivo

O cadastro positivo reúne todo seu histórico de crédito. Quando falo todo, é todo mesmo. Vai desde a conta de energia, passando por água, telefone, luz, gás até empréstimos mais robustos. Ele funciona em sistema de pontuação, onde quem é melhor pagador tem melhor pontuação.

Basicamente é um ranking de melhores pagadores. Quitou empréstimo, subiu algumas posições. Pagou contas em dia, ganhou mais alguns pontinhos. É um campeonato de pontos corridos sem rodada final onde a ideia é honrar os compromissos para continuar bem na fita.

Ficam atrelados ao CPF de cada contribuinte o total financiado, valores das parcelas, pontualidade no pagamento etc. Tudo isso fica à disposição do mercado para avaliar na hora da análise de risco para conceder novos créditos ou alterar algum crédito vigente.

Cadastro positivo: como fazer

Desde a mudança na legislação, não é mais necessário aderir ao cadastro positivo. Seus dados já estão lá. Eles são administrados pelas empresas de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista. No entanto, você não tem toda a sua vida aberta às instituições.

Pelo sistema do cadastro positivo é possível acessar o score de cada cidadão, porém somente a pontuação referente ao comportamento dela em relação ao crédito. O detalhamento dos dados é liberado apenas se a pessoa concordar e autorizar. Inclusive, cada um pode consultar seu histórico.

Por outro lado, caso não queira ter seus dados no sistema, é possível pedir a exclusão. Para isso basta solicitar a uma das empresas de crédito o cancelamento através dos canais de atendimento. Em até dois dias os dados são excluídos de forma gratuita.

Cadastro Positivo: vantagens

O cadastro positivo é uma mudança na mentalidade que os brasileiros tiveram durante muito tempo. Não é difícil conhecer alguém que teve o nome negativado. Esse era um temor constante, ser punido pelos problemas financeiros. Com o cadastro, há uma mudança na lógica. Existe agora a possibilidade de ter o benefício por um bom histórico de pagamentos.

Outro ponto que pode ser favorável a quem adere ao cadastro positivo é a dispensa de comprovação de renda na hora de pedir um crédito. Isso vale muito para quem é autônomo e não tem a garantia ou não tem como comprovar a renda. Com o histórico de pagamentos, a instituição tem condições de avaliar a pontuação de cada pessoa para liberar ou não aquele pedido.

Quem já tem o costume de utilizar crédito pode, por sua vez, ter um outro benefício. Se você paga tudo certinho, honra os compromissos e não tem problema com atraso, pode ser beneficiado com a redução da taxa de juros, já que a instituição pode comprovar que, pelo histórico, não há problemas em relação ao pagamento. Nesse caso, sua taxa de juros deixa de ser feita com base em um risco geral e passa a representar mais fielmente o risco particular de calote.

Segurança das informações

As informações pessoais são passadas da seguinte maneira: as empresas ou operadores de crédito passam os dados para os chamados birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo (como SPC e Serasa). A partir daí, empresas do comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviço podem ter acesso a essas informações. Isso para ajustar questões financeiras como falamos anteriormente.

Esse é o procedimento comum em uma operação do Cadastro Positivo. Não há (ou não deve haver) nada além disso. Você pode, inclusive, consultar suas informações e fazer ou pedir para que seja feita qualquer revisão que ache válida. Além da possibilidade de cancelamento da adesão ao serviço.

Feirão Limpa Nome

Como já falamos antes, o Cadastro Positivo é um ponto importante para quem tem e mantém boas práticas de pagamento. Para ter uma posição melhor na pontuação, basta pagar as contas em dia. Quem não tem dificuldade em fazer esse pagamento pode recorrer a renegociações para tentar melhorar a situação.

Nesse texto do ano passado, elencamos diversas dicas para renegociar dívidas com bancos. Uma delas é a ida ao Feirão Limpa Nome Serasa. Ainda não há um calendário disponível para a realização do mutirão em 2021, mas isso não quer dizer que você ficará sem a possibilidade de renegociar suas dívidas.

Através do site do Serasa é possível fazer a renegociação com empresas específicas. Então, releia o texto do ano passado, anote o que é preciso fazer em cada caso e aproveite para começar 2021 dando uma guinada em sua situação no Cadastro Positivo.

Educação Financeira

No TC School você encontra um material simples e descomplicado sobre educação financeira e finanças pessoais. Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança.

Olha só esse material bacana com dicas sobre educação financeira para crianças.

Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos. Se liga só, por exemplo, nesse artigo que fala sobre rendimento negativo em renda fixa. Acessa lá!

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub