Conta internacional: conheça as vantagens deste tipo de serviço - TC

TC School / Educação financeira

Vantagens de ter uma conta corrente internacional

18/11/2021 às 17:07

TC School

Nos últimos anos tem se popularizado uma nova modalidade de conta bancária. A chamada conta internacional é uma conta digital que pode ser aberta por qualquer pessoa que tenha interesse em manter recursos financeiros em moeda estrangeira.

Os valores depositados nessa conta ficam alocados no exterior, sendo possível abrir a conta sem sair do país.

Aliás, algumas instituições financeiras oferecem aos clientes a opção de operá-la em paralelo a uma conta corrente em reais. Neste caso, a conta internacional é identificada por meio dos códigos BIC/SWIFT e IBAN

Como funciona uma conta corrente internacional

A conta corrente internacional é muito parecida com a convencional mantida em bancos e instituições financeiras como fintechs. A principal diferença entre elas está no tipo de moeda, uma vez que as contas internacionais possibilitam manter os recursos em outra moeda — geralmente dólar. 

Além da conta corrente internacional em dólar, é possível manter contas em outras moedas. Para isso, é necessário consultar as opções disponíveis em cada instituição bancária. 

Portanto, a dica na hora de abrir este tipo de conta é avaliar alguns pontos. Por exemplo, uma conta internacional é interessante para quem quer manter uma reserva financeira ou investir em moeda estrangeira, sendo igualmente indicada para pessoas que:

  • Viajam para o exterior com frequência;
  • Gostam de realizar compras em sites de fora do país, como eBay e Amazon;
  • Recebem pagamentos de origem internacional;
  • Enviam dinheiro para parentes que residem fora do país.

Vantagens da conta corrente internacional

Como você viu, a conta corrente internacional nada mais é que uma conta digital mantida em moeda estrangeira. Por meio dela é possível fazer diversas transações, inclusive com o uso de um cartão de débito internacional. A seguir, listamos as principais vantagens desse tipo de conta:

  • Sacar dinheiro em caixas eletrônicos no exterior;
  • Reduzir as despesas com taxas e custos associados à realização de movimentações financeiras em moedas estrangeiras;
  • Realizar compras em sites de fora do país;
  • Enviar dinheiro da conta em reais para a conta em moeda estrangeira com facilidade.

Além desses benefícios, o usuário consegue enviar e receber transferência de outras contas, fazer compras em estabelecimentos físicos e fazer saque em moeda local.

Entretanto, isso é possível apenas por meio do uso de caixas eletrônicos conveniados. Logo, antes de fazer uma viagem internacional, é importante verificar a disponibilidade, bem como a localização destes no destino.

Conta internacional, casas de câmbio e cartão internacional

A questão da conversão de moeda também deve ser considerada. No geral, ela é bem mais vantajosa para quem usa a conta corrente. Se comparada à compra de papel moeda nas casas de câmbio e ao uso de cartão de crédito internacional, ela é a alternativa mais barata.

O correntista, antes de fazer a transferência do dinheiro, consegue consultar quanto será transferido para a conta em moeda estrangeira, bem como os valores cobrados a título de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Outra vantagem que deve ser observada especialmente por quem faz compras internacionais é que a conta corrente é mais vantajosa em relação ao uso do cartão de crédito:

  • Há tributo cobrado na transferência de valores para contas internacionais: 1,1%; e,
  • E também tributo cobrado nas compras com cartão de crédito no exterior: 6,38%.

Muito embora a maior parte das contas digitais internacionais atualmente disponíveis sejam em dólar americano, alguns bancos oferecem outras opções. Mas isso não é motivo para não usar o cartão em outros países, já que utilizando o cartão de débito internacional em uma compra em outra moeda a conversão será realizada automaticamente.

Como abrir uma conta corrente internacional

Quem está pensando em abrir uma conta corrente internacional deve pesquisar as opções disponíveis.

Hoje, no Brasil, há mais de uma instituição operando com esse tipo de serviço. Antes de escolher, avalie o atendimento em sites como o Reclame Aqui, as condições do contrato e pesquise relatos de consumidores que já usam os serviços. 

Mesmo quem não viaja para o exterior pode usar a conta como uma forma de investimento, deixando parte do dinheiro guardado em moedas que têm uma valorização expressiva e que podem ajudar na composição de uma estratégia de investimentos diversificada.

Caso tenha dúvidas a respeito da conta corrente internacional, entre em contato com o banco e solicite maiores informações.

Por fim, lembre-se de avaliar os custos e taxas cobradas antes de utilizar qualquer serviço financeiro de crédito e/ou bancário. 

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub