Educação financeira para crianças: ensino desde a primeira infância - TC

TC School / Educação Financeira

Educação financeira para crianças: por onde começar?

14/12/2020 às 5:00

TC School

A presença da educação financeira para as crianças é fundamental para termos jovens e adultos responsáveis financeiramente. Diante disso, neste texto, você confere a importância de inserir atividades de educação financeira na rotina das crianças já a partir dos 5 anos de idade. E algumas dicas de como ensinar os filhos pequenos sobre educação financeira.

  • Educação financeira para crianças
  • Como inserir a educação financeira para as crianças?
  • Conclusão

Boa leitura!

Educação financeira na infância

Um assunto que os pais podem e devem dar atenção desde a primeira infância é sobre educação financeira. Não é novidade que na maioria dos lares brasileiros as crianças não são apresentadas aos conceitos financeiros desde pequenas. Elas crescem sem base alguma sobre o valor do dinheiro, a importância de poupar ou mesmo fazer um planejamento financeiro. Ou seja, demoram para dar os primeiros passos na educação financeira.

Em pesquisa realizada pelo Ibope, apenas 21% das pessoas entrevistadas tiveram educação financeira até os 12 anos, e destes, 45% não repassam os ensinamentos para os seus filhos. O papel dos pais é fundamental para mudar essa realidade, pois cada vez mais vemos jovens buscando investimentos sem conhecimentos fundamentais. Vale lembrar que desde cedo as crianças são capazes de aprender noções financeiras que levarão para toda a vida. Basta incentivá-las!

Educação financeira para crianças

Como inserir a educação financeira na infância

São em situações corriqueiras que os ensinamentos são repassados. Uma simples ida ao supermercado, mesada, desejo de comprar um brinquedo ou fazer um passeio.

A partir dos 5 anos as crianças já podem ser apresentadas aos cofrinhos com moedas ou brincadeiras com dinheiro em que elas façam compras. Esses são ótimos estímulos, já despertam atenção nelas sobre o valor do dinheiro.

Entre  6 e 10 anos de idade, a ideia do cofrinho pode ser mantida e elas podem começar a fazer as primeiras compras de verdade no supermercado ou na padaria. Outro método é o de receber um valor por alguma atividade realizada. Aqui é importante ter atenção, pois a criança não deve ser remunerada por atividades que deveria realizar e sim aquelas que são alheias as suas tarefas. Os pais não podem esquecer de estabelecer as pequenas metas ou objetivos para esse dinheiro.

Depois dos 11 anos já é possível dá-las um pouco mais de responsabilidade. As crianças podem receber uma mesada para se alimentar na escola ou os pais podem entregar uma quantia para que elas comprem presentes em datas comemorativas. A mesada estimula a administração daquela quantia mensalmente. São pequenas atitudes que criam na criança o hábito de não gastar demais, ou ainda, guardar o troco do lanche para fazer outra escolha de compra no futuro.

Conclusão

Essas são algumas dicas para inserir a educação financeira na infância, mas os pais devem usar da sua criatividade para ensinar os filhos. Segundo a pesquisa do Ibope que citamos, 42% das pessoas aprenderam sobre educação financeira com os pais. Por isso as crianças devem participar desde cedo das reuniões de orçamento e planejamento financeiro da família. Além disso, outro método de inserir a educação financeira na infância é dando o exemplo dentro de casa. As crianças crescem conscientes do seu consumo e de que é preciso organizar seu dinheiro e ter um planejamento.

O TC School tem um material simples e descomplicado para te ajudar com a sua educação financeira e finanças pessoais. Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança.

Educação Financeira

Olha só esse material bacana falando sobre educação financeira. Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos. Se liga só, por exemplo, nesse artigo que fala sobre rendimento negativo em renda fixa.

E não deixe de conferir também nossos textos sobre fundos de investimentos!

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub