TC School / Educação Financeira

Importância da educação financeira na juventude

27/05/2021 às 10:20

TC School

A educação financeira na juventude é um tema importante. Gerir suas próprias finanças nem sempre é uma tarefa fácil e, pensando nisso, hoje vamos tentar proporcionar um norte para vocês, jovens, rumo a educação financeira. Nesse texto você vai encontrar:

  • Educação financeira para jovens
  • Como gerir as suas finanças?
  • Planejamento financeiro para jovens
  • Onde encontrar a educação financeira
  • A chave do sucesso

Boa leitura!

educacao financeira jovens

Educação financeira para jovens

A busca pela independência e o ingresso no mercado de trabalho é o objetivo de muitos jovens atualmente. Nesse sentido, quando eles adentram no mercado de trabalho e passam a ganhar o seu próprio dinheiro, surge uma grande questão: “O que fazer com o meu dinheiro?”

E é justamente nesse momento que a educação financeira entra em cena. É por meio dela que somos capazes de desenvolver as habilidades necessárias para gerir e organizar nossas finanças.

Como gerir as suas finanças

Será que os jovens realmente estão preparados para gerir suas finanças?

Em contrapartida, vemos que a maioria da juventude entra nesse momento da sua vida totalmente despreparada. A geração de renda em conjunto com a facilidade de crédito na mão desses jovens sem orientação financeira, acabam formando pessoas que entram na vida adulta totalmente endividadas.

Para se ter uma ideia, o Brasil fecha o mês de março deste ano com 67,3% das famílias endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. E quando se fala por região isso fica mais gritante.

Planejamento financeiro para jovens

Planejamento como ferramenta chave para escapar de furadas nesse período da vida

O pontapé inicial para o sucesso da vida financeira é o planejamento. E para se ter um planejamento nota dez é preciso ter clareza nas metas de curto, médio e longo prazo que serão traçadas.

Podemos dizer que as metas de curto prazo são aquelas que pretendemos realizar em menos de um ano, às vezes em poucos meses ou até semana, como quitar a dívida com o cartão de crédito. As de médio prazo são aquelas que devem ser realizadas em até cinco anos. Por exemplo, planejar uma viagem de formatura. E as de longo prazo são objetivos com mais de cinco anos, como a aposentadoria.

Seja fiel ao seu planejamento, é necessário ter disciplina para que tudo ocorra bem. O que pode auxiliar bastante na hora de fazer um planejamento financeiro é a utilização de planilhas e aplicativos que são facilmente encontrados na internet.

Onde encontrar a educação financeira

Vamos mudar essa história acompanhando o Instagram do projeto @edufinanceiraprobex e as dicas do TC School.

Queremos democratizar a comunicação e torná-la acessível para todos investidores brasileiros. Comunicamos de maneira simples, prática e o mais acessível possível para todos os públicos! Portanto, se liga só quanto conteúdo bacana você encontra no blog do TC:

Curso Primeiros Passos

No Curso Primeiros Passos temos módulos explicativos sobre conceitos básicos e avançados para investir em ações.
Além de explicar de um jeito simples, a didática do professor Felipe Pontes facilita a assimilação do conteúdo até para quem nunca investiu na bolsa de valores.

Educação Financeira

Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos. Se liga só, por exemplo, nesse artigo que fala sobre rendimento negativo em renda fixa.

E não deixe de conferir também nossos textos sobre fundos de investimentos!

Como já falamos anteriormente, hoje em dia não é tão difícil encontrar cursos, vídeos e artigos sobre educação financeira.

Uma rápida pesquisa na internet e já encontramos uma infinidade de conteúdos. Inclusive, já contamos com muitas instituições educacionais que investem pesado na disseminação da educação financeira.

Além disso, atualmente temos a nossa disposição a facilidade de ter contato com a educação financeira no nosso dia-a-dia por meio das redes sociais. Uma variedade de especialistas em finanças, também conhecidos como influenciadores digitais, possuem canais e páginas que são dedicadas ao assunto, como: O Primo Rico, Me Poupe e Nath Finanças.

Livros sobre educação financeira

Além disso, existe uma infinidade de livros sobre educação financeira que também podem servir como auxílio de estudo para os jovens, como por exemplo:

A chave do sucesso

Definitivamente a chave para o sucesso é a seguinte: coloque em prática tudo aquilo que você assistiu, escutou e estudou sobre finanças.

Aprenda a viver num grau abaixo do que você ganha, nunca, nunca mesmo… gaste mais do que você pode. Use as regras mágicas a seu favor, 50-20-30, onde:

  • 50% da renda são para gastos essenciais (prioridades);
  • 20% para investimento; e
  • 30% para lazer

O percentual é importante, mas, não é tudo. O que você precisa saber é NUNCA GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA.
E lembre-se: pague-se primeiro, os investimentos e a poupança devem vim em primeiro lugar, assim você vai criar sua bola de neve e ver os juros compostos na sua vida.

O sucesso da vida financeira vem da prática, que precisa ser feita de forma organizada e disciplinada. Alinhando o conhecimento com a organização e a disciplina certamente alcançaremos o sucesso.

Continue aprimorando seus conhecimentos com o conteúdo gratuito do TC School. Confira, por exemplo, nossa série de vídeos no YouTube do TC e saiba como iniciar os seus investimentos na bolsa de valores. No vídeo abaixo, por exemplo, André Musso explica como investir com pouco dinheiro:

Gostou? Não deixe de nos acompanhar também no Instagram e TikTok.

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub