Dicas para negociar suas dívidas - TC

TC School / Educação Financeira

Dicas para negociar suas dívidas

13/05/2021 às 15:42

TC School

Há muito tempo, as permutas e a moeda trouxeram aos seus usuários as mais diversas maneiras de adquirir algum bem, aumentando ou diminuindo, assim, os respectivos patrimônios. Deste modo, conclui-se que o poder e o resultado dessas operações, requerem organização e planejamento por parte daqueles que a realizam, trazendo consigo, situações adversas comprometendo até a integridade do próprio cabedal.

Administrar uma empresa pode, em muitas vezes, apresentar dificuldades incontáveis e inesperadas. Tratando de finanças pessoais, se faz necessário mais atenção no quesito “pessoal”. O ser humano possui necessidades e desejos distintos, que devem ser supridos em sua ordem de relevância, sem esquecer do essencial, é claro.

No texto de hoje elencamos algumas dicas

Você vai encontrar:

  • Gestão de Finanças Pessoais
  • Gestão de Finanças Pessoais X Dívidas
  • A negociação
  • Dicas para a Negociação

Boa leitura!

negociar divida

Gestão de Finanças Pessoais

A gestão de finanças pessoais é um termo que refere-se diretamente a gestão da renda gerada pelo indivíduo, mas, para isso, é imprescindível que o mesmo trace metas e objetivos a serem concluídos e analise qual é o melhor caminho a ser seguido dentro desse trajeto.

Boa parte do problema do endividamento e da inadimplência é resultado de más tomadas de decisões, como por exemplo: realizar compras sem necessidade alguma, apenas pelo prazer de adquirir tal objeto, não planejar corretamente um pagamento parcelado, colocar os desejos acima da necessidade. Há várias situações que podem levar rapidamente a uma obrigação financeira nada confortável para com terceiros (bancos, agências credoras, entre outros).

Gestão de Finanças Pessoais X Dívidas

As dívidas, infelizmente, ainda são um problema muito corriqueiro na vida dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC) por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) no mês de fevereiro do ano de 2021.

Apresentando dados de até um ano atrás, observando assim, crescimento no percentual de famílias endividadas. Acompanhe no gráfico abaixo.

Gráfico 1: Percentual de Famílias Endividadas

divida banco

Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC)

Levando em consideração todo o cenário atual exposto acima, ergue consigo uma grande preocupação relacionada à probidade do devido uso dos recursos financeiros usados pelos usuários do mesmo. Se faz necessário emergir informações indispensáveis para que a presente situação se reverta constantemente.

A Negociação

A negociação de dívidas é o prelúdio para uma boa saúde financeira. Por ela procura-se a melhor forma de entrar em um bom consenso entre a instituição e o cliente consumidor, sendo capaz de ser feito diretamente com o credor, ou por meio de feirões para “limpar o nome”.

Dicas para a Negociação

Segue abaixo algumas dicas que apresentarão um caminho rumo à saúde financeira plena:

Orçamento Financeiro Pessoal/Familiar

Realizar um orçamento pessoal, colocando todas as receitas e despesas geradas durante um certo período, trazendo uma visão mais ampla sobre as diversas possibilidades de quitação desses débitos proeminentes.

Calcule o valor dos débitos

Calcular o valor das dívidas pode, a priori, ser algo bem simples, e de fato é, mas apresenta-se como passo primordial para saber qual é a dimensão do seu endividamento, que em sua maioria está bem acrescido de juros por parte da instituição.

Análise de Proposta

A última e não mais importante dica é analisar minunciosamente as propostas de negociação recebidas pelos credores. Por meio da vasta visão que a criação e controle que o orçamento dará, você saberá corretamente quais são as condições de negócio mais acessíveis de acordo com sua renda para saldar as mesmas.

O conhecimento relacionado ao controle das próprias finanças, carrega consigo não apenas uma significativa mudança no aspecto orçamentário pessoal/familiar, mas também na saúde mental, aumentando o bem estar e a capacidade de produção do mesmo, gerando uma concomitante soma ao próprio patrimônio.

Referências

Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC). Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) – fevereiro de 2021. 2021. Disponível em:
http://cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-8. Acesso em: 14 mar. 2021.

CAMPOS, Ana Cristina. Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020. Agência Brasil, 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/numero-de-brasileiros-com-dividas-cresce-no-fim-de-2020. Acesso em: 14 mar. 2021.

FERREIRA, Vanessa. Como negociar dívidas: 10 dicas para organizar o orçamento. Exponencial, 2021. Disponível em: https://www.creditas.com/exponencial/negociar-dividas/. Acesso em: 14 mar. 2021.

Gostou? Não deixe de nos acompanhar também no Instagram e TikTok.

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub