TC School / Educação Financeira

Reeducação financeira: por onde começar?

27/11/2020 às 5:00

TC School TC School

Nos dias de hoje a reeducação financeira é fundamental para possuir uma vida equilibrada, se livrar das dividas e passar a ganhar juros por meio de investimentos ao invés de pagá-los. Diante disso,  você confere neste texto quais os passos necessários para se reeducar financeiramente por meio dos seguintes tópicos:

  • Reeducação financeira: qual a sua importância?
  • Passos para a reeducação financeira
  • Dicas para economizar no dia a dia
  • Como manter os bons hábitos financeiros?

Boa leitura!

educação financeira

Reeducação financeira: qual a sua importância?

reeducação financeira é de suma importância para aquelas pessoas que possuem conhecimento em torno das finanças pessoais, mas que por algum motivo se deixou cair em apuros. Além disso, a reeducação financeira é mais importante ainda para aquelas pessoas que possuem uma visão muito deturpada sobre o dinheiro e que muitas vezes consideram que estão tomando as melhores decisões quando na realidade não estão.

Se reeducar financeiramente traz diversos benefícios, como manter as contas em dia, ter uma reserva de emergência,  investir bem o dinheiro, além de melhorar a qualidade de vida. Diante disso, estudar sobre o assunto além de trazer mais conhecimento na área financeira, possibilita você alavancar na vida, ser mais produtivo e organizado, fazendo com que você melhore cada vez mais seus hábitos.

Nesse contexto, é essencial seguir alguns passos para a tão esperada sensação de satisfação quanto ao uso correto do dinheiro e aliviar as preocupações excessivas relacionadas as dívidas.

Passos para a reeducação financeira

A educação financeira é um processo contínuo mesmo para aquelas pessoas que já possuem conhecimento sobre o tema e se consideram educadas financeiramente. Ou seja, é importante sempre relembrar os conceitos básicos e estar sempre atento ao comportamento em relação ao dinheiro. Dessa forma, elencamos algumas dicas importantes para a reeducação financeira.

Defina seus objetivos

A primeira coisa a se fazer é avaliar seu consumo e definir seus objetivos. Dessa forma, você terá noção de quanto gasta com coisas necessárias e supérfluas e, ao definir seus objetivos, você saberá onde quer chegar. Sendo assim,  você estará motivado a ir atrás dos seus sonhos, começando a se reorganizar financeiramente.

Faça um orçamento

Além disso, analise suas dívidas e faça seu orçamento. Registre suas receitas e despesas, veja quais são seus gastos fixos e variáveis. Caso seu orçamento seja deficitário, busque novas fontes de renda, faça por onde diminuir seus gastos comprando apenas o necessário até que haja uma estabilidade. Procure pagar suas dívidas ou renegociá-las e não esqueça de colocar como prioridade as dívidas que possuem altas taxas de juros.

Tenha disciplina

Após o orçamento feito e tudo quitado, não se empolgue em voltar a usar o cartão de crédito desenfreadamente. Crie uma meta de poupança mensal (entre 10% e 20% no mínimo) e faça também uma reserva de emergência. Dessa forma, você evitará dívidas, pois em caso de imprevisto, terá o dinheiro para suprir e não criar mais uma.

Invista em conhecimento

Invista em estudos sobre educação financeira. Estude as opções de investimentos com maior rentabilidade que a poupança,  por exemplo. Além disso, avalie seu perfil de investidor e comece a investir! O investimento é um importante aliado no processo de realizações dos seus sonhos porque ele acelera o crescimento do seu capital.

Gaste menos do que ganha

Ao economizar, além de melhorar seus hábitos, você terá um dinheiro extra para por em sua reserva de emergência ou investir com o foco na realização de algum sonho. Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, disse: “Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1”.

Dicas para economizar no dia a dia

Diante disso, um dos pontos mais importantes no processo da reeducação financeira é a mudança dos hábitos e comportamentos. Dessa forma, pequenas atitudes no dia a dia podem ser responsáveis por impactos positivos na vida financeira, como por exemplo:

  • Avalie regulamente a sua situação financeira e resista as tentações de comprar algo, por exemplo, que não for necessário e que no determinado momento irá atrapalhar a sua saúde financeira
  • Sempre que sair apague todas as luzes, sua conta de energia vai vir bastante reduzida
  • Perca a timidez e não deixe de pedir desconto
  • Pesquise os preços ante de efetivar qualquer comprar

Dessa forma, seguindo essas dicas, você estará educado financeiramente e verá os inúmeros benefícios que trará para sua vida.

Como manter os bons hábitos financeiros?

Diante disso, agora que você já sabe os passos para iniciar a sua reeducação financeira é importante colocá-los em prática. Além disso, é necessário também  avaliar regulamente as suas decisões financeiras, busque sempre deixar claro seus objetivos em relação ao dinheiro.

Ainda mais, como foi dito inicialmente, a educação financeira é um processo contínuo. Ou seja, é necessário sempre estar avaliando se as suas decisões estão realmente corretas e controladas, levando em consideração as suas preferências.

Quer saber mais sobre educação financeira? O TC School possui uma série de textos que tratam dos mais variados temas.

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub