Efeito manada: o impacto desse comportamento na Bolsa de valores - TC

TC School / Finanças comportamentais

Entenda o efeito manada nas finanças comportamentais

16/12/2020 às 9:20

José Mauro

As chances de que você já tenha feito algo baseado no efeito manada ou tenha sido direcionado a ter este comportamento, até mesmo inconscientemente, são relativamente altas. Neste texto, discutimos do que se trata o comportamento de manada e como uma tomada de decisão pode ser influenciada pelo comportamento do grupo em que estamos inseridos, muitas vezes, contrariando o que acreditamos. Se liga nesse texto bacana que preparamos, dividido nos seguintes tópicos:

  • O que é o efeito manada?
  • Quando você foi influenciado ou identificou um comportamento de manada no seu dia a dia?
  • Efeito manada na Bolsa de valores
  • Como este comportamento está presente nas finanças?
  • A importância de conhecer sobre o efeito manada

Boa leitura!

efeito manada

O que é o efeito manada

Provavelmente você já deve ter feito alguma coisa ou tomado alguma decisão que contrariou o que você acreditava como sendo a melhor, apenas baseada no comportamento das outras pessoas. Ou ainda por simplesmente não deter o conhecimento necessário sobre o que envolvia a decisão.

Diante disso, a partir do efeito manada, seguiu o que outros indivíduos estavam a fazer em situações semelhantes. Essa é uma das manifestações do comportamento de manada ou também conhecido como efeito de adesão.

Nesse sentido, vale salientar que isso não só ocorre nas decisões diárias, mas também nas decisões financeiras pessoais e corporativas. O efeito manada na Bolsa de valores, por exemplo, faz com que muitos investidores comprem ou vendam ações sem saber o porquê.

De forma consciente ou não, os indivíduos têm uma inclinação a se sentir aceito pelo grupo em que está inserido. Isso faz com que muitas vezes aquilo que se entende por mais correto, adequado ou transparente não seja adotado em detrimento de uma decisão que está sendo tomada pelos outros participantes do grupo.

Em função disso, uma vez que um comportamento ou ação ganhe impulso, tende a ser adotado por aqueles indivíduos que ainda não o fizeram. É a representação popular do “Maria vai com as outras”. Além disso, esse comportamento recebe o nome de manada em alusão ao comportamento animal de seguir a manada.

As pesquisas demonstram que as pessoas tendem a escolher destinos de viagens, restaurante, hotéis e produtos no supermercado em função do comportamento do grupo. E o mesmo ocorre no mundo das finanças. As pessoas tendem a escolher determinados tipos de investimentos, comprar ou vender determinado ativo e até mesmo decidir em qual candidato votar  de acordo com o que é apresentado como sendo o comportamento do grupo.

Por outro lado, há indícios de que as empresas escolhem quais ferramentas escolher para gestão, o que e como divulgar e até mesmo utilizar uma política de dividendos que não a caracterize como sendo muito diferente das suas concorrentes.

O efeito manada no seu dia a dia

Identificando um comportamento manada

Se você é um frequentador assíduos das redes sociais, provavelmente recorda de algum dos diversos desafios já popularizados, como o do balde de gelo para a conscientização da esclerose lateral amiotrófica. A ideia do desafio era que ou a pessoa fazia uma doação ou tomava um banho com o balde de gelo.

Contudo, quantas pessoas devem ter tomado o banho gelado como uma oportunidade de interação sem saber, ao menos, qual o intuito da campanha? Essa é claramente uma indicação de ocorrência do efeito manada. Se todos estão a fazer algo, então quem não o faz será visto como diferente do grupo.

Se você não possui algum investimento em renda fixa ou variável, ou não faz alguma operação específica e todos passaram a comentar que estão realizando um determinado tipo de investimento ou operação, uma das primeiras coisas que qualquer ser humano pensa é: “se todos estão a fazer este investimento, eu estou perdendo ou deixando de ganhar ao não fazê-lo”. Essa é, com outra perspectiva, mais uma manifestação da influência do comportamento de manada.

Efeito manada na Bolsa de valores

Como este comportamento está presente nas finanças?

Há uma consideração de onipresença da possibilidade deste comportamento na vida dos indivíduos. Nas finanças não é muito diferente. Diante da interdependência das finanças com os comportamentos das pessoas, existem fortes indícios de ocorrência de efeito manada não só em eventos esporádicos relacionados a um ativo específico.

A literatura em contabilidade e finanças tem relatado relação com a crise do sub prime e a publicação de notícias boas. E até mesmo a provável existência deste comportamento na negociação de ativos com maior liquidez diária, a depender do método de detecção utilizado.

Por ser difícil de ser observável diretamente com razoável confiabilidade, ainda há muito a se pesquisar sobre qual a dimensionalidade e qual o impacto benéfico ou danoso que este comportamento pode ocasionar.

A importância de conhecer sobre o efeito manada

Os aspectos comportamentais inerentes a tomada de decisão, de forma geral, uma vez conhecidos, podem fazer com que as pessoas não tomem decisões piores em função da manifestação de um efeito, viés, heurística ou comportamento.

Com o efeito manada não é muito diferente. Além disso, há um detalhe importante que deve ser levado em consideração: a sua ocorrência de forma intencional ou espúria.

O efeito manada tem manifestado claro interesse técnico, acadêmico e de reguladores. A exemplo disto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na série de “CVM Comportamental”, elenca esse comportamento como um efeito “de adesão” e aborda sua presença principalmente em relação a situações de consumo que pode ser incentivado baseado em marketing.

Numa perspectiva mais técnica, ao detectar movimentações anormais, que podem ser provenientes de um comportamento de manada, na negociação de títulos, as bolsas mundiais possuem um procedimento de suspensão de negociações chamado de circuit breaker.

No bestseller “Irrational Exuberance”, Robert Shiller discorre que as pessoas criam expectativas de novos aumentos baseadas na ocorrência de aumentos ocorridos em eventos passados. Além disso, o autor discute os efeitos que as especulações trazem sobre os preços.

Sendo assim, conhecer sobre comportamento humano e reconhecer a possibilidade de que alguma movimentação é proveniente de um comportamento de manada pode ajudar ao investidor a se manter resguardado para não ter grandes perdas no que tange aos investimentos.

Use o conhecimento a seu favor

Por fim, como já comentamos em outros textos do TC School, ainda não é possível evitar alguns comportamentos em função das nossas próprias limitações sobre as heurísticas e vieses inerentes à decisão. Mas, o fato de conhecê-los pode fazer com que reflitamos sobre como nossas próprias decisões podem estar seguindo a manada e onde poderíamos melhorá-las, do consumo cotidiano aos investimentos.

José Mauro

Professor de Contabilidade, Contador e Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub