“O pior inimigo do investidor é provavelmente ele mesmo”
Benjamin Graham
Olá!
Vou começar logo te avisando que ter uma boa base psicológica em conjunto com uma apurada análise da camada comportamental do mercado são reagentes fundamentais para que você consiga lucros espetaculares e também para que evite grandes prejuízos, requisitos necessários para que você se torne um investidor fora da curva.
Para ficar claro, não existe milagre. Mesmo o mais experiente investidor sabe que inevitavelmente lidará com uma posição perdedora mais cedo ou mais tarde, mas ao ter um senso superior de análise da psicologia do mercado, você terá certamente uma probabilidade maior de sucesso.
Aprender a domar os seus impulsos é o primeiro passo. A intuição pode te levar a armadilhas, investir requer pragmatismo e método.
Alocar em renda variável sem conhecer bem a camada psicológica do mercado financeiro pode ser perigoso até para o mais habilidoso matemático. Preste atenção: não basta ter uma excelente formação acadêmica para bater o mercado e obter sucesso na sua vida como investidor.
Estudar sobre finanças comportamentais é fundamental para todo e qualquer tipo de investidor, pois te dará uma fundação muito mais sólida para não só aguentar períodos de alta volatilidade mas também para aproveitar as fantásticas janelas de oportunidade que aparecerão durante a sua vida como investidor em situações de extremo pessimismo ou euforia.
É importante saber que os mercados navegam pouco tempo em um ponto neutro, no qual os investidores não estão pessimistas e tampouco otimistas. Na grande maioria das vezes o coletivo comportamental é de sentimento negativo para muito negativo ou de positivo para muito positivo. O investidor inteligente deverá se manter afastado deste viés comportamental para detectar oportunidades de investimentos que muitas vezes o trarão retornos extremamente significativos.
A montanha russa psicológica com os clássicos erros cometidos por investidores é perfeitamente detalhada no seguinte gráfico:
(Behavioral Finance: The psychology of investing – Credit Suisse)
Investidores sistematicamente compram ações em momentos de euforia demasiada e vendem em momentos de intenso pessimismo, com preços muito depreciados. Muitas vezes estes mesmos investidores ficam traumatizados por meses ou até por vários anos, mas acabam se rendendo a um novo momento de euforia sob forte influência do noticiário positivo, de analistas com tradicional viés otimista e até de amigos e colegas de trabalho que comentam suas recentes histórias de sucesso com investimentos no mercado em tempos de euforia. Este é novamente o pior momento para se comprar ações. Por que a história sempre se repete?
Ganância e medo são alguns dos principais sentimentos responsáveis por essas grandes distorções que acontecem com frequência inabalável durante toda a história do mercado financeiro global e que acabam por abrir lindas janelas de investimentos para o investidor atento e preparado.
Irei falar em uma série de artigos sobre os vieses comportamentais mais comuns e darei importantes dicas para que você possa evitar a queda nessas armadilhas.
Venha comigo!