TC School / Fundos de investimentos

Long only; Long Biased e Long & Short: qual a diferença entre esses fundos?

28/10/2020 às 5:00

TC School

Já ouviu falar de fundos Long Short? Estude e conheça a diferença entre Long Short, Long Only e Long Biased!

Confere esse material bacana que preparamos para você!

Hoje, existem cerca de 20 mil fundos de investimento no Brasil. Nesse contexto, temos as mais diversas estratégias de gestão para carteiras de renda fixa, renda variável e multimercado. Sendo assim, hoje compreenderemos quais as diferenças entre as principais estratégias de gestão de renda variável.

  • O que é um fundo Long Only?
  • Long & Short: conheça essa estratégia
  • O que é um fundo Long Biased?

Boa leitura!

long only long biased long short

Ao observar os nomes dos fundos de ações, você já deve ter visto os sufixos: Long Only, Long Biased e Long Short. Para facilitar a compreensão dessas classes, precisamos entender o que significa cada termo! Vamos lá?

  • Long: no mercado financeiro, isso quer dizer comprado (por exemplo: estou long na ação XPTO4).
  • Short: esse termo significa venda. No mercado financeiro, é possível vender algo que você não possui por meio de um mecanismo chamado aluguel de ações, para posteriormente vender no mercado. Esse tipo de operação é feita quando o investidor acredita que pode vender por um preço e recomprá-la a um preço menor do que a vendeu.

Além disso, é importante dizer que é possível executar uma posição long ou short através de opções ou do mercado futuro.

  • Exposição Líquida (Net): é o direcionamento do fundo. Ele é obtido a partir dos valores das posições compradas subtraído pela parcela vendida. Quanto maior a exposição líquida do fundo, mais exposta está à variação do Ibovespa.
  • Exposição bruta (Gross): é a soma das posições vendas e compradas do portfólio.

Exemplo: um fundo tem uma carteira de 100 milhões, ele possui uma posição long em 80 milhões e uma posição short em 60 milhões. Sendo assim, a posição liquida (Net) é 20 milhões. Além disso, a posição bruta é 140 milhões.

Com esses conceitos sendo expostos, vamos entender qual o risco de cada estratégia e quais suas vantagens, e logo mais damos exemplos de fundos Long Short, Long Only e Long Biased para fixar o conhecimento.

Long Only

O que é um fundo Long Only?

Esse é o tipo de fundo mais conhecido, eles mantêm apenas comprados, sempre expostos a valorização dos ativos que investe.

Nesse contexto, a CVM exige que, no mínimo 67% do patrimônio líquido do fundo esteja em ações ou ativos que se assemelhem a ele, sendo disciplinado na legislação, sendo bônus ou recibos de subscrição, cotas de fundos de ações, cotas de fundos de índice de ações ou BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Sendo assim, pelo fato de só ser possível estar comprado, o gestor tem de se proteger em momentos de baixa do mercado é aumentando seu caixa, ou seja, diminuindo sua exposição líquida.

Nesse sentido, é interessante esclarecer que esse tipo de fundo só consegue gerar um alfa, ao contrário dos fundos Long Short que conseguem gerar dois alfas (um na posição comprada e outro na vendida).

Se liga nesta dica! Se você deseja saber exatamente o que é um Alfa, não deixe de ler nosso texto sobre o Alpha de Jensen.

Por fim, entre os fundos de ações, são os que possuem a maior correlação com o índice Ibovespa e tendem a ter maior volatilidade frente as demais classes. Em contrapartida, são os conseguem melhor performance durante períodos de alta.

Quer entender mais sobre o mercado financeiro? Confira o nosso curso Primeiros Passos. Você tem acesso a inúmeras aulas e conteúdo gratuito para estudar e aprender antes de investir na bolsa.

Long Short

Long & Short: conheça essa estratégia

Fundos Long Short têm o objetivo de rentabilizar o capital por meio de movimentos na venda e na compra, em que há simultaneamente compra e venda de papéis. Sendo assim, é possível obter ganhos em períodos de alta e de baixa.

Algumas das estratégias de long short são:

  • Arbitragem estatística, intersetorial e intrassetorial
  • Operações de M&A
  • Ação ON x PN x Units
  • Holding x Subsidiária

Os fundos Long Short podem ser subdivididos em: Long Short Neutro, em que as posições long possuem exposição igual às de posições short, sendo assim, a exposição net é zero.

Além do Long Short Direcional: nesse caso, há exposição líquida pequena, que pode ser positiva ou negativa. Dessa forma, o beta dessas carteiras tende a ser muito baixo em relação ao IBOV. Além disso, geralmente possuem o CDI como benchmark.

Long Biased

O que é um fundo Long Biased

Como o próprio nome já denuncia, esses fundos sempre mantêm um viés comprado. No entanto, podem manter posições vendidas. São estratégias de gestão com bastante flexibilidade e são uma solução entre fundos Long Only e os Long Short em relação à exposição líquida.

Nesse contexto, em momentos de queda no mercado, esses fundos se defendem reduzindo sua exposição líquida por meio do aumento da parcela vendida ou aumentando o caixa. Sendo assim, conseguem reduzir a correlação com o IBOV.

Por fim, espero que você tenha entendido a diferença entre esses tipos de fundos. Até a próxima!

Para potencializar seus rendimentos acesse também nosso APP:

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub