Aspectos Comportamentais para investir em Fundos Imobiliários - TC

TC School / Fundos imobiliários

Aspectos Comportamentais para investir em Fundos Imobiliários

15/09/2021 às 17:00

TC School

No artigo de hoje, vamos conversar sobre aspectos comportamentais necessários para investir em fundos imobiliários.

Assim, vamos conhecer comportamentos que impedem você de investir corretamente nessa classe de ativo. Além de prejudicar o seu retorno no longo prazo. 

A fim de apresentar um resumo de nosso artigo, saiba que vamos abordar os seguintes temas:

  • Caiu a cotação, vou comprar mais!
  • Preciso mesmo baixar o meu preço médio?
  • Por que a cotação não para de cair?
  • Falam bem desse fundo, vou comprar!
  • Essa renda não aumenta, vou vender esse FII!

Então, tenha uma boa leitura!

Caiu a cotação, e agora?

Existe muito viés de ancoragem dos investidores na cotação histórica de um fundo imobiliário. Garantindo o investidor, de “pés juntos” que essa cotação deve voltar uma hora a negociar em tais valores passados. 

Antes de mais nada, este é um viés de confirmação que requer muito cuidado. Da mesma, investidores que acreditam que a cotação anterior que o fundo foi negociado, nunca mais voltará.

A saber, fundo imobiliário é uma classe de ativo de renda variável. Assim sendo, vamos dar uma atenção especial ao termo “variável”, algo que muda a todo momento, ou em tom de sarcasmo, como normalmente ouvimos por aí, “renda variável, vareia”.

Por conseguinte, pode dizer que, assim como o preço de tela do fundo imobiliário altera com o passar dos minutos, até mesmo segundos, os seus fundamentos também o fazem. 

Então não fique ancorado somente em um viés único de confirmação, cotação cair, “eu compro mais”, ou “vende tudo”. 

Com o intuído de ser um investidor melhor a cada dia, entenda os fundamentos do fundo que você investe, veja se eles se mantem, ou existe perspectivas de melhora ou piora no curto prazo.

Assim tem uma base sem viés de confirmação e sim nos fundamentos para garantir que continuará no investimento correto.

Preciso Baixar meu PM!

Todo início de posição em um ativo, as próximas compras definem qual será o preço médio naquela posição.

Logo, voltando ao tópico anterior, cuidado com o viés de confirmação, onde a cotação está caindo e você continua aumentando sua posição, simplesmente para baixar o seu preço médio (PM).

Antes de montar sua posição, deixe claro os motivos pelos quais você está comprando o ativo “X”, no preço “Y”. Assim, quando cair ou subir a cotação, você saberá exatamente como agir. 

Caiu a cotação! Neste momento, devo entender o motivo da queda e olhar novamente os fundamentos do fundo. Nada estando errado, temos uma oportunidade de comprar mais cotas para baixar o “PM” naquela posição.

De igual forma o investidor deve proceder quando temos uma alta na cotação. 

Constantemente percebo investidores questionando o motivo da queda um fundo imobiliário. Embora ninguém faça tais perguntas quando observamos uma alta nos preços. 

Investidor, não fique preso no PM, mesmo que seja um momento de aumentar o “PM” naquela posição. Os fundamentos e perspectivas de longo prazo é o que manda e não os aspectos comportamentais, notícias e oscilações do mercado.

Por que a cotação não para de cair?

Aqui vou ser curto e grosso. Voltando ao tópico anterior, ninguém pergunta por que a cotação subiu.

A saber, a cotação pode estar caindo porque perdeu os fundamentos, e você não percebeu, ou porque não acompanha os relatórios gerenciais, documento disponibilizado mensalmente pelos fundos, para o acompanhamento de como anda o desempenho e o trabalho do Gestor.

Com o propósito de estar por dentro de tudo o que acontece com os seus fundos imobiliários, leia os relatórios gerenciais e verifique se existe motivo aparente para a queda na cotação, não existindo. Abre uma janela para boas compras.Nesse sentido, para além dos aspectos comportamentais, o investidor entende melhor o mercado.

Falam bem desse Fundo, vou comprar!

Nunca faça isso. Está seguindo o efeito manada ou no termo popular “Maria vai com as outras”. Todo investimento desse ser ancorado em estudo e seu objetivo particular, ninguém é igual a ninguém.

A minha posição no fundo “X”, pode não ser a melhor para você. Entenda seu perfil e o perfil da pessoa que comprou determinado ativo. 

Caso precise de um acompanhamento para ter uma base bem fundamentada para você tirar suas próximas conclusões. Sugiro as análises de Fundos Imobiliários que é disponibilizado semanalmente no Portal da TC.

Essa renda não aumenta, vou vender!

Aliás, estamos observando uma busca exagerada do maior rendimento do mês, fazendo com que muitos investidores acabem adquirindo o fundo que paga mais e ainda saiam por aí dizendo: “aquele fundo paga bem, vou comprar ele”.

Essa mesma atitude é ligada ao viés de manada. Onde o investidor está olhando isoladamente um indicador, sem verificar o conjunto todo da obra.

De outro lado, temos fundos excelentes que, por um motivo ou outro, têm sua renda sendo desvalorizada no presente momento ou, até mesmo, reduzindo. 

São vários motivos que pode estar ocorrendo, o fundo está em fase de investimentos após uma captação, ou os próximos reajustes dos contratos só ocorrera no próximo ano.

Entenda o motivo de a renda “X” estar naquele patamar, reforço novamente o acompanhamento do relatório gerencial mês a mês. É importante acompanhar para estar mais seguro diante dos aspectos comportamentais.

Conclusão

Seu acompanhamento em Fundos Imobiliários deve ocorrer, de forma fundamentada e de preferência com muito estudo e apoio de Especialistas, para você realizar ações sem precipitações ou com viés errados.

Fica novamente a sugestão de acompanhar dentro do TC, os relatórios de fundos imobiliários e com foco em renda passiva, onde você terá informações corretas para realizar a melhor escolha.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram,YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Ivan Eugênio
Leonardo Verissimo
Especialista em fundos imobiliários. Investidor com carteira 100% em FIIs desde 2018 e membro do Comitê de Cotista do FII RBVA11.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub