Como negociar cotas de FIIs na bolsa de valores - TC

TC School / Fundos imobiliários

Como negociar cotas de FIIs na bolsa de valores

06/09/2021 às 15:12

TC School

Como negociar – vender e comprar cotas de FIIs na bolsa de valores é uma dúvida comum entre os investidores que estão começando sua jornada na renda variável de fundos imobiliários.

Portanto, no artigo a seguir, mostrarei como realizar este tipo de operação no mercado financeiro com segurança. O TC School tem um material simples e descomplicado para te ajudar com a sua educação financeira e investimentos. Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança.

Você é capaz de aprender a investir. Olha só esse material bacana falando sobre fundos de investimentos dividido nos seguintes tópicos:

  • Escolhi meu FII, e agora?
  • Qual corretora escolher para comprar cotas de FIIs
  • Como vender ou comprar cotas de FIIs
  • Quais os custos?
  • Após vender ou comprar cotas de FIIs
  • Conclusão

Boa leitura!

Escolhi meu FII, e agora?

Em primeiro lugar, você tem que saber o que vai comprar, não é mesmo? Analisar, estudar a fundo FII não é nada fácil. A fim de te auxiliar nessa jornada, temos aqui no TC uma gama de relatórios para te guiar nesta jornada, um produto destinado ao investidor iniciante, intermediário e avançado.

Após estudar como investir em fundos imobiliários e escolher o seu FII, realize a abertura de sua conta em uma corretora que não cobre taxas para a negociação e custodia dos ativos.

Qual corretora escolher para comprar cotas de FIIs

Em segundo lugar, devemos analisar em qual corretora abrir conta. Atualmente, temos inúmeras corretoras que zeraram suas taxas e mantém uma boa qualidade. Essas instituições vão te atender sem problemas, oferecendo até mais do que você precisa para iniciar sua trajetória.

Aliás, segue abaixo s principais corretoras que, atualmente, não cobram taxas:

CorretoraCustos para FII
Ativa Investimentos0
Clear0
CM Capital0
C6 Bank0
Inter0
Nu Invest0
Órama Investimentos0
Rico0
Toro Investimentos0
XP Investimentos0

Elaboração própria. Fonte: Corretoras

Assim, dentre as opções, temos aquelas vinculadas junto com o Banco, por exemplo, as corretoras do Banco Inter e da XP Investimentos. As demais são independentes e isso faz pouca diferença na prática, escolha a que melhor atenderá suas necessidades.

Como comprar e vender fundos imobiliários

Após criar a sua conta na corretora, o que é muito simples e pode ser feito com o uso de um celular, realize a transferência de dinheiro de sua conta no banco para a corretora.

Com o propósito de efetuar sua primeira compra, na corretora, acesse as opções “Home Broker”. É nesta plataforma que negociamos cotas de FIIs. Lembre-se, em algumas corretoras, a opção “Swing Trade” te levará para o “Home Broker”.

Busque a opção ‘Inserir novo ativo’, insira o Ticker (Código de negociação) do Fundo Imobiliário que você escolheu para investir. Exemplo: “AABB11”.

Só para exemplificar, lembrando que isso não é uma recomendação de compra ou venda do ativo ou sugestão de corretora, simulamos como comprar cotas de FIIs, no caso do Fundo Imobiliário KNCR11.

Fonte: Clear Corretora.

Na imagem, temos o conhecido book de ofertas. A coluna “Azul” à esquerda são as ordens de compra que os investidores pretendem pelo FII, à direita em “Vermelho” são as ordens de venda.

Junto com os valores de cada ordem, podemos ver a quantidade que cada investidor deseja vender de cotas na coluna “QTD.” e a corretora que está utilizando para operar em “COR.”

Para ser concluída uma negociação – vender ou comprar cotas de FIIs, precisa de um vendedor e um comprador. Os preços têm de se encontrar, o que torna a negociação em bolsa uma das mais transparentes que temos.

Abaixo, realizamos a simulação de compra de 5 cotas do KNCR11. Onde está selecionado a opção “Compra” e no campo “Quantidade” 5, a preço de mercado que o FII está sendo negociado em R$ 96,38 “Preço a Mercado”.

Fonte: Clear Corretora.

Caso não queira comprar ou vender a “Preço a Mercado”, em “Tipo de Ordem” temos a opção “Limitada”.

Fonte: Clear Corretora.

Confundiu, né? Nas compras realizadas “a mercado”, você aceita pagar o preço definido na melhor oferta que temos naquele momento.

Por sua vez, na ordem “Limitada” você define a quantidade de cotas que deseja comprar ou vender, altera o valor limite para pagar na cota do FII “Preço Limite” e “Validade” define até qual data essa operação ficará aberta em negociação.

Escolhendo qual “Tipo de Ordem” irá realizar, a corretora solicita sua assinatura eletrônica.

OBS: Conferir sempre a operação de Compra ou Venda, a Quantidade e o total da operação no campo “Valor da Ordem”.

Fonte: Clear Corretora.

Após “Enviar”, você acaba de realizar sua primeira negociação na Bolsa de Valores com a compra de uma cota do FII KNCR11.

Custos em comprar cotas de FIIs

Escolhendo anteriormente uma Corretora que não cobre taxas para negociação e custódia dos Fundos Imobiliários, os custos cobrados são somente da Bolsa de Valores (B3) na negociação realizada e liquidação.

Tipo de InvestidorNegociação¹²Liquidação¹²Total¹
Pessoas físicas e demais investidores0,0050%0,0250%0,0300%

Fonte: B3

¹ Sobre o valor financeiro da operação, de cada investidor (comprador e vendedor).

² As operações realizadas durante os leilões de abertura, de fechamento e em Ofertas Públicas de Aquisição (OPA), o valor da tarifa de negociação será 0,0070% desde que:

  • Não sejam realizadas por fundos e clubes de investimento (que permanecem na regra em vigor);
  • Não sejam caracterizadas como day trade.

Após vender ou comprar cotas de FIIs

Em “D-2”, dois dias úteis, o valor da negociação será debitado de sua corretora, na operação de compra. Em venda, será creditado como saldo.

Você receberá também no próximo dia após a compra da cota do FII, em seu e-mail cadastrado na corretora, a nota de negociação. Ela contém todas as informações detalhadas da negociação realizada no dia anterior.

Entre as informações apresentadas, no final da nota de negociação, temos os custos informados anteriormente, como “Liquidação” e “Emolumentos”.

Esses custos você pode e deve incluir no seu PM (Preço médio) de compra ou venda do ativo negociado. Para futuro cálculo em caso de venda ou declaração do IR (Imposto de Renda).

Conclusão

Comprar cotas de FIIs e negociar o seu primeiro FII no mercado de capitais não é difícil. As opções de corretoras são diversas e os custos baixos para negociação estimulam o pequeno investidor a iniciar seus aportes nessa modalidade de investimento.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram,YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Ivan Eugênio
Leonardo Verissimo
Especialista em fundos imobiliários. Investidor com carteira 100% em FIIs desde 2018 e membro do Comitê de Cotista do FII RBVA11

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub