8 motivos para investir em FIIs - Parte I - TC

TC School / Fundos imobiliários

8 motivos para investir em FIIs – Parte I

01/07/2021 às 13:43

TC School

Com a reforma tributária 2021 tramitando no Congresso, iremos elencar abaixo 8 motivos pelos quais os investidores devem considerar os fundos imobiliários como forma de diversificação da carteira de investimentos. Portanto, no texto dessa semana vou trazer os motivos para você começar a investir em fundos imobiliários.

Em primeiro lugar, passa um monte de coisa na cabeça, mas lógico, temos que organizar isso aqui. Caso contrário, vira bagunça. Assim, optamos por apresentar 8 motivos para se investir nessa classe de ativos. Sendo certo que eles serão apresentados em 2 artigos.

Em segundo lugar, não poderia imaginar que essa semana que passou seria tão agitada. Inclusive, tivemos uma sexta-feira com o urso (bear market) se sobressaindo.

Enfim, com tributação ou não, os fundos imobiliários continuam sendo excelentes ativos para termos em carteira, sendo que aqui vamos discutir sobre alguns motivos que tornam essa afirmação uma realidade.

Nesta primeira parte do texto, iremos discutir os tópicos abaixo:

  1. Baixo custo;
  2. Diversificação;
  3. Imóveis de qualidade; e
  4. Excelentes inquilinos.

Já na segunda parte do texto, iremos abordar Liquidez; Menor burocracia; Menor volatilidade; e Previsibilidade de rendimentos. Acompanhe nosso conteúdo gratuito sobre fundos imobiliários!

Perceberam que em nenhum momento eu falo da isenção de imposto de renda nos rendimentos? Inegavelmente, isso é proposital. Quero mostrar para vocês que, mesmo com o retorno da tributação (sim, retorno) esse continua sendo um excelente ativo.

Então, vamos lá!

investir em FIIs

1 – Baixo Custo

Em primeiro lugar, não posso de forma alguma deixar de falar dos custos que envolvem a compra de um imóvel.

Aliás, me responda uma coisa, você já adquiriu um imóvel para si?

Começamos com o valor. Em minha cidade, localizada no interior de Minas Gerais, uma sala comercial bem localizada está em torno de R$100 mil.

Antes de tudo, não podemos deixar de mencionar os custos com correção, escritura, registro de escritura, dentre outras que podem surgir no meio do caminho.

De outro lado, ao adquirir uma cota de fundo imobiliário, o investidor terá que efetuar o pagamento de taxas irrisórias que, no longo prazo, não farão qualquer diferença.

2 – Diversificação

Em segundo lugar, não podemos ignorar a diversificação acessível para o pequeno investidor ao adquirir um fundo imobiliário.

Com o propósito de mantermos uma linha de raciocínio, vamos lembrar da sala comercial mencionada no título acima.

Por certo, com cem mil reais você é capaz de adquirir uma sala comercial.

Agora, para e pensa no risco e nas dores de cabeça com esse único imóvel. E, veja bem, estou falando tendo em vista minha experiência profissional e pessoal.

Pois bem, investindo esse mesmo valor em um único fundo imobiliário você já consegue uma diversificação infinitamente maior. Especialmente, se investir em um fundo de fundos.

Está lembrado do artigo que escrevemos sobre eles? No artigo, faço uma reflexão que vai além de uma leitura superficial sobre essa classe de ativos.

No entanto, pensando em uma carteira diversificada, composta por 12 ativos, você obtém uma diversificação inimaginável com a compra de imóveis físicos.

Desse modo, é importante refletir no tanto que esse simples movimento reduz sua exposição ao risco do empreendimento.

3 – Imóveis de qualidade

Em terceiro lugar, que tal ponderarmos sobre a qualidade dos imóveis que podemos alcançar através dos fundos imobiliários.

Esqueça aquela sala comercial de 25 m² localizada no interior de Minas Gerais. Aqui, estamos falando de imóveis com excelente localização.

É provável que você já tenha visto aqueles prédios de São Paulo, nas avenidas mais movimentadas do país e tenha se questionado: quem será o dono desses edifícios?

Agora, e se eu responder que o dono pode ser você? Exatamente isso, esqueça os imóveis de qualidade inferior e comece a pensar grande.

Nesse hiato, saiba que você pode ter acesso ao melhor. Logo, não vejo justificativa para ficar com o pior.

4 – Excelentes inquilinos

Em quarto lugar, o último motivo dessa primeira parte, vamos falar dos nossos inquilinos.

Com um único imóvel temos acesso a um único inquilino. Engraçado é que no início toda relação começa muito bem, depois os problemas surgem, é um atraso aqui, outro barulho ali e por aí vai.

Já teve essa experiência? Em suma, se não teve, é um felizardo.

Em seguida, não estou dizendo que inquilinos com boa qualidade financeira não vão causar problemas. Contudo, essas dores de cabeça podem ocorrer em menor quantidade.

Lembre-se: imóveis de qualidade atraem inquilinos de qualidade.

Concluindo a primeira parte

Então, se dependesse de mim ficaria aqui escrevendo e escrevendo. No entanto, deixo aqui esses motivos para que possam refletir sobre cada um deles.

Não se esqueçam, logo teremos a parte dois de nosso texto e, precisando, estamos sempre à disposição. Afinal, o “fantasma” da tributação dos rendimentos sempre rondou os fundos imobiliários e neste momento muitos investidores podem estar com dúvidas.

Escrevi em meu blog pessoal a minha opinião, caso tenha interesse você pode ler clicando aqui.

Ivan Eugênio
Ivan Eugênio
Advogado no interior de MG
Atua como redator do site fundosdepapel.com.br, se especializando nos fundos de recebíveis.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub