FOF - Fundo imobiliário que investe em outros ativos: vale a pena?

TC School / Fundos imobiliários

Investir em FOF: vale a pena?

02/06/2021 às 10:49

TC School

No artigo de hoje vamos discutir se vale a pena investir em FOF – FII, um fundo imobiliário que investe em outros fundos imobiliários com estratégias distintas. É um assunto polêmico e muito interessante para quem pensa diversificar a carteira de investimentos.

Já ressalto que sou minoria quando se trata deste tema, o que não me impede de apresentar minha opinião. Aliás, penso ser bacana para ajudar na reflexão sobre investimentos em FOF – FII.

De tal sorte que muitos investidores pensam de forma diversa e obtém êxito em seus investimentos. Assim, quero dizer que não há caminho certo e errado. O importante é ter uma estratégia bem desenvolvida e respeitá-la ao longo dos anos.

Outro ponto importante é lembrar que nem sempre pensei dessa forma. Logo, se você já presenciou uma opinião diversa dada por mim, saiba que mudei o meu posicionamento. Afinal, a vida não é estática. O que penso hoje pode não fazer sentido amanhã e acontece muito disso no mundo dos investimentos.

No texto a seguir, iremos elencar os seguintes pontos sobre FOF – FII:

  • Não invista em FoF – como eu pensava anteriormente;
  • O que faz o gestor de um FoF;
  • Melhor investimento para o iniciante;
  • O investidor intermediário deve investir em FoF;
  • O investidor experiente deve investir em FoF;
  • Vale a pena investir em um FoF?

Boa leitura!

Investimento em FOF – FII

Gostaria de deixar claro que estou me referindo ao investidor que não tem e não deseja ter um conhecimento aprofundado sobre investimentos. Estou sim, me referindo a pessoa que tem seus compromissos normais, com o trabalho, a família, a saúde, enfim, em todos os setores da vida comum.

Para este artigo, tenho que o investidor iniciante e o intermediário estão na fase de acumulação, enquanto o experiente já sobrevive tão somente com a sua renda passiva.

Então, realizadas estas ponderações, dou início ao conteúdo. Vamos juntos!

Não invista em FoF

– como eu pensava anteriormente

Decerto, NÃO vale a pena investir em FoF. Afinal, por qual motivo vou pagar um gestor para comprar algo que eu mesmo posso comprar?

Além disso, nada justifica eu pagar taxa de administração e gestão em dobro. Como vou transferir para outro a gestão do meu dinheiro? Eu faço com ele o que eu bem entender, ou seja, o que é melhor para mim.

E ponto final. Não se discute mais isso.

Em síntese, esse era o meu pensamento no passado. Assim eu pensei por muito tempo. Conforme afirmei anteriormente, assim como a vida, a forma de pensar não é estática.

– como eu vejo o investimento em FoF hoje

Já vou responder. Mas, antes…

O que faz o gestor de um FoF

Antes de responder se vale a pena investir em FoF, vamos definir alguns pontos importantes.

Um FoF é um fundo imobiliário que investe em outros fundos imobiliários. Simples assim?
Não. A saber, cada FoF tem a sua estratégia de investimento bem definida, buscando através dela gerar e entregar valor para o seu cotista.

Assim, teremos gestores trabalhando de diversas formas. Inclusive, hoje temos FoF’s com estratégias passivas, que tão somente acompanham determinado índice.

Nesse hiato, é escandaloso o crescimento dos fundos imobiliários nos últimos dois anos. Particularmente, sou fascinado com este universo e, vira e mexe, aparece nos sistema de acompanhamento de mercado que utilizo um ticker novo.

A realidade é que está cada vez mais complicado para o investidor comum acompanhar de perto todo o mercado.

As gestoras são formadas por equipes competentes. Com artifícios que estão fora do alcance do investidor comum, podendo e devendo realizar um trabalho muito melhor.

Desse modo, caso entregue o devido valor, mais do que justificado está a remuneração do gestor.

Por outro lado, os FoF’s têm acesso a fundos e ofertas restritas, direcionadas a investidores profissionais. Logo, por mais que eu queira, não tenho condições de copiar a carteira de muitos FoF.

Nesse sentido, não fico em cima do muro e já afirmo, eu invisto em FoF. E, ao longo deste artigo, vou dizer o motivo deles serem um instrumento que deve estar na carteira do investidor comum.

O melhor investimento para o iniciante

Investir em FoF vale a pena para o investidor iniciante. Através deles, o investidor terá uma diversificação natural. Comprando apenas um fundo está investindo em tantos outros.

Em seguida, comece a se acostumar com a volatilidade do mercado, o processo de receber rendimentos mensais e, por fim, a declaração de IR.

Com toda a certeza, declarar um único ativo é mais simples do que 15, 20 ou 30. Além disso, o iniciante pode e deve acompanhar o relatório gerencial do seu FOF. Entender o movimento do gestor e, “de graça”, ir aprendendo sobre o mercado sem nenhuma pressa.

O investidor intermediário deve investir em FOF

Ainda na fase de acumulação, o investidor intermediário já conhece o mercado, o acompanha sem maiores problemas e tem sua carteira formada.

Você está nesse momento?

Se sim, que tal fazer uma leitura macro da sua carteira?

Toda regra tem sua exceção. Todavia, a maioria dos investidores que eu conheço se aproximam mais de um determinado setor. Inesperadamente, quando percebem, acabam concentrando seus investimentos em setores que têm mais conhecimento.

Ao passo que o investimento em FOF permite que o investidor tenha acesso a estratégias que fogem da sua área de conhecimento e estejam descorrelacionadas de sua carteira.

Em outras palavras, o investidor reduz sua exposição ao risco não sistemático, melhorando o seu retorno no longo prazo.

O investidor experiente deve investir em FoF

Por fim, chegamos ao investidor experiente. Exatamente àquele que está usufruindo por completo dos benefícios de seus investimentos.

Esse personagem já presenciou muitos eventos ao longo dos anos, positivos e negativos. Será que ele quer e precisa continuar ligado no mercado? Às vezes, esse investidor deseja tão somente aproveitar a vida com a família e amigos.

Desta forma, através do FOF o investidor transfere para um ou mais profissionais a gestão de seu patrimônio.
Interessante observarmos que há vários FOFs no mercado, com estratégias diferentes que se complementam.

A princípio, utilizando-se de excelentes profissionais, esse investidor pode aproveitar a vida e ter seu patrimônio muito bem gerido, usufruindo dos rendimentos mensais dos fundos imobiliários.

Vale a pena investir em um FoF?

Por certo, transferir para outro a responsabilidade de gerir o seu patrimônio não deixa muitos investidores confortáveis.

No entanto, não há nada de errado em confiar um profissional para aprender com ele, complementar uma estratégia ou usufruir completamente de seus conhecimentos.

Enfim, é isso! Me diga depois se você investe em FoF.

A gente comunica com clareza para motivar a confiança de vocês! Olha só este vídeo interessante sobre top 10 fundos imobiliários no canal do TC no YouTube:

Ivan Eugênio
Ivan Eugênio
Advogado no interior de MG
Atua como redator do site fundosdepapel.com.br, se especializando nos fundos de recebíveis.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub