Fundos imobiliários de shoppings - TC

TC School / Fundos imobiliários

Fundos imobiliários de shoppings

27/09/2021 às 15:00

TC School

Os fundos imobiliários de shoppings têm uma grande aderência entre os investidores.

Desta forma, neste artigo, vamos tratar de alguns conceitos básicos sobre os tipos de lojas e suas estratégias de distribuição. Logo, esses conhecimentos te ajudarão na análise dos shoppings que compõem os portfólios dos FIIs.

Os seguintes tópicos serão abordados neste texto:

  • Quais são os tipos de lojas do Shopping?
  • Lojas âncoras
  • Megaloja
  • Lojas Satélites
  • Conveniência serviços
  • Distribuição estratégica das lojas.

Boa leitura!

investir shopping center lojas

Quais são os tipos de lojas do Shopping

Em primeiro lugar, devemos saber que o shopping center concentra diversas lojas varejista, estabelecimentos de lazer, bem-estar, prestadores de serviços e gastronomia em um mesmo lugar.

Já em um segundo momento, se faz necessário entender que cada tipo de loja tem as suas características e importância dentro deste empreendimento.

Lojas âncoras

Essas são as maiores lojas em termos de área, ocupam mais do que 1.000 m² dentro do shopping, por vezes até mais de um andar.

Nesse hiato, geralmente essas lojas são ocupadas por grandes marcas de departamento como Havan, Renner e Lojas Americanas por exemplo.

Assim, as lojas âncora têm uma grande importância para o shopping por conta da sua capacidade de atração de público, elas conseguem atrair muitas pessoas até o shopping aumentando a exposição das lojas menores.

Megalojas

Ao mesmo tempo, temos as megalojas. Essas são um pouco menores do que as âncoras em termos de área. Normalmente, ocupam entre 500 m² e 999 m² do shopping.

Do mesmo modo que ocorre com as lojas âncoras, são ocupadas por grandes marcas como Centauro, Nike e Apple. Logo, tem uma boa capacidade de atração.

Lojas satélites

As lojas satélites são menores. Ocupam áreas inferiores a 500 m² e têm uma rotatividade muito maior de marcas.

Por outro lado, essas lojas têm a maior representação em termos de quantidade de lojistas dentro do empreendimento, como podemos ver na imagem que segue abaixo.

Entretanto, sozinhas as lojas satélites não costumam ser capazes de atrair muitas pessoas até o shopping.

Conveniência e serviços

As lojas de conveniência, serviços e entretenimento são classificados assim independente da área que elas ocupem e sim com base na atividade predominante que elas exercem.

Abaixo, segue uma planta do Shopping Pátio Chapecó, onde podemos verificar a distribuição dos tipos de lojas.

ações de shopping

Fonte: Shopping Pátio Chapecó

Distribuição estratégica das lojas

Em terceiro lugar, para que o shopping tenha um melhor desempenho o ideal é que ele tenha todas essas categorias de loja no seu empreendimento.

Na planta do Shopping Pátio Chapecó é possível observar quatro lojas âncoras (Renner, Havan, Riachuelo e Lojas Americanas). Como visto, a principal característica desse tipo de loja é a capacidade de atrair clientes.

Nesse sentido este shopping as distribuiu estrategicamente em cada extremidade. Com esse posicionamento, o cliente precisa percorrer todo o shopping até chegar na outra loja âncora.

Dessa forma, intensifica o fluxo de pessoas nos corredores do shopping, elevando a exposição das diversas lojas satélites localizadas nos corredores, aumentando as chances de os clientes consumirem nas lojas menores.

Conclusão

Por fim, cada tipo de loja tem a sua característica e se complementam. Nesse sentido quanto maior a capacidade de atração das lojas âncoras e sua distribuição estratégica há consequentemente o aumentando do fluxo de pessoas no shopping.

Dessa maneira, os espaços destinados às lojas satélites tornam-se mais atraentes e disputadas, reduzindo a taxa de vacância, necessidade de desconto para os lojistas, tornando o shopping mais robusto.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram,YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Danilo Carvalho
Danilo Carvalho
Especialista de investimento – CEA certificado pela Anbima
Formado em Engenharia. Professor de Fundos Imobiliários e de certificações do mercado financeiro na Financier Educação

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub