Como é composto o índice IFIX - TC | TradersClub

TC School / Fundos imobiliários

Como é composto o IFIX?

08/09/2021 às 11:50

TC School

Conhecer como é composto o índice IFIX, principal indicador utilizado como benchmark no mercado de fundos imobiliários, é de extrema importância para o investidor. Aliás, já tratamos sobre o índice no TC-School e você pode ler mais sobre ele no artigo que trata sobre os índices de fundos imobiliários.

Agora, vamos dar prosseguimento! Sabe-se que o IFIX nada mais é do que uma carteira teórica de FIIs que segue uma metodologia pré-estabelecida pela B3. Dessa forma, todas as regras estão estabelecidas no “Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3”.

Para conhecermos o índice IFIX e sua composição, vamos tratar no artigo de hoje os pontos destacados abaixo:

  • Regras gerais do índice IFIX
  • Como é composto o IFIX
  • Como é calculado o IFIX
  • As dez maiores posição do índice IFIX
  • Considerações finais

Boa leitura!

índice ifix b3

Regras gerais do índice IFIX

Em primeiro lugar, precisamos saber que o IFIX é um índice de retorno total, criado pela B3 no ano de 2012. Dessa forma, ele não mede apenas a variação de preços dos ativos que o compõe. Mas, também, considera os rendimentos e direitos de subscrição de cotas.

Na introdução, citamos o primeiro artigo escrito sobre o tema. Nele, damos total atenção para o fato de o índice IFIX ser o benchmark do mercado de FIIs e explicamos o que se trata essa nomenclatura. Desse modo, reforço a importância de sua leitura. 

Inclusive, somente a título de curiosidade, destacamos que os rendimentos e direitos de subscrição são parte importante do retorno, não apenas do IFIX, mas de todo índice que segue tal metodologia. 

De tal forma que percebemos a importância dos rendimentos e do seu reinvestimento para os nossos resultados futuro. Por mais que a intenção futura seja viver somente de renda passiva, reservar um % para reinvestimento é indispensável. 

Mas, não vou confundo o tema aqui! Por certo este assunto merece uma atenção especial no futuro e receberá. Em um artigo próprio para o tema! Agora, vamos voltar e saber como é composto o índice IFIX! 

Como é composto o Índice IFIX

Em segundo lugar, o índice é composto por fundos imobiliários que atendam os requisitos exigidos pela B3 apresentados em sua metodologia de composição de índices, sofrendo uma revisão a cada quatro meses. 

Enfim, para fazer parte do índice IFIX, um fundo deve preencher três requisitos básicos, vamos a eles:

  1. Estar classificado entre os ativos elegíveis no período de vigência das 3 carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, representem em conjunto 95% do somatório total desses indicadores.

Logo, precisamos entender o que vem a ser o Índice de Negociabilidade. Ele é um índice que busca identificar os ativos mais negociados, considerando o volume de negociação e o patrimônio líquido do ativo.

  1. Ter presença em 95% dos pregões  realizados no período das 3 últimas carteiras.

Desta forma, a B3 busca incluir em seu índice os ativos mais líquidos do mercado, excluindo dele os menos negociados. Querendo ou não, é sempre importante observarmos a liquidez de um ativo.

  1. Não ser uma Penny Stock, ou seja, um ativo cuja cotação seja inferior a R$1,00 (um real).

Como resultado, temos o índice IFIX. Não podemos deixar de observar que a B3 busca o tempo todo manter em sua carteira teórica os ativos mais líquidos do mercado. Podendo, por óbvio, ser utilizado como uma referência para todo o mercado.  

Como é calculado o IFIX

Em terceiro lugar, passamos a ponderar como o índice IFIX é calculado. Diariamente, ao longo dos pregões, o IFIX e todos os outros índices da B3 são calculados em intervalos de 30 (trinta) segundos. 

De acordo com o Manual da B3, lava-se sempre em consideração o preço de negociação dos últimos negócios efetuados no mercado (lote-padrão, que no caso dos FIIs é de uma cota) com ativos componentes de sua carteira. 

Trata-se de uma fórmula complexa, mas que leva em consideração o número total de ativos negociados, o último preço de cada ativo e a quantidade de cada ativo. Aplicando-se, ainda, um redutor para adequar o valor da carteira ao valor do índice. 

Conforme dito, a cada 4 meses a carteira é revista, entrando em vigor na primeira segunda-feira (ou do primeiro dia útil  posterior) do mês que abre a vigência. Nesta segunda, a B3 divulgou a carteira destes últimos meses de 2021. 

índice ifix

Elaboração própria | Fonte B3

Como podemos perceber atualmente o segmento de recebíveis imobiliários é o com maior representação dentro índice IFIX em 2021, seguido por fundos de galpões e fundos de lajes corporativas. Não podemos ignorar, também, a forte presença dos fundos de fundos, o 4º maior seguimento do índice IFIX.  

Com toda a certeza, é extremamente importante acompanhar a composição do índice IFIX e sua evolução. Afinal, desta forma, conseguimos acompanhar o mercado no todo, entender como ele está se comportando e, por fim, traçarmos nossas estratégias. 

As dez maiores posições do índice IFIX

Aliás, agora que temos a composição do índice IFIX deste último quadrimestre em mãos, vamos fazer um overview sobre as dez maiores posições do IFIX. Abaixo, segue gráfico das dez maiores posição do IFIX.

composição ifix

Elaboração própria | Fonte B3

Como já era de esperar, tendo em vista a composição atual do índice, dentre as 10 maiores posição temos 6 fundos de recebíveis, dois fundos de galpão, um fundo híbrido e, para terminar, um fundo de shopping marcando presença.

Entretanto, por ocuparem tal posição, não quer dizer que estes são os melhores fundos para sua carteira. Muito pelo contrário, pode ser que não façam qualquer sentido para você, ou ainda, que não esteja no preço correto de aquisição no presente momento. 

Considerações finais

Por fim, é notável o crescimento do número de investidores em fundos imobiliários neste último ano. Da mesma forma, o número de fundos imobiliários cresceu e todo mercado evoluiu. 

Devido a toda esta complexidade de informações, o mercado está cada vez mais difícil de acompanharmos. Por isso, o TC criou o Canal Fundos Imobiliários, onde você tem acesso a investidores experientes dispostos a te ajudar nesta jornada.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram,YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Ivan Eugênio
Ivan Eugênio
Advogado e especialista em fundos imobiliários.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub