TC School / Governança Corporativa

Covid-19 e os investimentos ESG

04/12/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, tratemos sobre os impactos que a Covid-19 trouxe para os investimentos ESG. Assim, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Covid e a performance das ações
  • Covid e ESG à luz da ciência
  • Importância das informação sobre ESG para os investidores

Boa leitura!

Covid-19 e a performance das ações

No final de 2019, a Covid-19 surge na China e, com o desencadeamento da doença, aconteceram diversos acontecimentos ao redor do mundo. Dentre esses acontecimentos, tivemos o falecimento de diversas pessoas em todo o mundo, o lockdown em diversos países e o fechamento de empresas. Com isso, as bolsas ao redor do mundo tiveram grandes quedas.

No texto anterior, foi evidenciado que empresas que adotam políticas ESG tendem a ter um maior retorno no longo prazo. Diante disso, neste texto, mostraremos o impacto da Covid no retorno das ações ‘’normais’’ e nas consideradas ESG.

Covid e ESG à luz da ciência

O artigo de Ferriani e Natolo (2020) investigou se os investidores assumem riscos relacionados aos fatores sociais, ambientais e de governança na tomada de decisão de investimento durante uma crise financeira. Para isso, os autores utilizaram o período que durou de 20 de janeiro de 2020 a 01 de maio de 2020. Além disso, os autores separaram esse horizonte de tempo em período de pré-crise, de 20 de janeiro a 21 de fevereiro, em período de crise, sendo do dia 24 de fevereiro a 27 de março, e em período de recuperação, que foi de 30 de março a 1 de maio. A base de dados foram os fundos de ações classificados no Morningstar.

Fonte: Ferriani e Natolo (2020)

Conforme a figura acima, nota-se que os fundos que investem em ações que possuem um alto risco de ESG (High ESG), receberam uma menor capitalização quando comparados aos outros fundos da amostra. Sendo assim, o estudo evidenciou que no momento da crise as pessoas acabaram buscando fundos que  investem em empresas com baixo risco ESG ( Low ESG RISK).

Fonte: Ferriani e Natolo (2020)

Por outro lado, quando olhamos o retorno nesse período analisado, tem-se que todos os fundos estão operando no vermelho. Entretanto, quando observamos os fundos que tem baixo risco ESG, eles são os que tiveram um melhor desempenho durante o período analisado. Por fim, o resultado corrobora com os dados apontados no texto sobre as empresas que adotam políticas ESG tendem a ter um maior retorno no longo prazo.

Importância das informações sobre ESG para os investidores

Nesse sentido, este texto vem para evidenciar aos investidores, que avaliar as políticas adotadas pelas empresas a nível social, ambiental e de governança, na escolha de suas ações ou na escolhas dos fundos de investimentos, podem gerar um retorno maior no longo prazo.

Referências

FERRIANI, Fabrizio; NATOLI, Filippo. ESG risks in times of COVID-19. Applied Economics Letters, p. 1-5, 2020.

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub