Stock Options e os planos de incentivo de longo prazo (ILP) - TC

TC School / Governança Corporativa

Stock Options e os planos de incentivo de longo prazo (ILP)

23/08/2021 às 17:09

TC School

As boas companhias possuem funcionários que batem metas e geram valor por um considerável período de tempo. Para incentivar, motivar e manter esse comportamento dos colaboradores, são construídos planos de incentivo de longo prazo (ILP), como por exemplo o Stock Options e Bônus de Permanência.

No texto de hoje, explicaremos o que são os incentivos de longo prazo e quais seus principais tipos e aplicações. Para facilitar a compreensão, o texto foi dividido em:

  • O que são Planos de Incentivo de longo prazo (ILP)?
  • Companhias listadas possuem planos de Incentivo de longo prazo (ILP)?
  • Quais são os tipos de planos de Incentivo de longo prazo (ILP)?
  • Matching
  • Conclusão

Boa leitura!

O que são Planos de Incentivo de longo prazo (ILP)?

Os Planos de incentivo de longo prazo são caracterizados por compensações financeiras para premiar colaboradores que atingirem metas e objetivos após um período de um ano. São uma forma da companhia estimular seus colaboradores, melhorar seus resultados e reduzir seu turnover.

Diferem-se dos incentivos de curto prazo (ICP) que correspondem a remunerações por atingimento de metas em um período menor que um ano. Normalmente os planos de incentivo de longo prazo são amarrados por um instrumento contratual chamado de “vesting”.

Vesting

O vesting – vestimenta em inglês – é uma cláusula contratual que permite uma aquisição progressiva de participação na companhia pelo funcionário ou prestador de serviço.

Todos os planos de incentivo de longo prazo possuem o chamado “vesting period” que demarca o quanto o colaborador precisa permanecer na empresa para obter participação societária.

Companhias listadas possuem planos de Incentivo de longo prazo (ILP)?

Os planos de incentivo de longo prazo são comuns em empresas listadas no Brasil e principalmente nos Estados Unidos, onde aproximadamente 60% das companhias do S&P 500 os utilizam.

Fonte: WEG S.A

Os objetivos mais citados para a realização dos mesmos são:

  • Estimular a expansão, o êxito e a execução dos objetivos sociais da Companhia;
  • Criar o senso de propriedade, promovendo o sentimento de “dono do negócio”, que ajuda a motivar e reter os executivos e colaboradores da companhia;
  • Viabilizar a existência de um modelo “ganha-ganha” para companhia e seus acionistas; e
  • Assegurar a competitividade da remuneração dos colaboradores e retenção dos principais líderes da companhia.

Quais são os tipos de planos de Incentivo de longo prazo (ILP)?

Tipos de planos de incentivo de longo prazo

  1. Plano de Ações Restritas
  2. Stock Options
  3. Planos de Opções Fantasmas (SAR)
  4. Plano de Ações Fantasmas
  5. Bônus de Permanência

Plano de Ações Restritas

O plano de ações restritas (Restricted Shares) é uma das formas mais comuns de remunerar os colaboradores via ações da companhia.

Nele, o colaborador possui o direito de receber determinada quantidade de ações em uma data futura pré-estabelecida caso uma certa meta seja atingida. Geralmente, todo plano de ações restritas possui um calendário de vesting gradativo, onde o beneficiário tem direito a mais ações se passar mais tempo na companhia.

Plano de Opções de Compra de Ações

Os planos de opções de compra de ações (ESOP) garantem ao funcionário o direito de adquirir um certo número de ações da companhia a um dado preço em uma data futura (pré-estabelecida).

O beneficiário do plano não tem obrigação de exercer as opções, logo se o preço de exercício definido na opção estiver maior que o preço de mercado da ação não faz sentido exercê-las. Assim como as ações restritas, as stock options também possuem cláusulas de vesting, os principais tipos de cláusulas são temporais, por performance e híbridas.

Ao cumprir as condições, o beneficiário pode exercer suas opções pagando à empresa o valor pré-definido de exercício. É comum que esse valor de exercício seja bem menor que o valor da ação no mercado, principalmente se for um executivo ou colaborador antigo e se a companhia realizar um IPO.

Um caso recente que chamou bastante atenção foi o da Snowflake, onde um colaborador médio possuía stock options com strike de $6,70 e as ações da companhia (pós-IPO) abriram a um preço de $253.93, resultando em uma valorização de quase quarenta vezes.

O caso foi ainda mais emblemático pois parte dos colaboradores não exerceram as stock options, deixando aproximadamente $4.9 bi de lucro na mesa.

Plano de Opções Fantasmas

Também chamadas de SARs ou “Share Appreciation Rights”, são uma compensação financeira dada aos funcionários por conta da valorização das ações da companhia.

No caso das opções fantasmas, os funcionários recebem da companhia a diferença entre o valor da ação e o preço de exercício previsto no contrato, sem a necessidade de efetivamente “exercer” como em Stock Options comuns.

Esse tipo de opção pode gerar um problema, pois o mercado como um todo pode ficar em baixa no prazo de um ou dois anos e mesmo um bom funcionário não teria sua devida recompensa. Com isso, também foram criadas opções de ações atreladas ao Ibovespa, para premiar funcionários caso as ações se valorizem mais que o índice.

Ações Fantasmas

Assim como as opções fantasmas, os funcionários não recebem de fato o ativo, mas uma compensação financeira.

É pré-estabelecido no plano que o funcionário receberá o valor da ação (na data de exercício) multiplicado pela quantidade de ações fantasmas que ele tem direito. É uma forma da companhia remunerar seus funcionários sem diluir seu capital.

Bônus de Permanência

O bônus de permanência (Staying Bonus) é um tipo de incentivo de longo prazo um tanto incomum, assim como um bônus anual, o colaborador recebe uma quantia financeira (geralmente seguindo alguma fórmula) para permanecer na empresa. É utilizado com mais frequência em companhias que estão passando por períodos de turbulência e alta rotatividade do seu pessoal.

Matching

Ocorre quando a companhia exige do funcionário alguma contrapartida para participar do plano de ILP, e a partir desta, a companhia realiza a outorga dos ativos de ILP seguindo um múltiplo de Matching.

A contrapartida dada pelo funcionário é um valor financeiro, geralmente associado à compra de ações da companhia. Vejamos este exemplo do plano de Matching da CVC (CVCB3):

Fonte: CVC

O participante do plano ganha mais ações restritas se adquirir mais ações da companhia com a sua remuneração variável (RV).

A principal característica do Matching é a sua opcionalidade, o colaborador só participa se quiser. Ao participar e efetivamente investir nas ações da companhia, o colaborador se torna mais exposto aos riscos da mesma, resultando em um maior alinhamento entre funcionário e empresa.

As movimentações de matching podem aparecer nos formulários CVM 358.

Um exemplo recente ocorreu com a Localiza Rent a Car (RENT3) onde foram compradas ações por conta do plano de compra de ações via matching.

Fonte: Fórmulário CVM358 – Localiza

Conclusão

Planos de incentivo de longo prazo são uma parte importante da remuneração de funcionários de grandes companhias. Como acionistas de longo prazo, entendê-los nos ajuda a verificar se os incentivos dos executivos e funcionários estão alinhados com os nossos interesses.

Para não acabar como os colaboradores da Snowflake, também é importante que o funcionário entenda como funciona o próprio plano de incentivo de longo prazo.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

Referências

DUTRA, RS. POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DE ADMINISTRADORES DAS MAIORES EMPRESAS LISTADAS NA BMF & BOVESPA. Administração de Empresas em Revista, 2020. Disponível em: <http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/4319>. Acesso em: 17, de agosto de 2021.

KRAUTER, Elizabeth. A REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS BASEADA EM OPÇÕES DE AÇÕES INDEXADAS AO IBOVESPA E A CRIAÇÃO DE VALOR PARA O ACIONISTA. Research Gate, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Elizabeth-Krauter/publication/268148868…>. Acesso em: 18, de agosto de 2021.

By this measure, Snowflake’s IPO wasn’t such a success after all. Fortune, 2020. Disponível em: <https://fortune.com/2020/09/17/snowflake-ipo-successful-stock-price-shares-software-unicorn/>. Acesso em: 16 de agosto de 20 21.

O que é Matching (Contrapartida) em ILP?. PRIS. Disponível em: <https://pris.com.br/blog/o-que-e-matching-contrapartida-em-ilp/>. Acesso em: 16 de agosto de 2021.

Lucca Carlini
Lucca Carlini
Estudante de Economia na UFPE

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub