A Grande Aposta: Um filme clássico sobre o mercado financeiro - TC

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Resenha de filme: A Grande Aposta

18/12/2020 às 9:49

TC School

“A Grande Aposta” é um dos filmes que deve estar presente na lista de todo mundo que se interessa pelo mercado financeiro. É uma produção que trata de maneira única, didática e cômica a crise de 2008.

  • A Grande Aposta: sobre a obra
  • Os derivativos não são os culpados
  • Por que os investidores devem assistir A Grande Aposta

Boa leitura!

a grande aposta

 

A Grande Aposta: sobre a obra

“A Grande Aposta” (The Big Short – título original) é um longa metragem baseados em fatos reais e no livro escrito por Michael Lewis. Aliás, Michael escreveu também “Moneyball” contando a história de Billy Beane, um General Manager de um time de baseball que desafiou todo o status quo montando seu time apenas com base em modelos estatísticos, uma história verídica. Também se tornaria um filme, dessa vez estrelado por Brad Pitt e é um dos meus filmes prediletos, ao lado de “A Grande Aposta”.

Mas, agora que sabemos o excelente track record de Michael Lewis, vamos falar mais sobre “The Big Short”. O filme conta a história de pessoas que, apesar de não se conhecerem, montaram uma posição inconvencional: entraram short (apostaram contra) o mercado imobiliário americano, daí o título original do filme “The Big Short”.

O desenrolar da história

Os três grandes grupos explorados no filme são o fundo comandado por Michael Burry (o primeiro a se posicionar contra o mercado imobiliário americano), o fundo tocado por Mark Baum e sua equipe de pessimistas, e o Brownfield Fund, comandado pela dupla Charlie & Jamie.

Cada um dos investidores possui desafios para superar. No caso de Michael Burry, os cotistas ficam enfurecidos, pois acreditavam que o mercado imobiliário era estável, uma tragédia no setor era algo inimaginável, então colocar o dinheiro dos cotistas nessa aplicação era estupidez.

Já o Brownfield Fund não tinha muita credibilidade nem expertise. Foi preciso contatar um antigo vizinho de Jamie para ajudá-los a fazer o melhor investimento da sua vida. As adversidades enfrentadas por cada grupo são bem exploradas no filme e são desafios usualmente enfrentados pelos investidores do mercado financeiro.

Esses investidores montaram posições através de derivativos de crédito, conceito que já explicamos aqui no TC School, o famoso CDS (Credit Default Swap). Basicamente, o CDS é um seguro onde o investidor paga um prêmio ao banco e, caso o emissor da dívida não honre seu compromisso, o banco deve indenizar o investidor detentor do CDS.

“Afinal, quem não paga a hipoteca?”

Nesse sentido, a frase acima, dita ao longo do filme, sintetiza bem o senso comum do mercado de que o mercado imobiliário era algo livre de risco. Sendo assim, os bancos fizeram questão de coletar todos os prêmios possíveis, acreditando em uma estabilidade que até então perdurava do mercado imobiliário. Não precisa ter visto o filme para saber o resultado; deu no que deu, porém algumas pessoas conseguiram antecipar esse movimento e ganhar muito dinheiro, essa é a história do filme.

É um filme muito técnico e chato?

Nesse sentido, o fato do diretor do filme (Adam McKay) ser um veterano da comédia traz ao filme um fator que o torna tão único: abordar assuntos complexos de maneira didática e divertida. Além disso, conta com atores consagrados desse gênero como Steve Carell que fez muito sucesso na sitcom “The Office”. Com certeza você irá rir com alguma cena de humor debochado que está presente em grande parte da película.

A produção foi indicada ao Oscar de melhor roteiro adaptado, melhor edição, melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor direção, porém venceu apenas o primeiro.

Os derivativos são os culpados?

Em “A Grande Aposta”, o filme explora toda a cadeia suja do mercado financeiro e de capitais. Desde os concedentes de empréstimos para as pessoas sem renda adquirirem suas casas até as agências de risco que mantinham classificações altas apenas para manter boas relações com os bancos.

Os bailouts do FED (Federal Reserve) aos grandes bancos são o motivo da reflexão de Mark Baum no final da produção, com a conclusão de quem sempre paga por tudo no final é a população em geral. Entretanto, um aspecto interessante é que o filme não coloca excessiva culpa nas opções de ações ou derivativos (isso pode ser justificado pelo tom cômico), mas nas pessoas que estavam por trás dela

Uma outra produção muito interessante sobre a crise de 2008 é “Inside Job“, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2011. Entretanto, esse filme enfatiza demais as suas críticas aos derivativos, quando na verdade a origem da crise vai além do surgimento de produtos com engenharia financeira robusta.

Warren Buffet certa vez afirmou em uma frase, “os derivativos são armas financeiras de destruição em massa”. Entretanto, o bilionário não nega que realiza operações com derivativos na Berkshire Hathaway. A mensagem que Buffett deseja passar é muito mais um alerta aos desavisados que vão operar derivativos sem conhecer os riscos do que uma declaração de guerra a esses produtos financeiros.

Na verdade, as opções de ações ou derivativos são de suma importância para o mundo das finanças. Estão presentes há mais tempo do que se imagina. Tais ativos foram criados justamente com a finalidade de reduzir a incerteza da economia, ou seja, são instrumentos cuja principal função é ajudar no controle de risco e não apenas especular. Sendo assim, o seu mau uso não pode ser utilizado como desculpa para colocar esses produtos num ostracismo moral.

Não deixe de conferir nossa seção sobre derivativos e aprender sobre opções, termos, futuros e muito mais desse mundo dos derivativos.

Por que os investidores devem assistir A Grande Aposta?

Diferente de “O Lobo de Wall Street”, que apesar do tema, explora pouco o funcionamento do mercado financeiro, “A Grande Aposta” tem a virtude em justamente tornar acessível temas complexos como operações short na Bolsa.

Assim como “Moneyball” não é apenas um filme sobre baseball, “A Grande Aposta” não é um filme que trata só sobre mercado financeiro. Envolve corrupção, dramas pessoais, crises econômicas globais com um tom cômico, fazendo com que essa obra seja interessante para o público geral.

É possível assistir o filme completo na Netflix dublado ou legendado até a próxima segunda (21/12). Depois ele sai do catálogo! Então, é melhor aproveitar o final de semana e conferir essa grande produção do cinema.

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub