TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

A Psicologia do Dinheiro

05/06/2020 às 15:00

TC School TC School

Antes de falar do livro “A Psicologia do Dinheiro” em si, é importante conhecer quem escreveu, não é mesmo?

Pois bem, os autores do livro “A Psicologia do Dinheiro” são Dan Ariely e Jeff Kreisler. Dan é psicólogo e professor de finanças comportamentais na universidade de Duke. Jeff é advogado e possui especialização em finanças, política e outras áreas do comportamento humano e também é humorista, o que torna o texto com uma linguagem muito acessível. Dan Ariely é autor de outros livros sobre finanças comportamentais, os quais também indicamos a leitura.

Boa leitura!

A psicologia do dinheiro

Leia mais resenhas de livros:

A psicologia do dinheiro

Antes de tudo, o livro a psicologia do dinheiro trata da nossa visão e das nossas atitudes quando o assunto é dinheiro. Ao longo das páginas são descritos vários acontecimentos, situações do dia a dia referentes a alguma tomada de decisão financeira. A partir disso, os autores analisam a situação, identificando e discutindo aspectos psicológicos e fatores externos que interferem na tomada de decisão em coisas em que o dinheiro está presente. Como assim aspectos psicológicos e fatores externos?

Para facilitar o entendimento vamos exemplificar. Você já percebeu que no caso em que há negociações, a pessoa que está vendendo na maioria das vezes acredita que o produto ou serviço possui um preço maior do que a pessoa que está comprando? Será que essa divergência de preço é porque o vendedor quer um lucro maior? Pode ser também, mas é fato que quando possuímos algo, nós o supervalorizamos e isto também pode ser uma possível explicação para essa divergência de preço.

Você vira dono antes de comprar algo

Uma situação parecida com essa é descrita no capítulo 8 e os autores chamam esse aspecto de “efeito dotação”. Algumas pesquisas demonstraram que o fato de segurarmos algum produto por mais de 30 segundos aumenta a chance de comprarmos. Isto ocorre justamente porque ao segurarmos temos a sensação, mesmo que de forma inconsciente, de que somos “donos” daquilo. Pense nisso da próxima vez em que for adquirir um veículo e o vendedor o convidar para um test drive.

Além dessas heurísticas, vieses ou efeitos comportamentais como é tratado por vários pesquisadores, Dan e Jeff elencam algumas delas que fazem o cotidiano de pessoas comuns tomarem decisões de forma errônea ou muitas vezes pela emoção da situação. Então, pense bem antes de tomar qualquer decisão e leia o livro.

Conhecimento para tomar melhores decisões

Este é um excelente livro para o leitor que ainda não tem familiaridade com o mundo das finanças comportamentais, ao passo que introduz alguns conceitos primordiais para o entendimento dessa área.

Os autores são isentos e não dizem o que é certo ou errado, mas apostam no conhecimento, como uma forma de ficarmos atentos ou pelos menos entender um pouco de como pensar sobre o dinheiro. Mais uma vez não se engane, não é algo tão simples assim como você acredita que sabe ou melhor pensa que sabe.

SABE DE NADA INOCENTE. Eles afirmam: “Só queremos que pense em como você pensa sobre o dinheiro”.

E aí? Vai ler este livro?

Para potencializar seus rendimentos acesse também nosso APP:

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub