Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis - TC

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis

23/07/2021 às 16:45

TC School

Neste texto, vamos falar sobre o livro: Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis (2007), do Alexandre Alcântara da Silva. Um livro que busca – e consegue – abordar, de forma objetiva, os principais insights na hora de ler uma demonstração contábil.

Assim, para facilitar a leitura, vamos separar o texto nos seguintes tópicos:

  • Quem é Alexandre Alcântara da Silva
  • Sobre a Obra – “Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis”
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Quem mais deve se beneficiar com esse livro?

Boa leitura!

Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis

Alexandre Alcântara da Silva

Alexandre é formado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú de Salvador, na Bahia, e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC-PRODEMA). Além disso, é auditor fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e foi professor do Programa de Pós-Graduação nas áreas contábil, financeira e tributária.

“Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis”

A obra se trata de um livro de pouco menos de 300 páginas, o que o torna razoavelmente curto, sendo separado em quatro módulos:

  1. Introdução;
  2. Preparando-se para a análise;
  3. Análise das demonstrações contábeis;
  4. Estudos de caso; e
  5. Materiais complementares.

Ao todo, o livro contém 19 capítulos, os quais abordam: a evolução da contabilidade, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de forma cronológica, através das principais normas contábeis de cada período; características fundamentais da contabilidade (CPC 00); estrutura dos demonstrativos contábeis; principais ferramentas e etapas da análise das demonstrações; e estudos dirigidos dos tópicos abordados ao decorrer do livro.

Assim, na minha visão, o livro busca preencher áreas que não vimos em outros livros focados em finanças corporativas, mas em áreas adjacentes à análise das demonstrações, como:

  • As principais ferramentas necessárias para se fazer uma análise (exemplo: sites, portais online e bancos de dados); e
  • Outros relatórios que são tão importantes como as demonstrações financeiras, como Relatório da Administração, dos Auditores Independentes e Parecer do Conselho Fiscal.

Análise das Demonstrações Contábeis

Olhando para a parte do livro voltada para a análise das demonstrações contábeis, temos tópicos bem curtos, os quais são abordados pelos principais temas da análise financeira, os quais são vistos em outros livros do gênero, como:

  1. Análise vertical e horizontal em todas as demonstrações financeiras;
  2. Indicadores e quocientes retirados das demonstrações;
  3. Alavancagem operacional e financeira; e
  4. Necessidade de capital de giro.

Assim, o autor busca, de forma sucinta, explorar as práticas mais comuns de mercado, com o auxílio de quocientes na hora da análise horizontal e vertical, buscando entender as principais alterações da situação econômica e financeira da companhia.

Para isso, ele utiliza múltiplos e quocientes, como: LPA, Dividend Yield, Margens, P/VPA, etc.

Como dito anteriormente, o “extra” do livro são as abordagens a respeito de temas adjacentes à análise, propriamente dita, como o uso de ferramentas no auxílio do cálculo dos indicadores (exemplo: Excel, portal da CVM, bancos de dados, etc.).

Além disso, o módulo de Estudo de Casos e Materiais Suplementares são de extrema valia para estudantes que estão começando a estudar análise das demonstrações contábeis.

Quem mais deve se beneficiar com esse livro?

O livro aborda temas introdutórios na análise de demonstrações contábeis. É interessante a forma de abordagem, simples e de fácil entendimento.

Desta forma, unindo a forma simples e direta da linguagem do autor, com materiais de apoio e casos práticos, a obra se encaixa perfeitamente para alunos da graduação – de administração e ciências contábeis – que estão dando os passos iniciais na análise crítica das demonstrações contábeis.

Daniel Santos
Daniel Santos
Assistente do TradersClub
Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRN. Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub