TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Billions: uma das melhores séries da Netflix

15/01/2021 às 16:00

TC School TC School

Para quem não larga o mercado financeiro nem aos finais de semana, a resenha de hoje trás a sinopse e resenha crítica da série Billions. Com 5 temporadas disponíveis na Netflix, pode ser considerada uma das melhores tramas sobre o universo dos investimentos. A história desenvolve-se essencialmente em torno da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Como introdução para que fiquem mais ambientados ao seriado, elencamos os principais pontos retratados no roteiro:

  • Sinopse da série
  • Fundo Constellation
  • Sola de sapato e investimentos
  • Considerações finais

Boa leitura!

Billions (2016): sinopse

Billions (Netflix) é uma série criada por Brian Koppelman , David Levien e Andrew Ross Sorkin. A série produziu cinco temporadas completas até o momento. No elenco temos especialmente as figuras de Bobby Axelrod, sócio controlador e gestor da Axe Capital, e Chuck Rhoades, um procurador federal.

A sinopse consiste na história do gestor de fundos Bobby Axelrod e do advogado Chuck Rhoades. Este último vem de uma família tradicional de Nova York e tem tanta sede de poder quanto Bobby.

Ao longo das temporadas eles digladiam entre si com objetivo de destruir os seus oponentes, deixando muitos efeitos colaterais pelo caminho. Nesse contexto, poderíamos entrar em diversas discussões interessantes sobre a série, que na minha visão, vale muito a pena ser vista se você gosta de política, mundo corporativo e mercado financeiro e investimentos. No entanto, iremos tentar focar boa parte do texto no mercado de capitais e em algumas nuances que a série toca.

Nesse sentido, a série Billions (Netflix) aborda o dia-dia da gestora e trata das decisões específicas sobre a gestão das carteiras de investimentos da instituição, bem como explica como funcionam as divisões dos tipos de ativos, tais como ações, renda fixa, commodities, fundos, regiões do mundo, entre outras divisões que são feitas dentro da gestora.

Fundo Constellation

Ademais, no decorrer dos episódios também é possível observar o clima de pressão dentro do escritório em alguns momentos, lembrando bastante o que é descrito no livro Sonho Grande sobre o clima do banco garantia, “a panela de pressão”, além dos bônus agressivos e a vida de luxo que alguns dos “traders” das instituições levavam por conseguirem desempenhar bem com seus books de investimento.

Ao longo da série Billions percebemos que quase todas as estratégias de investimentos são comentadas, como teses fundamentalistas, fluxos de curto prazo, investimentos utilizando algoritmos entre outras estratégias bem peculiares, para não dizer ilícitas.

Em outro aspecto da série, em vários momentos é possível observar que alguns analistas de mercado e até mesmo o próprio Bobby Axerod faz viagens, visitas e reuniões em diversos lugares. Tais eventos reiteram um comentário muito utilizado por Florian Bartunek, gestor do famoso fundo Constellation, que tem como um dos principais cotistas o Jorge Paulo Lemann.

Sola de sapato e investimentos

Bartunek fala que é importante gastar sola de sapato para entender o negócio e construir bons cases de investimento. Outro ponto interessante em Billions é observar as linhas de raciocínio utilizadas com todos os tipos de dados e informações, tais como imagens de satélite, previsões do tempo, estudos sobre demandas de algum produto que aumenta a receita de alguma empresa na cadeia produtiva, entre outros. Desta forma, todas as variáveis entram em discussão pelo elenco da série para abrir ou fechar uma posição de investimento.

Considerações finais

Por fim, muito além de ganhar dinheiro, o fato é que a maioria das pessoas que participam da equipe parecem estar lá muito mais do que só pelo dinheiro, uma vez que a maioria deles já poderiam ter se aposentado. Esse fato é bastante comum em gestoras de sucesso pelo mundo, uma vez que seus sócios e colaborares se mantem pelo desafio e propósito do que fazem.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub