“Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro - TC

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Resenha do livro “Do Mil ao Milhão”, de Thiago Nigro

25/06/2021 às 16:04

TC School

“Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”

Resenha e resumo do livro de Thiago Nigro, O Primo Rico.

O livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, tornou-se uma obra de referência para jovens investidores. O livro encontra-se no ranking da Amazon de livros mais vendidos no Brasil.

Com o objetivo de manter o texto organizado e facilitar a leitura, dividimos a resenha do livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho” nos seguintes tópicos:

  • “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro
  • Conhecendo o Primo Rico
  • Frases de Thiago Nigro
  • Análise e resumo do livro
  • Gastar bem, investir melhor e ganhar mais
  • Conclusão

Boa leitura!

Do Mil ao Milhão

“Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro

Com a 1ª edição lançada em novembro de 2018, o livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro, o projetou nacionalmente como um guru sobre poupar dinheiro e investir com inteligência. O livro vendeu mais de 200 mil exemplares e está esgotado.

Do que fala o livro? A obra apresenta a ideia de que ser rico é possível, mas dá trabalho! Dessa forma, o primeiro livro de Thiago Nigro aborda o tema sob três fundamentos essenciais para quem deseja ficar rico: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Eu gostei do livro no começo da leitura. Muitas dicas são engenhosas, e outras bastante simples. Eu não conseguia parar de ler, também quero ser um milionário, sem cortar o cafezinho, algo que aprecio muito.

Algo bastante interessante no livro do Primo Rico é a proximidade com o leitor. Com histórias pessoais e algumas referências, Thiago Nigro aponta que é possível obter riqueza e aumentar o patrimônio, porém deixa evidente que é preciso ter disposição e estar sempre aberto a aprender e se dedicar a adquirir novos conhecimentos.

Conhecendo o “Primo Rico”

Thiago Nigro sempre se interessou pelo mercado financeiro. Ao completar 18 anos, o jovem ganhou cinco mil reais de seus pais como presente de aniversário. Sem muito conhecimento, começou a investir na bolsa de valores e perdeu praticamente todo o dinheiro em apenas uma semana.

Com o prejuízo, decidiu estudar e fez alguns cursos de análise técnica e fundamentalista no prédio da B3, além de cursos de preparação para certificados como: CPA-20 da ANBIMA, Operador de Mercado de Ações e Agente Autônomo de Investimentos da ANCORD.

Dessa forma, com mais conhecimento e disposto a ajudar outros investidores iniciantes, fundou em 2015 a M. Nigro Investimentos. A companhia chegou a ter 55 funcionários e alguns anos mais tarde, Thiago vendeu a sua parte por um milhão de reais, tornando-se “O Primo Rico” aos 26 anos de idade. Atualmente, é um dos influenciadores financeiros mais relevantes do Brasil, com mais de 4,88 milhões de inscritos no YouTube.

Frases de Thiago Nigro

Preço é o que você paga e valor é o que você recebe. Enquanto não aprendermos que essa diferença existe, estamos fadados a viver uma vida onde jogamos diamantes no lixo, para colocar os restos em cima da mesa.”

Sucesso é nunca ter pressa, mas sempre andar em alta velocidade. Não seja impaciente. O sucesso é um processo, e não algo imediato. Você não pode ter pressa para que as coisas aconteçam rápido, mas, isso não te impede de procurar, sempre que possível, apertar o passo.”

Se você fecha a porta para os erros, automaticamente fecha também para os acertos. O fracasso é uma bênção: ele sempre ilumina o caminho que não deve ser seguido.”

Como conquistar a liberdade financeira

Um dado curioso apresentado no livro é que 99% dos brasileiros, após a aposentadoria, não conseguem manter o seu padrão de vida após deixar de trabalhar. Além disso, 65% da população brasileira investe somente na poupança. Ou seja, os dados corroboram que há um longo caminho a percorrer no que tange às finanças pessoais e educação financeira dos brasileiros, jovens e adultos.

Para Thiago Nigro, a falta de informação sobre o mundo dos investimentos é o grande empecilho para que o brasileiro possa adquirir a sua independência financeira. Dessa forma, é este o propósito do livro, que também virou curso e trata sobre diversos temas:

  1. Diagnóstico estratégico orçamentário
  2. Tomada de decisões do investidor inteligente
  3. A estratégia de investimentos que sobrevive às crises
  4. ARCA: Caixa
  5. ARCA: Ações Brasileiras
  6. ARCA: Ativos Internacionais
  7. Análise de Negócios
  8. ARCA: Real Estate
  9. Como negócios crescem e se perpetuam
  10. Longo Prazo: Como fazer para que seus investimentos se perpetuem por gerações

Gastar bem, investir melhor e ganhar mais

Como diz o autor, “é natural que o tamanho da nossa carteira seja menor do que os nossos sonhos.” No entanto, isso deve ser encarado como um desafio e algo a ser conquistado.

Contudo, muitas pessoas não estão preparadas para atingir este objetivo, seja pela falta de conhecimento em finanças ou até por questões culturais, o brasileiro criou o hábito de parcelar todas as compras sem antes calcular e entender os custos dos juros.

Confira algumas atitudes que podem impedir que você se torne uma pessoa mais rica:

  • Comprar um carro novo e financiado;
  • Ter filhos sem um planejamento familiar adequado;
  • Financiar a maior parte de um imóvel; e até
  • Fazer aquela viagem dos sonhos sem planejamento.

Portanto, é evidente que não será apenas cortando o cafezinho que o jovem conseguirá atingir a meta de ter um milhão de reais. Mas sim financiar mais de 50% de bens de alto valor, como carros e imóveis.

Para Thiago Nigro, é imprescindível que o investidor analise muito bem, sob vários pontos de vista, qualquer tomada de decisão de investimento com grande impacto financeiro nas finanças pessoais. Desse modo, é preciso alguns sacrifícios para seguir o caminho da riqueza:

  • Conforto presente;
  • Equilíbrio;
  • Mediocridade;
  • Vontade de ser querido;
  • Fragilidade; e
  • Perfeccionismo.

Para o empreendedor, para que possamos alcançar a independência financeira, devemos seguir um caminho que pode ser dividido em fases, em uma constante de crescimento e evolução patrimonial:

  • Endividado;
  • Pequeno investidor;
  • Foco no longo prazo; e
  • Liberdade financeira.

Um ponto fundamental no livro “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”, de Thiago Nigro, é sobre o confronto entre investir e especular. Afinal de contas, você quer ganhar dinheiro investindo ou especulando?

O Primo Rico alerta para os perfis de pessoas que atuam no mercado, como:

  • Aspirante, aquele que costuma deixar o dinheiro na poupança ou na renda fixa, como o Tesouro Direto;
  • Especulador iniciante, aquele que compra ações sem pensar no valor e acaba ficando “viciado” nesse jogo do home broker;
  • Investidor, aquele que compra ações em função dos fundamentos da companhia, faz aportes constantes e pensa na aposentadoria.

Para quem quiser ter na biblioteca, dá para comprar online pela Amazon. O preço é R$ 14,90.

Conclusão

O livro “Do Mil ao Milhão” é uma leitura fácil e interessante para todos que sonham em ficar ricos com investimentos, mas com trabalho, estudo e dedicação. A obra nos ajuda a entender o que são gastos de alto impacto, como analisar se vale a pena alugar ou comprar um imóvel, como investir em ações em função dos fundamentos da empresa, e claro, saber calcular a rentabilidade real de um investimento.

Portanto, se você tem alguma curiosidade sobre como investir na bolsa de valores para aumentar o seu patrimônio ou deseja aprender mais sobre mercado financeiro, o livro é uma boa dica!

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub