Livro "Fundamentos de Economia" (5ª edição) - TC

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Livro “Fundamentos de Economia” (5ª edição)

17/09/2021 às 16:55

TC School

Olá, investidor! Economia é um assunto presente no dia a dia de todos, sendo investidor ou não. Ocorre que na economia há muitos conceitos, cálculos, comportamentos humanos, enfim, por se tratar de uma ciência social, carrega consigo uma certa complexidade.

Por isso, hoje, vamos falar do livro “Fundamentos de Economia”, de Marco Antonio Sandoval e Manuel Enriquez Garcia. Se você tem interesse pelo assunto, este artigo é para você! 

  • Sobre os autores 
  • Fundamentos de Economia: para quem é indicado?
  • Organização do livro 
  • Um exemplo, entre vários…
  • Fundamentos de economia: é um livro de cabeceira? 

Boa leitura! 

Sobre os autores 

Marco Antonio Sandoval e Manuel Enriquez Garcia

Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos e Manuel Enriquez Garcia são os autores do livro. Ambos fizeram a graduação, mestrado e doutorado em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), onde hoje são professores.  Além disso, Manuel Enriquez também é advogado. 

Fundamentos de Economia: para quem é indicado? 

O livro “Fundamentos de Economia” aborda a economia como um todo. Não é um livro que vai tratar com profundidade todos os conceitos econômicos. Afinal, como o próprio título sugere, o livro tem o objetivo de apresentar apenas os fundamentos, a base da economia. 

Outro ponto que frequentemente observamos no dia a dia, é em relação a dificuldade que a população no geral tem ao se falar nos fundamentos de economia. Os termos técnicos utilizados pelos economistas (o economês) muitas vezes dificultam a comunicação.

Neste livro, os termos técnicos de economia também são tratados, mas por ser um livro introdutório é uma boa pedida para quem se interessa e está em busca de aprender um pouco sobre o universo da ciência econômica. 

Na apresentação, os autores relatam que é um livro dirigido para estudantes, profissionais da área de direito e ciências humanas em geral, mas conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Então, mesmo para quem não é das áreas que se relacionam diretamente, mas que tem interesse por fundamentos de economia, vale a pena! 

Organização do livro

O livro está estruturado em 15 capítulos, que abordam sobre macroeconomia, microeconomia, economia monetária, contabilidade social, economia do setor e tantos outros assuntos. 

Além disso, um dos pontos que pode ser considerado de suma importância no livro, é a apresentação de casos reais.

Como foi dito anteriormente, a ciência econômica é um pouco complexa e, por isso, tão importante quanto entender a teoria é conseguir aplicar tal conhecimento na prática. Ou seja, conseguir observar um determinado contexto econômico e ser capaz de explicar o contexto fazendo uso da teoria. 

No livro, os autores conseguem estimular o leitor a fazer esse exercício à medida que abordam o conceito econômico, mas também apresentam casos reais de aplicação do determinado conceito na prática.

Além disso, ao final de cada capítulo há questões para que o leitor possa revisar e testar também o conhecimento adquirido ao longo da leitura. 

Por fim, uma das coisas que assusta as pessoas quando falamos em economia é a matemática.As pessoas associam muito os fundamentos de economia aos modelos matemáticos e estatísticos que, de fato, são bastante úteis para a análise e criação de soluções para problemas econômicos.

Contudo, é fato também que nem todos têm afinidade com os números e que há a base teórica no plano de fundo que sempre deve sustentar a análise dos dados.

Sendo assim, os autores apresentam as equações de uma forma mais básica e os leitores que quiserem aprofundar, podem conferir os apêndices para aprofundar a matemática. 

Um exemplo, entre vários…

Entre os temas trabalhados ao longo do curso está o conceito de elasticidade, que você pode entender melhor conferindo o texto disponível no TC School.

De forma geral, a elasticidade apresenta a reação na quantidade demandada de um bem dada uma variação no preço. A elasticidade é apresentada de forma percentual.

No livro “Fundamentos de Economia”, ao abordar tal conceito, os autores apresentam então um caso prático aplicando o conceito de elasticidade aos combustíveis. Todos sabem que o preço dos combustíveis, hoje, é um tema bastante falado em decorrência do aumento de mais de 30% na média nacional ao longo de um ano. 

No caso prático, os autores apresentam o estudo realizado por Farina et al (2010) que compreendeu o período de julho de 2001 a agosto de 2009. Os resultados apresentados demonstraram que a demanda por etanol responde mais à variação do preço do que à gasolina.

Fonte: Fundamentos de Economia, pág. 60 (2014).

A partir da tabela, é possível observar que quando o preço do etanol aumenta, a demanda cai em um nível quando comparado a gasolina. Ou seja, no caso da gasolina, quando há um aumento de 1% no preço, a demanda cai 0,63% contra 1,23% no etanol. 

No caso da elasticidade cruzada, quando o preço do etanol aumenta 1%, aumenta a demanda por gasolina em 0,28%. No caso contrário, ou seja, quando a gasolina aumenta 1%, a demanda por etanol aumenta em 1,45%. Vou como é legal estudar fundamentos de economia?

Nesse contexto, esse exemplo que é apresentado no livro permite entender também outra questão relacionada ao preço dos combustíveis e que também é bastante debatida: os impostos.

É certo que no cenário atual há outras questões além dos impostos que corroboram para um maior nível de preço dos combustíveis (preço no mercado internacional, câmbio etc).

Mas pelo fato da gasolina se tratar de um bem inelástico, ou seja, quando há um aumento no preço, a demanda diminuiu, mas diminuiu em um nível menor do que o aumento no preço. 

Isso faz com que o governo possa ter um interesse em tributar esse tipo de bem, dado que mesmo o preço aumentando, a redução na demanda não ocorre no mesmo nível ou maior do que o nível do aumento. 

Fundamentos de economia: é um livro de cabeceira? 

Portanto, o livro “Fundamentos de Economia” requer estudo.

O ideal é que você leia, anote, tente fazer alguns cálculos, mas é certo também que a leitura de forma mais despretensiosa vai contribuir para que você aprenda o objeto de estudo da economia, bem como os principais conceitos e áreas, permitindo expandir os horizontes ao enxergar o mundo com um toque econômico. 

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Referência

Elizabeth Farina, Claudia Viegas, Paula Pareda e Carolina Garcia, “Mercado e concorrência do etanol”, in  Etanol e Bioeletricidade, 2010, ÚNICA – União da Indústria de Cana-de-açúcar, 

Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Analista de Conteúdo do TC
Graduando em Economia pela UFPB. Membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub