TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações

27/11/2020 às 16:00

TC School TC School

Neste texto, você confere a resenha do livro “A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações”. Visando um melhor entendimento, o texto está estruturado por meio dos seguintes tópicos:

  • Conhecendo o livro
  • Um pouco sobre Joel Greenblatt
  • Como bater o mercado de ações?
  • A fórmula mágica
  • A fórmula mágica de Greenblatt ainda funciona nos dias atuais?
  • Conclusão

Boa leitura!

greenblatt

Conhecendo o livro

O livro é relativamente curto, pode ser lido tranquilamente em 3 dias. O objetivo dele é ser extremamente didático e eficaz na hora de ensinar conceitos básicos de investimento e avaliação de empresas. Além disso, no decorrer do livro Greenblatt faz a exposição da famigerada “fórmula mágica”. Sendo assim, o livro é composto por 13 capítulos não intitulados, entendo que ele fez isso para que você leia todo livro e não fique procurando apenas a fórmula mágica.

Um pouco sobre Joel Greenblatt

Joel Greenblatt é um gestor de fundos de investimento, fundador da Gotham Funds e da New York Securities Auction Corporation. Além disso, ele é formado em administração pela Wharton School da Pensilvânia e professor da escola de negócios na universidade de Columbia. Ele também é autor de outras obras “You can be a stock genius: uncover the secret hiding places of stock Market” e “The big secret for the small investor: a new route to long-term investment success”.

Como bater o mercado de ações?

Para Greenblatt, a maioria dos profissionais do mercado e acadêmicos não irão te ajudar a bater o mercado. Sendo assim, ele considera que esse trabalho só pode ser feito por você, investidor.

Nesse contexto, o primeiro capítulo é dedicado a uma breve explicação do que faz um investidor, um gestor de fundos ou qualquer pessoa que busca comprar coisas abaixo do valor intrínseco. Nesse capitulo, ele expõe uma conversa que teve com seus filhos, tentando avaliar junto com eles o valor do negócio da venda de chicletes na escola.

De forma breve e didática, Greenblatt provoca os filhos sobre conceitos de perpetuidade, taxa de desconto, concorrência, cenários de mercado, múltiplos e contabilidade. Sendo assim, ele tenta introduzir no leitor a essência do que é comprar uma ação, sendo uma avaliação de um negócio, em resumo, descobrir se vale a pena ou não adquirir um negócio a determinado preço. Desse modo, esse é um exercício que todos pais deveriam fazer com seus filhos, não necessariamente para que se tornem grandes investidores, mas para que levem o conceito de preço e valor para a vida.

Já no segundo capitulo, podemos resumi-lo na discussão entre risco x retorno.  Greenblatt tenta mostrar como funciona a discussão sobre prêmio de risco (de forma implícita). Por exemplo, sabendo que um título do governo te paga 6% ao ano, você compraria ações que pagam 7% com um risco muito maior? Esse é um dos pontos que ele aborda.

Ações e a volatilidade

No capítulo 3, acredito que o ponto mais importante seja o conceito de ação. Greenblatt explica de forma didática o que é uma ação e tangencia o tema de IPO. Ação é basicamente o pedaço de uma empresa que foi dividida em milhares de pedaços e agora está sendo negociada, pelo menos as que estão na B3.

No capítulo 4, ele fala sobre um tema que é amplamente discutido e reiterado (em boa parte dos casos), mas que na imensa maioria das vezes é ignorada pelo investidor em momentos de grande volatilidade e estresse.

Os preços das ações oscilam de forma considerável ao longo do tempo. Ou seja, uma empresa pode valer metade do preço em poucos meses ou dobro nesse mesmo período de tempo. Sendo assim, Greenblatt fala que esse tipo de movimento, na imensa maioria das vezes, não faz sentido e aproveita para usar a mesma parábola que Benjamin Graham usa, falando sobre o senhor mercado e seu humor volátil.

A formula mágica começa a ser exposta a partir do capitulo 5. A partir daí, ele desenrola sobre esse assunto ao longo do livro, realmente uma aula sobre modelos utilizando fatores, sem grandes complexidades e intenso uso computacional. Se você tem Excel intermediário no seu currículo, já é o necessário. Sendo assim, vamos entender qual o passo a passo para aplicar a fórmula mágica.

A fórmula mágica

Basicamente, Greenblatt expõe 9 etapas ao longo do livro, já que no capitulo 5 ele só fala de comprar empresas que deem bons retornos em relação ao ser preço de mercado e empresas que proporcionam bastante retorno em relação ao capital.

  • Estabeleça uma capitalização mínima de mercado
  • Exclua ações de serviços públicos e financeiras (bancos, corretoras, bolsas, etc)
  • Exclua empresas estrangeiras (American Depositary Receipts)
  • Determine o rendimento dos lucros da empresa usando o EY= Ebit / TEV
  • Determine o retorno sobre o capital da empresa usando o ROC = Ebit/ Capital.
  • Classifique todas as empresas acima da capitalização de mercado escolhida pelo maior rendimento de lucros e pelo maior retorno sobre o capital em percentual
  • Invista em 20 a 30 empresas com a melhor classificação, acumulando 2 a 3 cargos por mês ao longo de um período de 12 meses.
  • Além disso, é importante rebalancear a carteira uma vez por ano, vendendo perdedores uma semana antes da marca de um ano e vencedores uma semana depois da marca de um ano.
  • Continue por um período de longo prazo (3 à 5 anos).

Onde: TEV é o enterprise value ( ativo + dívida liquida). ROC é Receiver Operating Characteristics. Ebit é o lucro ou resultado operacional. Capital é o ativo fixo somado ao capital de giro das empresas.

Como em uma receita de bolo, esses são os principais passos que o livro te ensina a seguir para que você possa implementar a estratégia.

Caso tenha ficado alguma dúvida mais técnica do ponto de vista contábil, confira o texto do TC School que detalha esses pontos.

A fórmula de Greenblatt ainda funciona nos dias atuais?

 No próprio livro Greenblatt questiona a validade da estratégia. Nesse contexto, ele argumenta que mesmo o livro sendo sucesso e mais pessoas utilizando a estratégia dele, investir em valor não é popular porque requer muito trabalho para ser feito de maneira adequada, uma vez que ele entende que a fórmula mágica é um subconjunto do investimento em valor.

De certa forma, ele tem razão, basta observar que cursos de análise fundamentalista possuem uma demanda muito menor quando comparado aos cursos de day trade, por exemplo. No entanto, a consistência dos fundamentalistas tende a ser bem maior que a dos analistas técnicos, em termos de rentabilidade e sobrevivência.

Sendo assim, ele acredita que há bastante espaço a ser ocupado antes que esse tipo de assimetria deixe de existir. Além disso, como qualquer estratégia sistemática, nenhuma terá assertividade 100%.

Acredito que a estratégia possa facilitar e sistematizar uma parte do trabalho de analise, filtrando boa parte das empresas. No entanto, ainda considero que poderia haver alguns filtros qualitativos, o próprio autor dá exemplos de pessoas que aperfeiçoaram sua estratégia.

Caso tenha interesse em analisar empresas, acesse o TC Matrix, lá você terá acesso a análise rápida, completa e intuitiva de todas as empresas listadas na bolsa.

Conclusão

Em concluso, aconselho a leitura do livro. Greenblatt fornece bastante detalhes que serão de infinita valia para aqueles que se interessam por uma estratégia nesses moldes. A leitura do livro foi o maior retorno por página que tive este ano, sem dúvida. Além disso, é uma leitura dinâmica e em vários momentos divertida, sendo uma ótima pedida para um fim de semana.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub