TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Inside Job: melhor filme documentário sobre a crise de 2008

05/02/2021 às 16:00

TC School

“Inside Job” é um documentário que retrata os bastidores da crise de 2008. A partir de recortes históricos e entrevistas com protagonistas do mercado, o filme busca ilustrar os motivos por trás de uma das maiores crises das história do capitalismo. Para facilitar a leitura, a resenha foi dividida nos seguintes tópicos:

  • Enredo do filme “Inside Job”
  • Protagonistas da crise financeira de 2008
  • A bolha imobiliária nos Estados Unidos
  • Indicação ao Oscar

Boa leitura!

Inside Job

Inside Job: documentário

Enredo do filme

Em resumo, o filme “Inside Job” busca retratar a história e os fatos por trás da crise de 2008. A partir de recortes de gravações históricas, o documentário mostra o caminho da formação da bolha imobiliária nos Estados Unidos, “o estouro” da bolha, em 2008, e as sequelas econômicas a partir desta.

Protagonistas da crise

Dessa forma, durante o documentário são entrevistados grandes gestores de fundos de investimento, ex-membros do governo americano e os antigos diretores e membros de alto escalão dos bancos de investimento envolvidos na crise.

Vale destacar alguns dos bancos e instituições financeiras citados no filme sobre a crise de 2008:

  • Goldman Sachs
  • Merrill Lynch
  • Lehman Brothers (Faliu em 2008)
  •  Morgan Stanley
  • Citigroup
  • JPMorgan
  • AIG
  • Moody’s
  • Standard & Poors
  • Fitch

A crise de 2008

Nesse sentido, para entender a narrativa do filme “Inside Job” é importante compreender a crise imobiliária americana de 2008 e os motivos por trás desta. Sendo assim, vamos desenvolver uma linha cronológica e discorrer sobre os fatos que constituíram uma das maiores bolhas da história das bolsas mundiais

Títulos podres

Na década de 1990, o setor financeiro americano passou por um grande processo de desregulamentação. Diante deste cenário, foi possível que bancos de investimento vendessem títulos de crédito imobiliário “podres” para investidores. Calma, pode parecer complicado, mas vou explicar como funcionava.

Antes do processo de desregulamentação, caso uma pessoa desejasse financiar um imóvel, ela teria de pegar empréstimo diretamente com o banco, o qual faria uma rigorosa análise de crédito (avaliando capacidade de pagamento, garantias, entre outros) para emprestar esse montante. Porém, a partir da desregulamentação, esse processo mudou. Dessa forma, entraram no meio desse processo os bancos de investimento, os quais através de uma securitizadora, transformavam esses empréstimos em títulos de crédito.

Após isso, reuniam milhares desses títulos em cestas e vendiam para investidores. A pior parte é que esses títulos eram avaliados como AAA pelas agências de crédito, o que levava aos investidores a crença que eram bons títulos (com boa capacidade de pagamento). 

Em suma, essa operação tirava o risco de crédito do banco e passava para investidores e a partir disso, os bancos ficaram cada vez mais negligentes com a análise do risco do crédito. Diante disso, os investidores estavam atolados de títulos de crédito podres, os quais tinham na contraparte pessoas que financiaram imóveis sem nenhuma capacidade de pagamento.

O fim da história vocês já sabem, os títulos que eram considerados como AAA (melhor Rating de crédito possível), eram no final das contas títulos sem nenhuma garantia de capacidade de pagamento. A partir disso, o valor dessas hipotecas foi a praticamente zero, levando instituições e investidores a acarretar com prejuízos bilionários.

Vencedor do Oscar

Melhor documentário 2011

O filme foi indicado ao Oscar em 2011 na classe “melhor documentário”. Além de ser indicado foi premiado como vencedor na categoria, no dia 27 de fevereiro de 2011.

Vale a pena assistir?

Acredito que o filme “Inside Job” seja de grande valia para todos que querem entender os detalhes da crise de 2008. Diferentemente do filme “A Grande Aposta” (Big Short), que retrata a situação de forma menos detalhista e entretida, o documentário contém boas entrevistas e depoimentos de peças chaves do sistema financeiro americano. É uma verdadeira aula de história e economia. Recomendo que todos os entusiastas do mercado assistam! 

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub