TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Resenha do livro “The Intelligent Asset Allocator”, de William Bernstein

12/03/2021 às 15:00

TC School

Neste texto vamos falar sobre uma das principais referências para os investidores e alocadores de recursos no mundo todo: o livro The Intelligent Asset Allocator, de William Bernstein.

A obra pode ser considerada uma das melhores sugestões de leitura para o investidor com a filosofia de investimentos fundamentalista, que preza pela diversificação do portfólio e valorização dos ativos no longo prazo. A resenha está dividida nos seguintes tópicos:

  • Quem é William Bernstein
  • Investidor “preguiçoso”
  • Relação entre risco e retorno
  • A diversificação da carteira de investimentos
  • Estratégia de alocação dos recursos investidos

Boa leitura!

William Bernstein

De início, já podemos falar de uma curiosidade, dado que Bernstein, autor do livro, é um neurologista, com doutorado em química, e não um grande gestor de fundos ativos (como Jim Simons ou Peter Lynch), nem um professor de finanças (como Benjamin Graham, Burton Malkiel ou Aswath Damodaran) nem um famoso educador financeiro (como Robert Kiyosaki), um grande investidor (como Eufrásia Teixeira Leite, Jorge Paulo Lemann, ou Luiz Barsi Filho), ou uma personalidade (como Nassim Taleb).

William Bernstein é um autor de livros muito conhecido. Além do The Intelligent Asset Allocator, o escritor possui dois outros grandes best-sellers sobre história econômica:

  • The Birth of Plenty: How the Prosperity of the Modern World Was Created
  • A Splendid Exchange: How Trade Shaped The World

Infelizmente não temos tradução para o português para alguns dos melhores livros do mundo sobre investimentos. Entretanto, quem acessa o blog do TC pode contar conosco! Apresentamos a seguir um resumo sobre a obra de Bernstein. Aliás, o curso “Aprenda a Investir Agora!” foi muito inspirado neste livro e no do professor Burton Malkiel.

Investidor “preguiçoso”

Se você é daqueles investidores que querem ficar comprando e vendendo ações toda hora, esse livro não é para você. Este livro é para aqueles investidores mais “preguiçosos”, porém que gostam de ter uma carteira de investimentos que muito provavelmente entregará um bom resultado de longo prazo, sem muita agitação (ou volatilidade, usando um termo mais técnico).

Enfatizando, seguir a estratégia de investimentos pregada por Bernstein em seu livro, apesar de nos referirmos à ela como “preguiçosa”, não necessariamente quer dizer que você terá um investimento ruim, como o próprio autor cita no prefácio do livro:

Os resultados foram estonteantes – quase todas as combinações possíveis de uma carteira de ações balanceada e diversificada em 4 classes de ativos entregou um desempenho superior ao de muitos profissionais do mercado financeiro no mesmo período analisado

O livro The Intelligent Asset Allocator já começa com Bernstein trazendo algumas considerações gerais e conceituais, explicando muito didaticamente o conceito de retornos e juros compostos, além do conceito de desvio-padrão, comumente utilizando para medir a volatilidade e o risco dos investimentos.

Relação entre risco e retorno

Já no capítulo 2, o autor começa a explicar a relação entre risco e retorno.

Esta é a primeira lição que qualquer investidor deveria aprender: risco e retorno andam juntos. Porém é qualquer tipo de retorno? Não! Sempre trabalhamos com retornos esperados.

Por exemplo, quando você “investe” na poupança, hoje, dia 12/03/2021, você está recebendo uma rentabilidade anual de 70% da Taxa Selic. Mas quanto será a Taxa Selic após esta próxima reunião do COPOM? Não sabemos, mas podemos ter algumas expectativas sobre ela (“esperança”, “retorno esperado”, entendeu?).

Por isso que os financistas costumam dizer que quanto maior o risco assumido, maior é o retorno esperado. Ou, em outra forma de falar, quanto mais retorno você quiser com os seus investimentos, mais risco você terá que assumir para obter aquele seu retorno esperado. OK? Tenha isso muito fixo na sua cabeça. Esse é o conceito mais importante sobre investimentos.

Se alguém te prometer retorno alto sem risco, pode fugir que é uma tremenda furada. Isso fica bem claro no livro. E digo mais, se alguém te prometer qualquer tipo de retorno, fuja que é mentira. Nem mesmo a poupança tem retorno garantido, porque o banco pode quebrar.

Evidente que no caso de um banco quebrar, você pode estar protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, o famoso FGC. Mas não dá para garantir nada em nenhum tipo de investimento, tudo tem risco… só que uns investimentos têm mais riscos do que outros. Não esqueça disso!

Mas e se você quiser investir mesmo sabendo que tudo tem risco, como se proteger? Acredito que você deva estar se perguntando sobre isso. Sim, temos uma solução e o livro The Intelligent Asset Allocator, de Bernstein, explora muito bem: a diversificação da sua carteira de investimentos.

A diversificação da carteira de investimentos

Os capítulos 4 a 7 exploram bem a ideia da diversificação de carteiras de investimentos, para que você fixe bem a importância deste conceito. Uma carteira bem diversificada passa por uma estrutura de ter as 4 classes de ativos exploradas no livro e uma quantidade razoável de ativos em cada uma das classes de ativos.

Quais são as 4 classes de ativos?

  1. Caixa
  2. Títulos de renda fixa
  3. Imóveis
  4. Ações

O que é uma quantidade razoável de ativos?

Depende da complexidade e nível de risco que você quer na sua carteira.

Aqui vale uma observação sobre a diversificação dos investimentos: como professor de finanças e investidor há bastante tempo, nunca tive uma carteira muito diversificada. Certamente o meu perfil de investidor é específico e bastante arrojado. A dica aqui do professor é que você sempre pense muito bem no seu perfil antes de montar a sua própria carteira de investimentos.

Qual é a implicação de não ter uma carteira bem diversificada? Cabe aqui nos lembrarmos da primeira lição que todo o investidor deveria aprender no mercado de capitais: risco e retorno esperado andam sempre juntos.

Em outras palavras, quando eu trabalho com uma carteira de investimentos muito concentrada (com poucos ativos e poucas classes de ativos), eu passo a depender demais de poucos ativos. Isso faz com que a minha carteira suba e desça muito mais forte do que uma carteira bem diversificada. OK, professor, mas isso quer dizer que eu sou maluco?

Não, mas talvez seja! (risos). Quer dizer que eu aceito correr mais riscos em troca da esperança de ter retornos maiores. Só que isso é apenas esperança, porque se der errado eu perco o meu dinheiro.

Você está disposto a correr esse tipo de risco? Se não está, é melhor diversificar bem a sua carteira.

Estratégia de alocação dos recursos investidos

Depois disso, William Bernstein, em The Intelligent Asset Allocator, explica no capítulo 8 sobre como você pode implementar a sua estratégia de alocação dos recursos investidos, de modo a ter uma diversificação suficiente. Em relação ao conteúdo básico, o livro acaba basicamente neste ponto.

Já nas últimas páginas, no capítulo 9, Bernstein apresenta algumas referências de livros que são importantes para o investidor e também sites que podem ser bastante úteis, como o próprio site dele.

Para finalizar, nossa sugestão é dar atenção aos dois apêndices que tratam sobre como você pode se tornar o seu próprio analista de carteira, sem precisar pagar por consultoria, e também alguns coeficientes de correlação entre as classes de ativos estudadas no livro.

Caso você não tenha a oportunidade de ler o livro original, na parte que ele fala sobre como otimizar a sua própria carteira, ele sugere o sistema disponível em seu site e outros. Contudo, no geral as ferramentas são pagas.

Solver

Desta forma, se você quiser fazer uma otimização realmente bem feita sem gastar dinheiro, sugiro que faça gratuitamente pelo Excel, usando a ferramenta solver, conforme ilustra o vídeo abaixo:

Se quiser aprender a usar melhor o Excel para esse tipo de coisa, temos também um curso sobre como utilizar o Excel para tarefas do mercado financeiro – além de vários outros cursos sobre investimentos disponíveis numa única assinatura (TC Master Pro) para você que quer se especializar no assunto.

Software R

No mais, se você gosta de personalizar as suas escolhas, utilize o software gratuito R:

Caso queira conhecer mais sobre o trabalho de William Bernstein e todos os seus livros, palestras e outros materiais, sugiro que acesse o seu site Efficient Frontier (ou Fronteira Eficiente).

A fronteira eficiente é um dos principais conceitos da teoria clássica de finanças e se você quiser saber um pouco mais sobre isso, recomendo a leitura do nosso texto sobre a Teoria das Carteiras e análise de investimentos.

Bons investimentos, preguiçosos ou não!

Professor Felipe Pontes
Felipe Pontes
Diretor Educacional do TradersClub
Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN. Professor de Contabilidade e Valuation. Gestor de Clube de Investimento.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub