Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

04/12/2020 às 15:00

TC School

Neste texto, você confere a resenha do livro “Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” da Nathalia Arcuri. Diante disso, a resenha está estruturada da seguinte forma:

  • Um pouco sobre a Nathalia Arcuri
  • Dinheirofobia
  • O primeiro “não”
  • Liberdade financeira
  • Considerações finais

Boa leitura!

me poupe

Um pouco sobre a Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é jornalista, apresentadora e criadora do maior canal de finanças do YouTube, o “Me Poupe!”. Nathalia é conhecida por tratar de finanças com um toque de humor. Além disso, ela escreveu seu primeiro livro em 2018, o “Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”. Nesse livro, a Nathalia aborda diversos temas super importantes a respeito de educação financeira, como: investimentos, o valor do conhecimento, a independência financeira, aposentadoria, “dinheirofobia” entre outros assuntos.

Sendo assim, vamos entender sobre alguns desses temas que são abordados no livro.

Dinheirofobia

Em primeiro lugar, a Nathalia trata sobre o que é o “dinheirofobia”. A autora traduz o termo “dinheirofobia” como sendo o medo/tabu que as pessoas normalmente têm de falar sobre suas finanças com as outras pessoas. Para a autora, esse é um dos maiores fatos causadores da má educação financeira no nosso país e, se você apresentar os “sintomas” dessa “doença”, deve tratar imediatamente.

Os sintomas são:

  • Sentir vergonha de pedir descontos
  • Achar feio falar sobre dinheiro e divisão de gastos
  • Ter medo de pedir aumento de salário
  • Pensar que os ricos são maus e os pobres são bons
  • Estar certo de que investir é para quem tem muito dinheiro
  • Acreditar que Deus ajuda quem tem uma parcela para pagar

Então, caso você se enquadre na situação de “dinheirofóbico”, a Nathalia se propõe a te ajudar e servir como sua “doutora” neste processo.

O primeiro “não”

Outro importante ponto que é debatido pela Nathalia no livro “Me poupe!” é do primeiro “não” que ela levou.

Certo dia, a pequena menina de apenas 7 para 8 anos estava conversando com suas amigas de escola e decidiu que iria pedir para seu pai criar uma conta poupança para ela, com o objetivo de ganhar um carro quando completasse seus 18 anos de idade. Advinha a resposta que ele deu. “NÃO!”. Diante disso, essa resposta curta e grossa dada pelo seu pai, foi de extrema importância para seu desenvolvimento.

Além disso, durante todo o tempo que ela morou com os pais, ela vivia sem privações, porém, sem luxos. Presente um pouco mais caro apenas no aniversário e no Natal, nada além disso. E justamente por esse motivo, ela sempre teve na cabeça que é preciso trabalhar e se organizar, para conseguir conquistar aquilo que quer.

Uma das frases mais ouvidas por ela, na sua infância, foi: “Cresça e apareça! No dia em que você tiver o seu dinheiro, poderá fazer tudo o que quiser”.

“A frase ficou impregnada na minha cabeça como um mantra. Pior que música-chiclete. Era disso que eu precisava para a minha vida: a certeza de que um dia eu poderia fazer tudo que eu quisesse. Mas isso exigia alguns pré-requisitos. A equação dinheiro + carro = liberdade passou a me guiar a partir de então” – Conta a Nathalia em seu livro.

Diante disso, esse é um ponto crucial no livro. Ser educado financeiramente perpassa por entender que não podemos ter tudo o que queremos. Por isso, precisamos realizar escolhas e, consequentemente, renúncias também.

Liberdade financeira

Já falamos sobre os dois primeiros tópicos abordados pela autora em seu livro, mas agora vamos para o último, a liberdade financeira.

Sendo assim, para a Nathalia, liberdade financeira é liberdade de escolha. Você poder fazer o que quiser, se quiser. Ou seja, você pode escolher com o que vai trabalhar ou se vai continuar trabalhando, já que dinheiro não é mais uma preocupação. Além disso, é muito importante que todos nós comecemos a nos planejar para esse ponto da vida o mais cedo possível, já que o tempo pode ser um forte aliado ao nosso favor na busca de atingir esse objetivo. Ainda mais, na sua obra, ela auxilia muito na tarefa de atingir essa grandiosa meta financeira.

Considerações finais

Além desses tópicos que foram citados anteriormente, o livro “Me poupe!” aborda ainda diversos outros assuntos, um mais importante que o outro. E o mais legal, ela fala de uma forma muito confortável de se ler. É uma leitura fácil e agradável, com uma linguagem que permite a todos usufruir da leitura. É muito usado exemplos reais que de fato aconteceram com a autora, o que facilita ainda mais a compreensão da mensagem e torna a leitura ainda melhor.

Por fim, nesta resenha,  foi feita uma breve apresentação de alguns dos assuntos tratados no livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”. Para uma absorção completa, é recomendado a leitura completa do livro.

Leia também outras resenhas de livros disponíveis no TC School.

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub