"À Procura da Felicidade": Ensinamentos de Chris Gardner - TC

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

“Start Where You Are” – o livro que inspirou o filme À Procura da Felicidade

06/08/2021 às 13:26

TC School

Na resenha crítica de hoje vamos falar sobre uma história real que virou livro e inspirou o filme “The Pursuit of Happyness” (2007), com o título em português “À Procura da Felicidade”, da diretora Gabriele Muccino.

Start Where You Are: Life lessons in getting from where you are to where you want to be”, (2006) é um livro escrito pelo empresário e gestor financeiro Chris Gardner. Em tradução livre, “Comece de onde está: Lições de vida para ir de onde você está para onde deseja estar”. O executivo foi interpretado por Will Smith nas telas do cinema no filme À Procura da Felicidade. O ator recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua atuação.

Comprei o livro em um sebo em Nova York. Foi um achado. Li durante a viagem. Com sutileza, Chris Gardner nos mostra como romper os ciclos e pensamentos que limitam nosso potencial. Quem assistiu o filme À Procura da Felicidade certamente envolve-se com a determinação do personagem. Para facilitar a leitura, elencamos a resenha em partes:

  • Quem é Christopher Paul Gardner
  • À Procura da Felicidade
  • Comece onde você está – “Start Where You Are”
  • Lições de vida para ir de onde você está para onde você deseja estar

Boa leitura!

Christopher Paul Gardner

Christopher Paul Gardner nasceu no dia 9 de fevereiro de 1954, nos Estados Unidos. A infância de Chris foi marcada pela pobreza e violência. O menino Gardner nunca conheceu o pai biológico e passou boa parte da infância em orfanatos e lares adotivos.

Após o Ensino Médio, Gardner ingressou na Marinha e mudou-se para San Francisco. Na Califórnia, trabalhou com pesquisa médica, sendo distribuidor de suprimentos hospitalares. O tal do aparelho hospitalar que Chris Gardner vendia no filme À Procura da Felicidade.

Em 1981, disposto a encontrar uma carreira que fosse lucrativa e gratificante, Gardner se inscreveu em programas de treinamento em corretoras do mercado de capitais.

Dean Witter Reynolds

Com esforço e dedicação, Gardner ganhou uma vaga no programa de treinamento voluntário (sem remuneração) na Dean Witter Reynolds. Entretanto, durante o estágio chegou a ficar sem-teto, indo morar em abrigos por deixar de pagar o aluguel da casa onde morava com o filho.

Em seguida, Gardner trabalhou na Bear Stearns & Co, de 1983 a 1987, onde obteve excelentes resultados. Em 1987, ele fundou a corretora Gardner Rich, em Chicago, com um capital inicial de apenas US$10 mil.

A Gardner Rich tornou-se uma corretora especializada na execução de transações de dívida, ações e produtos financeiros para instituições governamentais, como planos de pensão.

À Procura da Felicidade

Com um roteiro baseado em fatos reais, o filme À Procura da Felicidade de imediato nos emociona e nos dá ensinamentos importantes sobre persistência, perseverança e autoestima.

E é apenas uma pequena amostra da trajetória emocionante de superação, perdas e conquistas de um homem negro tentando a vida em Wall Street. E muito mais do que o próprio filme, cada lição dada no livro nos inspira e motiva. É uma leitura bacana para quem está disposto a lançar-se no mundo do empreendimento pessoal e profissional.

Entretanto, ressalvo minha crítica ao sonho americano de exaltar o esforço como um dos únicos meios para se atingir o sucesso. E, apesar de nos emocionar e realmente ser uma história incrível, nem sempre o esforço alcança o sucesso.

As lições do livro

A seguir, elencamos algumas das principais lições e ensinamentos do livro “Start Where You Are: Life lessons in getting from where you are to where you want to be”, que inspirou o filme À Procura da Felicidade (2007).

Na introdução, Chris Gardner nos propõe uma reflexão: “Por que não deixamos o mundo ser a nossa verdadeira sala de aula? Afinal, é ele (o mundo) que oferece tudo de que precisamos para alcançar todas nossas aspirações e desejos.”

Para Gardner,

sempre que me perguntam o que é felicidade, minha primeira resposta é que é a capacidade de olhar para onde estou no momento, onde quer que esteja, para lembrar de onde vim… e poder dizer – que vida linda é esta, estou muito grato por estar aqui. Mais do que tudo felicidade é poder apreciar tudo e saber – nossa, eu criei isso!

Acredito ser uma das grandes mensagens do livro e do filme À Procura da Felicidade. Esse estado de graça que tanto nos falta. A felicidade muitas vezes é sutil, está nos pequenos detalhes, basta ter essa capacidade de olhar ao redor e admirar-se. Não é esforço que vai te tornar um vencedor. A beleza da vida depende de como enxergamos o mundo.

Comece onde você está

Viva a sua vida para que sempre que a perder esteja à frente.” – Will Rogers

Sem um plano, um sonho é apenas um sonho

Para Gardner, a Marinha lhe forneceu educação com fundamentos para buscar essas possibilidades – “disciplina, caráter e iniciativa, todas as habilidades transferíveis que me serviriam em todas as buscas que viriam.

Qual é o ingrediente mais importante para uma busca bem-sucedida? Um plano!

De preferência um plano com foco no “Complexo dos 5 C´s”: claro, conciso, cativante, comprometido e consistente.

Todos nós temos o poder de escolha

Apesar de não ser tão simples manter, é importante tomarmos as rédeas de nossas vidas, sabermos que temos esta capacidade. E claro, de que poder nem sempre é querer. Mas é uma boa lição para ter em mente — essa autonomia que devemos buscar para determinar quem nos tornamos.

Como diz o autor na lição seguinte, “De 9 em 10 vezes, cheguei à conclusão de que, onde quer que esteja, cheguei lá por escolha própria.”

Comece com o que tem nas mãos

Acredite em si mesmo e na infinita abundância de recursos que já tem à sua disposição.

É uma lição para inspirar. O começo de todo plano em execução é árduo, mas com confiança em si, e criatividade em saber utilizar os recursos que dispomos, poderá torná-lo possível.

Faça amigos antes de precisar de amigos

É sempre melhor fazer amigos antes de precisar de amigos“.

Ter uma rede de relacionamentos é fundamental para atingirmos o sucesso. Precisamos do outro, e as pessoas que conseguem ter um bom networking podem ter mais facilidade e oportunidades para atingir um objetivo.

Saia da zona de conforto

Muitas vezes é muito mais fácil ficar em nossa zona de conforto e procrastinar. Simplesmente porque é preciso menos esforço para ficar onde não queremos estar do que reunir a energia necessária para criar a mudança para ir onde preferimos estar.

Complexo, né? Nos faz pensar. Leia novamente o parágrafo e reflita sobre as zonas de conforto — onde você está e onde deseja estar!

A mudança é necessária para o crescimento e se não buscarmos a mudança que desejamos para nós mesmos, o status quo acabará mudando por conta própria – de maneiras que podem tornar a adaptação ainda mais difícil

O livro, acredito assim como no filme À Procura da Felicidade, segue com uma série de lições que nos faz pensar e refletir sobre os valores das coisas, os esforços que fazemos para chegar lá.

Como ele cita na décima terceira lição:

Desenhe a linha de sua vida

Desenhe uma linha e ilustre eventos e escolhas importantes ao longo do caminho. Marque um X nos pontos de decisão críticos. Você verá que são suas decisões conduzindo sua linha e não o contrário!

E segue na próximas lição sobre a importância de reconhecer a sua identidade, sintetizada na frase de JFK:

Perdoe seus inimigos, mas nunca esqueça seus nomes.

Por fim, ao final das mais de 40 lições de Chris Gardner, a última nos diz assim:

– Busque a felicidade sempre!

Reivindique a propriedade de seus sonhos: – A felicidade é uma responsabilidade.

Como a música de BB King, “Paid the price to control the dice, paid the cost to be the boss.”

Como está hoje Chris Gardner?

Atualmente, Gardner é defensor de iniciativas de combate aos sem-teto, ajudando na autoestima de famílias de sem-teto que estão empregados, mas ainda não conseguem sobreviver. Há dados de que boa parte da população sem-teto nos Estados Unidos possui algum tipo de emprego.

Gardner é também palestrante motivacional e filantropo, tendo desenvolvido ações sociais especialmente no continente africano.

Baixe nosso app grátis!

No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub