TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Resenha de livro: The Outsiders

09/10/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, farei uma resenha sobre um livro que considero essencial para os adeptos do investimento de longo prazo: The Outsiders, de William N. Thorndike. Dessa forma, para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Overview e estrutura do livro
  • Jack Welch: o maior CEO de todos os tempos?
  • The Outsiders: quem são esses?
  • Conclusão: por que The Outsiders é uma leitura essencial aos investidores de longo prazo?

Boa leitura!

Livro the outsiders

Leia mais resenhas de livro:

Overview e estrutura do livro

Primeiramente, é preciso entender o questionamento que levou a elaboração da obra, o qual foi “o que faz um CEO ser bem sucedido?”. O autor não se contentou com a resposta “Pessoas com experiência e profundo conhecimento no setor em questão” e realizou um estudo que resultou nesse livro.

Dessa forma, The Outsiders – Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Sucess explora os aspectos que os grandes CEOs têm em comum. O autor utiliza casos de sucesso de oito empresas lideradas por pessoas que não adotavam métodos convencionais para época (daí a inspiração para o nome do livro), mas que foram extremamente bem sucedidas.

Assim, The Outsiders é uma obra que está dividida em nove capítulos, com cada um contando a história de um dos 8 CEOs de sucesso e o último para sintetizar todas as ideias.

Jack Welch: o maior CEO de todos os tempos?

Para você, qual é o maior CEO de todos os tempos? Muito provavelmente, o nome de Jack Welch, o lendário CEO da General Eletric durante muitos anos, será um dos mais citados. Entretanto, por que ele é considerado o melhor de todos os tempos? Qual a métrica utilizada para fazer tal afirmação? Longe do autor querer desmerecer o grande trabalho de Welch, mas ele deseja apontar para outras pessoas que também merecem destaque.

Dessa forma, a métrica utilizada para medir o desempenho dos CEOs em questão foi o retorno das ações das companhias. Ou seja, a definição de “sucesso” para um CEO é saber se ele consegue gerar retornos maiores do que os seus peers (empresas semelhantes) e do que o mercado como um todo. Por essa definição, Welch pode ser considerado um bom CEO, já que entregou um retorno 3,3 vezes maior do que o S&P 500 (índice de referência do mercado americano) durante o período que esteve à frente da GE (1981 – 2001). Um Dólar investido na GE quando Welch assumiu teria se transformado em $48 quando ele deixou a empresa.

Entretanto, você sabe quem é Henry Singleton? Esse matemático comandou um conglomerado nada usual, a Teledyne, de 1963 até 1990. $1 Dólar investido com ele estaria valendo $180 quando ele se aposentou da companhia. Você pode estar pensando “ok, ele é melhor que Welch, mas não é tanto assim”. Todavia, lembre-se a importância de analisar o contexto que ambos estavam inseridos.

Durante o tempo que Singleton esteve no comando da Teledyne, vários bear markets (mercados com tendência de baixa) aconteceram. Enquanto isso, coincidentemente, o período em que Welch esteve no comando GE foi quase igual ao bull market (um mercado com tendência de alta) ininterrupto que começou em 1982 e terminou com o estouro da bolha na internet no começo dos anos 2000. Mais uma vez, isso não quer dizer que Welch não tem méritos, mas um CEO que navega por todo tipo de mercado, em tese, pode ser considerado um líder melhor.

The Outsiders: quem são esses?

Assim, os Outsiders são os CEOs que conseguiram bater o mercado e os seus peers em todas as condições de mercado, gerando valor para os seus acionistas. As empresas analisadas no livro foram:

  • General Cinema
  • Ralston Purina
  • The Washington Post Company
  • Teledyne
  • General Dynamics
  • Berkshire Hathaway
  • Capital Cities Broadcasting
  • TCI

Eu só conhecia a história da Berkshire Hathaway, liderada por Warren Buffett, mas até a história dessa companhia o livro conseguiu contar sob uma ótica interessantíssima e inédita para mim. Segundo o autor, o grande diferencial dos comandantes dessas companhias está habilidade em alocar o capital da empresa de maneira extremamente eficiente. Outro ponto que diferencia esse seleto grupo está nos objetivos; enquanto uns miram crescimento de receita ou do lucro, os CEOs outsiders têm foco apenas no valor por ação. Ou seja, esses CEOs se preocupavam em gerar valor para o acionista. Esse método se mostrou extremamente eficiente, os retornos obtidos por quem seguiu essa visão são mostrados a seguir para comprovar.

Fonte: The Outsiders

Não entrarei no mérito de falar os detalhes de cada empresa, é um spoiler que tiraria o prazer de ver as ideias dessas grandes mentes quando confrontadas com situações adversas.

Conclusão: por que The Outsiders é uma leitura essencial aos investidores de longo prazo?

Nesse contexto, conhecer as características em comum dos grandes CEOs pode ajudar o investidor a escolher as empresas vencedoras no longo prazo. Mesmo que aos olhos do mercado a gestão desse líder pareça exageradamente inusual, se as decisões forem bem embasadas racionalmente, vale a pena ser um contrarian.

Por fim, espero que essa resenha tenha despertado o interesse de vocês em ler o livro. Esse texto cobriu apenas uma pequena parte da obra que, apesar de ter apenas 249 páginas, tem muito conteúdo para oferecer aos investidores. Particularmente, o que me agradou bastante foi o fato de trazer histórias sobre companhias que eu não tinha ideia de quais eram (apenas conhecia a Berkshire Hathaway) utilizando um ponto de vista inovador. Vale à pena a leitura!

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub