TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Resenha de livro: Trading in the Zone

16/10/2020 às 15:00

TC School TC School

O livro trading in the zone, de Mark Douglas, é famoso entre os traders de todo o mundo por suas percepções e detalhes sobre a psicologia de mercado. Mark Douglas é famoso no mundo do trade e foi o presidente da Trading Behavior Dynamics, a qual oferece programas de treinamento para auxiliar na psicologia do trade em instituições financeiras. Nesse contexto, sua visão única da psicologia de mercado torna este um dos livros mais úteis disponíveis hoje e é indiscutivelmente um dos livros de trade mais importantes já escritosAssim, essa resenha abordará os seguintes tópicos:

  • Mark Douglas e seu histórico
  • O que Trading in the Zone ensina?
  • Pontos fracos do livro
  • Perfis de traders indicados para esse livro
  • O que Trading in the Zone NÃO ensina?
  • Conclusão

Boa leitura!

livro trading in the zone

Leia mais resenhas de livro:

Mark Douglas e seu histórico

Mark Douglas foi um autor experiente com uma grande variedade de livros em seu currículo. Durante sua carreira em finanças, ele trabalhou com fundos de hedge, gerentes de financeiros e alguns dos maiores operadores de pregão. Antes disso, Douglas foi educado na Michigan State University, com especialização em Comunicação Interpessoal e Ciência Política. Douglas começou a treinar traders em 1982 e acumulou uma vasta experiência ensinando-os a desenvolver a mentalidade certa em torno disso.

O livro foi escrito partindo do pressuposto de que todos os traders desejam gerar uma renda em que possam confiar. O livro também é para comerciantes que entendem perfeitamente que a negociação não é um esquema para enriquecimento ou apenas uma alternativa para um conta poupança – pode ser um trabalho de tempo integral. Em 1990, Douglas escreveu seu primeiro livro The Disciplined Trader, que lhe rendeu sucesso moderado e atenção. No entanto, muito de seu sucesso foi obtido com Trading in the Zone em 2000.

Em seguida, Douglas escreveu principalmente ao lado da co-autora Paula T. Webb, que se especializou em psicologia da prosperidade. De 2010 em diante, os dois ministraram seminários e workshops em todo o mundo sobre psicologia comercial. Por fim, infelizmente, Douglas faleceu aos 67 anos em 2015.

Prêmios

O trabalho de Douglas lhe rendeu muitos prêmios, principalmente em publicações relacionadas a finanças. O mais prestigiado deles é o Bull / Bear Award , que ele ganhou em 2006, 2008 e 2011, e novamente em 2015 e 2017.

Outros livros de Douglas incluem:

  • The Disciplined Trader. O primeiro livro de Douglas sobre comércio, publicado em 1990.
  • Becoming “The Disciplined Trader”: Instilling a Comprehensive Winning State of Mind. Também com a coautoria de Paula T. Webb, uma versão atualizada de The Disciplined Trader, 2014
  • The Complete Trader. Escrito com a coautora Paula T. Webb, publicado em 2015.
  • The Little Book of Trading Performance: Real-Life Exercises for Peak Trading Results. Também com coautoria Paula T. Webb, 2016.

O que o Trading in the Zone ensina?

O livro pode ensinar aos traders uma variedade de lições sobre gerenciamento de riscos, consistência e encontrar novos níveis de realização e prazer de negócios bem-sucedidos. Assim, a principal lição que os traders podem tirar é aprender a entender a causa raiz do erros mais comuns no dia-dia do trading.

Douglas destaca que muitas negociações ruins geralmente resultam de questões emocionais profundamente enraizadas, que influenciam as interações do trader com o mercado. Durante a infância, todos nós experimentamos o fracasso de maneiras diferentes e gradualmente aprendemos a superar essa sensação de mágoa.

Nossa educação leva a padrões que estão tão profundamente enraizados em nossa psique que não temos consciência do impacto que eles criam. Uma negociação malsucedida inevitavelmente parecerá um fracasso e pode rapidamente despertar sentimentos negativos em nossa infância. Este livro pode ensinar os mecanismos de enfrentamento necessários para evitar essas emoções negativas.

Superar os sentimentos negativos relacionados ao fracasso pode ajudar os traders a se tornarem consistentes em suas negociações, pois consistência é o que é necessário para ter sucesso.

Principais reflexões

Essas reflexões são algumas reflexões e raciocínios que o livro passa:

  • Não fique desapontado quando estiver errado, nem fique muito confiante quando estiver certo. Trata-se de implementar seu método de forma consistente, independentemente de vitórias e derrotas. Porque vitórias e derrotas irão mexer com seus sentimentos e fazer com que você aja irracionalmente, resultando em auto sabotagem.
  • Para ser consistente, você tem que aprender a pensar em negociar de uma forma que não seja mais suscetível a processos mentais conscientes ou subconscientes que o fazem obscurecer, bloquear ou escolher e escolher informações com base no que fará você feliz, dê o que você quer, ou evite a dor.
  • Por que você acha que os traders malsucedidos são obcecados por análises de mercado? Eles anseiam pelo senso de certeza que a análise parece dar a eles. Embora poucos admitam, a verdade é que o trader típico quer estar certo em todos os trades. Ele está tentando desesperadamente criar certeza onde ela simplesmente não existe.

Essas citações acima podem te fazer procurar a câmera por parecer falar diretamente com você – nós vemos o que queremos ver. Filtramos informações a cada segundo e também fazemos isso na negociação. Filtraremos as informações que nos causarão dor e selecionaremos as informações que nos dão prazer. E fazer isso raramente nos leva a lucros.

Psicologia e estratégias de negociação de sucesso

Em muitos casos, a sensação de fracasso pode levar os comerciantes a perseguir suas perdas, ponto em que eles não estão mais seguindo uma estratégia de negociação, mas jogos de azar e colocando tudo em risco. Nesse sentido, antes de Trading in the Zone ser publicado, a psicologia do trader raramente era discutida. Era um conceito completamente novo. Nesse sentido, trades bem-sucedidas foram vistas como estritamente o resultado de análise de mercado excepcional, enquanto as negociações malsucedidas foram o oposto.

Agora sabemos que esta não é a história completa.

Na verdade, o resultado de uma negociação é o resultado das decisões que tomamos. Decisões que podem ser influenciadas pela pressão que vem junto com o risco de perder dinheiro e como respondemos a essa pressão.

Essas decisões também são influenciadas por traços de personalidade, como medo e ganância , por exemplo. Essas são características que compõem nossa personalidade, mas nem sempre temos consciência. Eles impactam nosso plano de trade, estilo de negociação e até mesmo o metas nós nos propomos. Além disso, Douglas explica como, se você está ganhando muito, terá uma atitude positiva. Da mesma forma, se você está perdendo muito, terá uma atitude negativa. Isso afeta a forma como você realiza suas próximas negociações.

O Trading in the Zone visa auxiliar os leitores a ajustar suas atitudes em relação ao trading, de modo que seja possível negociar sem medo ou ganância, resultando na eliminação de comportamentos imprudentes.

Um jogo de probabilidade

O livro visa ajudar as pessoas a negociar sem restrições psicológicas, em que uma perda é vista como um resultado possível, e não como um fracasso. Douglas explica que a maneira certa de pensar sobre negociação é um jogo de probabilidade. Não existe certo ou errado, ganhar ou perder, apenas probabilidade.

Afinal, a trading e/ou a carteira de investimento deve ser vista como um negócio e, em todos os negócios, os proprietários precisam colocar suas emoções de lado e tomar as decisões adequadas para a sobrevivência de seus negócios.

As perdas devem ser aceitas e removidas.

Mark Douglas cobre de forma abrangente os processos necessários para ajudar os traders a analisar o mercado com um ponto de vista claro e desapaixonado, que esperançosamente levará os leitores a ter lucro.

As famosas cinco ‘verdades’

Uma das seções mais úteis que cobre Trading in the Zone é a famosa teoria das cinco ‘verdades’ de Douglas, que pode ser resumida como:

  1. Tudo é possível.
  2. Não há necessidade de saber o que acontecerá a seguir para obter lucro.
  3. Vitórias e perdas não seguem um padrão, são distribuídas aleatoriamente.
  4. Uma borda é uma indicação de uma probabilidade mais alta, nunca é uma certeza.
  5. O mercado é único a cada momento.

Douglas acredita que, uma vez que um comerciante aceita essas verdades, ele é capaz de deixar sua bagagem psicológica para trás. Nesse contexto, O conselho é escolher sua vantagem, cumpri-la e negociar para que, com o tempo, distribuição aleatória em algum momento cairá a seu favor.

Os quatro medos

Em Trading in the Zone , Douglas também escreveu sobre o que ele chama de quatro medos. Eles são:

  • Medo de perder (FOMO) . Este é o medo de que você esteja perdendo uma oportunidade enquanto todos estão ganhando com ela.
  • Medo da perda . É o medo de perder o que você já tem.
  • Medo de estar errado . É o medo de que sua próxima operação não dê certo, uma crise de confiança.
  • Medo de deixar uma vitória se transformar em uma perda . É o medo de perder tudo o que você ganhou.

O livro nos ensina a importância de operar com confiança. Devemos remover o medo de nossos negócios, mas devemos permanecer disciplinados.

Pontos fracos do livro

Você deve estar preparado para uma série de metáforas prolixas que podem ser encontradas ao longo do livro. Além disso, Douglas revelou que perdeu muito dinheiro negociando, o que levou muitos a ficarem céticos quanto ao seu conhecimento sobre trading.

O livro vem banhado em muita psicologia, ou seja, queremos dizer termos psicológicos, frases e explicações que não significam muito no contexto de trade ou são questionáveis ​​em termos de precisão científica. Por fim, o livro é por diversas vezes repetitivo em algumas partes, podendo ser reduzido pela metade se fosse mais objetivo.

Perfis indicados para esse livro

  1. Iniciantes que ainda estão tentando encontrar seu lugar no mundo do trading.

O livro pode ajudar a preparar mentalmente os iniciantes para o que estão prestes a empreender e fazê-los entender como a psicologia do comerciante é importante para evitar erros e fazer negócios bem-sucedidos.

  1. Traders que não estão confiantes em suas negociações.

Existem muitos riscos envolvidos no trading e, sem confiança, eles podem acabar sucumbindo a vieses comportamentais.

Os traders podem descobrir que, ao cometer um erro, se tivessem seguido seus instintos iniciais, eles o teriam evitado. Em vez disso, eles se sentiram ansiosos e decidiram contra seus instintos originais, que lhes fizeram perder dinheiro.

  1. Traders que estão perdendo mais do que ganhando.Este livro pode ajudá-los a avaliar os motivos potenciais pelos quais isso está acontecendo.

Com ele, podem pensar sobre sua própria mentalidade e, com sorte, identificar os motivos psicológicos que os estão levando a cometer erros. Mais importante ainda, tente encontrar soluções para esses problemas.

O que Trading in the Zone não ensina?

Uma coisa importante a lembrar sobre Trading in the Zone é que ele se concentra na psicologia do trader, que é uma parte do aprendizado de como operar. Você ainda precisa aprender os fundamentos técnicos e como o mercado realmente funciona. Sem eles, você não saberá o que está fazendo.

“A confiança em suas negociações elogia um trader, não faz de você um trader”

De certo modo, embora este seja definitivamente um livro que você deve ler, não deve ser sua primeira leitura. Idealmente, você deve se concentrar em ler algo mais técnico primeiro.

Considerações finais

É uma leitura difícil e seria mais adequado para pessoas que têm algum conhecimento de trading. Se você for um iniciante, a primeira metade do livro pode ser muito difícil de entender. O problema para a maioria dos traders é a emoção humana, e talvez a leitura deste livro ajude os traders em potencial a reduzir seus níveis de emoção, por consequência, as perdas.

Dessa forma, se você deseja ser trader, esse livro precisa fazer parte de sua biblioteca. Com base psicológica, prova como seus pensamentos e crenças sobre o mercado junto com as emoções não têm reflexo sobre o que o mercado está comunicando a você a cada momento. Além disso, o final mostra os passos para construir um sistema próprio sólido, que é o primeiro estágio para se tornar um bom operador de mercado.

Por fim, depois que já tiver comprado e lido, mantenha por perto, as leituras posteriores serão bem mais proveitosas que a primeira, principalmente se você for um trader iniciante agora.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub