"Misbehaving: A construção da economia comportamental", Richard Thaler

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Misbehaving: A construção da economia comportamental

30/04/2021 às 16:00

TC School

Olá investidor! Você já ouviu falar em economia comportamental? É um tema relativamente novo dentro da ciência econômica, e bastante interessante para quem investe no mercado financeiro.

Aliás, a própria ciência econômica é relativamente nova quando comparada a outras ciências como a matemática, por exemplo. No entanto, a área apresentou forte desenvolvimento ao longo das últimas décadas, e continua evoluindo cada vez mais.

Diante disso, no livro “Misbehaving: A construção da economia comportamental“, Richard Thaler aborda a construção do debate teórico em torno do tema.

  • Quem é Richard Thaler?
  • Economia tradicional e o Homo Economicus
  • Estrutura lógica
  • A história do pensamento econômico

Boa leitura!

Quem é Richard Thaler

Richard H. Thaler é um economista reconhecido por suas contribuições no ramo da economia comportamental. Seu trabalho possui tal notoriedade que em 2017 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Economia.

Thaler possui diversas publicações em periódicos de impacto abordando seu tema central: economia comportamental. Professor de ciências comportamentais e economia na Universidade de Chicago, Thaler também é reconhecido por suas obras e publicações.

Além de Misbehaving, o autor também é reconhecido por criar juntamente como o seu parceiro de estudos, Cass Sustain, o termo “nudge” que é amplamente abordado no livro “Nudge: Como tomar as melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade”.

Economia tradicional e o Homo Economicus

A economia tradicional foi desenvolvida com base nos modelos matemáticos e assumindo a hipótese dos agentes racionais. Não é à toa que ao falarmos em economia, logo imaginamos os modelos estatísticos, fórmulas matemáticas e muitos e muitos cálculos. Além disso, outra importante hipótese postulada para os estudos sobre teoria econômica, é a plena racionalidade dos indivíduos.

A economia tradicional leva em consideração um ser humano idealizado, totalmente racional e livre de qualquer desvio de racionalidade para fazer as análises econômicas. Na microeconomia, por exemplo, leva-se em consideração que os indivíduos estão sempre em busca de maximizar sua utilidade.

Em partes, essa hipótese explica de forma razoável o comportamento dos indivíduos frente às decisões. Ninguém em sã consciência prefere pagar um valor maior por um produto quando há a possibilidade de comprar o mesmo bem, sem nenhuma diferenciação, por um preço menor.

Entretanto, em alguns momentos nós, seres humanos, apresentamos alguns comportamentos não tão racionais assim. Você já parou para pensar o porquê segurar um produto por um tempo aumenta as chances de você adquiri-lo? Foi diante desses questionamentos e observações, dos desvios de racionalidade verificados, principalmente no mercado financeiro que a economia comportamental surgiu.

Estrutura lógica da economia comportamental

Diante do exposto, no livro “Misbehaving: A construção da economia comportamental”, como o próprio título sugere, Richard Thaler apresenta a ordem cronológica da construção da economia comportamental. Como quase tudo que é novo causa grande impacto, com a economia comportamental não foi diferente.

Janelas temporais

O livro segue uma estrutura cronológica dos fatos, e está estruturado em 8 capítulos.

No primeiro capítulo, intitulado de “Primórdios: 1970-78”, Thaler inicia a jornada de descrição de como ele vivenciou, verificou e contribuiu para a construção da economia comportamental.

Ao longo do livro, Thaler apresenta uma série de exemplos que demonstram os desvios de racionalidade dos seres humanos e vai apresentando a construção da economia comportamental em explicitar que tais desvios supostamente irrelevantes são relevantes.

A história do pensamento econômico

Um ponto interessante destacado ao longo do livro é a resistência por partes dos estudiosos neoclássicos frente às novidades apresentadas pela disciplina em questão. Embora tenha ocorrido tal embate, principalmente com o início do desenvolvimento da economia comportamental, fica evidente a sua importância e consolidação nas últimas décadas.

Diante desse cenário, Misbehaving antes de tudo, é uma contribuição de grande valia para todos aqueles que possuem interesse em entender um pouco sobre a história do pensamento econômico no que compete especificamente a economia comportamental.

Além disso, uma das mensagens importantes do livro é deixar claro que a economia comportamental busca justamente entender o comportamento humano com suas imperfeições com o objetivo de desenvolver melhor as teorias e análises diante dos fatos econômicos.

Por fim, consideramos “Misbehaving: A construção da economia comportamental”  uma boa indicação de leitura para quem busca entender o processo de desenvolvimento da economia comportamental com uma linguagem acessível e com muitos exemplos que vivenciamos diariamente.

Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Vitor Nayron Moreira de A. Marques
Estagiário do TradersClub
Graduando em Economia pela UFPB. Membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub