TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Investindo em ações no longo prazo

20/11/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, irei fazer uma resenha do livro que eu considero a “bíblia dos investimentos”, o “Investindo em ações no longo prazo”, escrito por Jeremy Siegel. Dessa forma, para facilitar o entendimento e compreensão dos assuntos abordados, a resenha será dividida nos seguintes tópicos:

  • Quem é Jeremy Siegel?
  • Principais abordagens do livro
  • As ações são o melhor investimento no longo prazo?
  • Como superar o desempenho do mercado?
  • Considerações finais

Boa leitura! 

investindo em ações no longo prazo

Quem é Jeremy Siegel?

Siegel nasceu em Chicago, no estado de Illinois, e se formou na Highland Park High School. Além disso, ele também se formou em matemática e economia na Universidade de Columbia e obteve o doutorado no MIT em 1971. Além do “Investindo em ações no longo prazo”, o autor apresenta mais livros de sua autoria, como o “The Future for Investors: Why the Tried and the True Triumph Over the Bold and the New”.

Principais abordagens do livro

Quando eu falo que considero o livro Siegel a “bíblia dos investimentos” não é por acaso. O livro aborda diversos tópicos essenciais para o investidor, passando pela história dos mercados, classes de ativos, diversificação, retorno dos ativos, além do gerenciamento de risco.

Além disso, durante a leitura, você vai se deparar com história do mercado de ações baseada em dados, vai entender os ciclos econômicos, o comportamento do mercado acionário durante as crises, retorno das principais classes de ativos no longo prazo e aspectos comportamentais dos investidores.

As ações são o melhor investimento no longo prazo?

Esta é a principal abordagem do livro, mostrar que uma estratégia de investimento em ações pode ser muito rentável no longo prazo. Dessa forma, para efeito de comparação, foi realizado um estudo sobre o retorno real das principais classes de ativos nos Estados Unidos, usando como referência os preços desses ativos no período entre 1802 e 2012. Após o estudo, foi evidenciado os seguintes resultados:

  • As ações tiveram um retorno anualizado de 6,6% acima da inflação.
  • Os títulos apresentaram um retorno de 3,6%, as letras 2,7% e o ouro 0,7%.
Jeremy Siegel

Fonte: Investindo em ações no longo prazo (2015)

Como superar o desempenho do mercado?

Dessa forma, durante o capítulo 12 do livro, o autor busca demonstrar, quais fatores proporcionam um retorno acima da média do mercado americano. Ele realizou estudos comparando características específicas de alguns grupos de ativos frente a média do mercado americano. Sendo assim, Siegel conseguiu inferir aspectos que proporcionaram a esses grupos um retorno acima da média. Dentre os grupos de ações analisadas, as que performaram melhor que o mercado com consistência foram:

  • Os papéis de baixa capitalização (Small Caps)
  • As ações de valor (Menor relação preço lucro e preço valor patrimonial)
  • As ações com maior volume de pagamento de dividendos

Considerações finais

Desse modo, considero este livro uma leitura obrigatória para todo investidor de longo prazo. A leitura vai te dar um grande embasamento sobre o funcionamento e comportamento do mercado de ações. Além disso, você vai compreender o motivo por trás do prêmio de risco das ações frente os títulos de renda fixa, a diferença entre ações de crescimento e ações de valor, os fatores por trás do retorno das ações, o impacto dos impostos e taxas sobre o retorno de longo prazo, além dos aspectos comportamentais dos investidores.

Acredito que seja uma leitura importante para investidores que tenham interesse em começar a investir em ações, mas também acho super válida para aqueles que já investem.

Leia mais resenhas de livros disponíveis no TC School.

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub