Filme: "Wall Street: O dinheiro nunca dorme" - TC

TC School / Livros de Economia, Finanças, Contabilidade e Investimentos

Filme “Wall Street: The Money Never Sleeps”

13/08/2021 às 17:01

TC School

A Grande Crise Financeira ocorrida entre 2007 e 2008 rendeu muitas obras no cinema, como o filme “Wall Street: The Money Never Sleeps” (“o dinheiro nunca dorme”, na tradução livre), que traz a continuação do longa de 1987.

Diferente da maioria dos filmes que abordam os acontecimentos da crise dos subprimes, este, na minha visão, mostra o lado mais pessoal dos personagens, que conseguem desenvolver uma relação afetiva, apesar de suas diferentes ideologias.

Contudo, “Wall Street: o dinheiro nunca dorme” acaba entregando menos do que se espera e não à toa possui uma nota de apenas 6.2/10 no IMDb.

Na resenha de hoje, abordei as principais críticas ao filme nos seguintes tópicos:

  • O dinheiro nunca dorme: sobre o filme
  • “It’s not about the money – It’s about the game”
  • Considerações finais

Boa leitura!

Wall Street: o dinheiro nunca dorme

Wall Street: O dinheiro nunca dorme

Sobre o filme

Se você assistiu “Wall Street – Poder e Cobiça”, deve se lembrar do poderoso executivo Gordon Gekko (estrelado por Michael Douglas). Uma lenda do mercado financeiro que possui pouco (ou nenhum) senso de ética.

O filme “Wall Street: O dinheiro nunca dorme” se passa 23 anos após o primeiro longa. Durante boa parte desse tempo, Gordon Gekko cumpre pena por fraude e lavagem de dinheiro.

A sequência, também dirigida por Oliver Stone, começa apresentando Gordon Gekko deixando a prisão sozinho, arrependido e disposto a mudar. Contudo, o que vemos ao longo do filme é um velho lobo de Wall Street ainda mais engenhoso e sábio, disposto a qualquer coisa para “voltar ao jogo”.

Autor de livros e palestrando sobre negócios para universitários, seu caminho começa a se cruzar com o de Jacob Moore, um jovem promissor do mercado financeiro com especialidade em fontes renováveis de energia. Ele acredita que pode transformar o mercado de energia e aposta em uma grande pesquisa desenvolvida na Califórnia.

Ao mesmo tempo, Gordon se mostra disposto a resgatar a relação com sua filha, Winnie Gekko, uma blogueira liberal que não esconde todo seu desprezo pelos magnatas do mercado financeiro e que está prestes a se casar com ninguém menos que Jacob Moore.

Jacob trabalha na Keller Zabel Investments, chefiada pelo seu grande mentor Louis Zabel. A empresa, que até então se mostrava altamente lucrativa, começa a passar por um forte revés causado por Bretton James, um magnata disposto a acabar com a imagem da empresa.

Com isso, Zabel acaba sendo forçado a negociar as ações da Keller Zabel por um valor muito abaixo e, no dia seguinte, depois de tomar seu café da manhã, ele tira sua própria vida. A morte de Zabel estimula um sentimento de vingança dentro de Jacob, que decide atingir Bretton James e ainda faturar uma grande bolada.

Jacob, então, decide confiar em Gordon — um erro que acabaria custando muito caro — servindo como o elo entre pai e filha, sem imaginar as reais intenções de Gordon Gekko neste drama “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”.

“It’s not about the money – It’s about the game”

Enquanto Jacob espera conselhos para derrubar Bretton James, Gordon tenta uma reaproximação com sua filha, além do desejo de voltar para o mundo dos negócios. Acontece que as duas intenções se encaixam perfeitamente. Winnie possui uma enorme quantia em uma conta na Suíça, dinheiro suficiente para Gordon “voltar ao jogo”.

Ao mexer com as emoções da sua própria filha para recuperar a vida que tinha, Gordon Gekko mostra todo seu lado frio e perverso. Trata-se de alguém fascinado pela dinâmica dos mercados e que é capaz de tudo para ganhar, seja passando por cima das “regras do jogo” ou por cima dos sentimentos das pessoas. Como ele mesmo diz: “não pelo dinheiro, mas pelo jogo”.

Trailer oficial

Considerações finais

Podemos dizer que o filme se resume na relação entre esses três personagens, onde o dinheiro corrompe tudo. O filme “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”, apesar de bem produzido, promete muito e acaba entregando pouco, focando no drama exacerbado entre os personagens.

Livros para investidores iniciantes

Temos muitas recomendações de livros de finanças, economia, administração, contabilidade e mercado financeiro. Leia algumas de nossas resenhas:

Lincoln Silva
Lincoln Silva
Investidor em renda variável e assistente de conteúdo do TC School.
Bacharel em Ciências Contábeis na UFRJ.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub