TC School / Mercado de ações

Índices internacionais do mercado de ações: conheça alguns dos principais

10/12/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, você confere alguns dos principais índices internacionais negociados nas bolsas mundiais. Dessa forma, para você entender melhor cada índice do mercado de capitais mundial, o texto está estruturado da seguinte forma:

  • O que é um índice?
  • Índice MSCI World
  • Índice Euro Stoxx 50
  • Chicago Board Options Exchange Volatility (VIX)
  • Nikkei 225 Total Return Index
  • Hang Seng Index

Boa leitura! 

índices internacionais

O que é um índice?

Os índices de mercado funcionam como um indicador de desempenho de um determinado grupo de ativos, taxas ou valores mobiliários. Seu uso é bastante conhecido no seguimento de renda variável, como o índice Bovespa e S&P 500. Sendo assim, cada index estima a performance por meio de cálculos estatístico próprios do valor dos ativos. Nesse contexto, conheceremos os índices de renda variável das bolsas mundiais.

Bolsas Mundiais

Índice MSCI World

O índice MSCI busca representar grandes e médias empresas de 23 países desenvolvidos. Os países abrangidos pelo índice estão apresentados abaixo.

composição do msci world

Fonte: MSCI

composição do MSCI world

Fonte: MSCI

Esse índice possui aproximadamente 1600 ações, abrangendo cerca de 85% da capitalização de mercado ajustado ao free float de cada país.

desempenho do MSCI world

Fonte: MSCI

Além do MSCI World, também temos outros índices internacionais derivados do MSCI, como o MSCI Emerging Markets e o MSCI EAFE Index.

Índice MSCI Emerging Markets

O índice  MSCI Emerging Markets começou a ser cotado em 1988 incluindo 10 países. Atualmente, abrange 26 países em todo o mundo. O MSCI Emerging Markets  foi construído para refletir de forma dinâmica a evolução do conjunto de oportunidades dos mercados emergentes e ajudar os investidores a atender as necessidades de alocação de ativos globais e regionais sem a necessidade de altos custos com equipes de pesquisa e estrutura, podendo se posicionar de forma passiva e genérica a economias com essas características.

Sendo assim, dentre os países que fazem parte desse índice está o Brasil, a Argentina, a China e outros países que estão listados abaixo.

msci emerging markets index

Fonte: MSCI

MSCI EAFE Index

O índice MSCI EAFE foi concebido com o objetivo de representar o desempenho de títulos de grande e média capitalização em 21 mercados desenvolvidos, incluindo países da Europa, Australásia e Extremo Oriente, excluindo os EUA e Canadá. Assim como MSCI World, ele também cobre aproximadamente 85% da capitalização de mercado ajustada pelo free float em cada país.

Bolsas mundiais – Europa

Índice Euro Stoxx 50

O índice Euro Stoxx 50 se caracteriza como um índice de blue chips líderes da Europa, dando uma representação para as empresas líderes da região. O índice cobre 50 ações de 9 países da Zona do Euro: Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Espanha. Nesse contexto, o Euro Stoxx 50 Index está licenciado para instituições financeiras com o objetivo de servir como base para uma ampla gama de produtos de investimento, como fundos negociados em bolsa (ETF’s), futuros, opções e produtos estruturados em todo o mundo. Entretanto, esse índice ainda não é negociado no Brasil.

Bolsas mundiais – EUA

Chicago Board Options Exchange Volatility (VIX)

O índice VIX é um cálculo projetado para produzir uma medida de volatilidade constante esperada para 30 dias do mercado de ações dos EUA. Além disso, esse índice é derivado dos preços das cotações intermediárias em tempo real das opções de compra e venda do índice S&P 500 (SPX). Em uma base global, é uma das medidas de volatilidade mais reconhecidas e amplamente divulgada pela mídia financeira.

Nesse contexto, o índice VIX por possuir futuros e opções, fornece aos participantes do mercado flexibilidade para fazer hedge de uma carteira. Além disso, o índice possibilita empregar estratégias em um esforço para gerar retornos de diferenças de preços relativos ou expressar uma perspectiva de alta, baixa ou neutra para a volatilidade implícita do mercado amplo.

Os futuros do VIX oferecem um jogo puro do nível de volatilidade esperada. As opções VIX podem fornecer meios semelhantes para posicionar uma carteira para aumentos ou reduções potenciais na volatilidade prevista.

Um dos maiores riscos para uma carteira de ações é um amplo declínio do mercado. O índice VIX teve uma relação inversa e historicamente forte com o índice S&P 500. Sendo assim, uma longa exposição a volatilidade pode compensar um impacto adverso da queda dos preços das ações. Abaixo está o desempenho do VIX no ano de 2020.

Dow Jones, Nasdaq e S&P 500

Vale lembrar que já possui um texto no TC School sobre os índices do mercado americano – Dow Jones, Nasdaq e S&P500. Por isso, não trataremos desses índices neste texto.

Bolsas mundiais – Ásia

Nikkei 225 Total Return Index

O Nikkei 225 Total Return Index também se configura com um dos importantes índices de bolsas mundiais e mede o desempenho do Nikkei 225, que inclui os movimentos no nível do índice e o reinvestimento das receitas de dividendos das ações que o compõem. Nesse contexto, o índice de retorno total Nikkei 225 é calculado com base na média de ações Nikkei (Nikkei 225). O Nikkei 225 é composto por 225 ações ordinárias domésticas da 1ª seção da bolsa de valores de Tóquio, que é usado em todo o mundo como o principal índice de ações japonesas.

O Nikkei possui uma grande variedade de outros índices e subíndices, para ter acesso a eles, clique aqui.

Desempenho do Nikkei 225 nos últimos 8 anos.

Hang Seng Index

O HSI foi iniciado em 24 de novembro de 1969 e é atualmente compilado e mantido pela Hang Seng Indexes Company Limited , que é uma subsidiária integral do Hang Seng Bank, um dos maiores bancos registrados e listados em Hong Kong em termos de capitalização de mercado. A Hang Seng, apesar de ser uma empresa de capital aberto, é controlada por outra instituição financeira internacional, o HSBC.

O HSI é um índice do mercado de ações ponderado pela capitalização de mercado e ajustado pelo free float em Hong Kong. Nesse contexto, ele é usado para registrar e monitorar as mudanças diárias das maiores empresas do mercado de ações de Hong Kong. Além disso, também é tido como o principal indicador do desempenho geral do mercado em Hong Kong.

Desempenho do Hang Seng Index

Portanto, esses são uma parte dos índices existentes no exterior, sendo alguns dos principais. Além dos índices de renda variável no exterior, também temos vários outros índices de mercado, como os índices renda fixa  e os índices de renda variável nacional.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub