CAPE Ratio e a previsão dos retornos das ações - TC

TC School / Mercado de ações

CAPE Ratio e a previsão dos retornos das ações

11/08/2021 às 15:48

TC School

É comum ler e ouvir várias previsões sobre grandes crises no mercado que estão por vir. Dentre alguns dos indicadores utilizados para esse tipo de previsão, existe o CAPE Ratio, também conhecido como Shiller P/E, em homenagem ao professor Shiller que popularizou a utilização desse indicador.

Apesar de já ter ajudado a prever movimentos, o CAPE Ratio é apenas um indicador e deve ser analisado em conjunto com outras métricas na hora de fazer análises sobre o mercado em geral. Assim, para você conseguir distinguir quais análises utilizando o CAPE Ratio são bem embasadas ou não é preciso saber o que esse índice representa e como ele é calculado.

  • O que é o CAPE Ratio?
  • CAPE Ratio no mercado brasileiro
  • Conclusão

Boa leitura!

CAPE Ratio

O que é o CAPE Ratio?

A sigla CAPE vem do nome Cyclically Adjusted Price-to-Earnings, em bom português é um indicador Preço/Lucro ajustado pelos Ciclos.

Esse indicador também é conhecido como Shiller P/E, já que foi proposto por Robert Shiller, aquele mesmo da economia comportamental, vencedor do Prêmio Nobel em 2013 e autor do best-seller “Exuberância Irracional”. O índice ganhou notoriedade após prever em seu livro a bolha da internet nos anos 2000 e também a crise dos subprimes em 2007.

O índice Preço/Lucro (P/L) foi proposto por Graham (1934) para auxiliar na análise e valuation de ativos individuais. Shiller e Campbell (2001) expandiram essa ideia e utilizaram o índice proposto por Graham para determinar níveis gerais de valuation no mercado.

A história conta que em 1996 Robert Shiller e John Campbell apresentaram uma pesquisa para o FED (Federal Reserve) sugerindo que o preço das ações estava aumentando muito além do crescimento nos lucros por ação.

No TC School já discutimos se a cotação segue o lucro ou vice-versa, não entraremos nessa discussão aqui. Em 1998 Shiller e Campbell transformaram a pesquisa em artigo e em 2001 atualizaram o estudo.

A fórmula para o CAPE Ratio é descrita abaixo:

fórmula cape ratio

A intenção de utilizar os 10 anos é capturar um ciclo completo do mercado e reduzir o ruído e a volatilidade que poderia existir em uma janela temporal mais curta.

Como a maioria dos indicadores que utilizam informação contábil, o CAPE Ratio tem como uma de suas principais limitações históricas que não necessariamente refletem o futuro de maneira adequada.

Outro problema pode ser a grande mudança que os índices de ações sofreram, com empresas de modelos considerados arcaicos perdendo relevância no índice para as empresas de tecnologia.

Além disso, alguns autores questionam sobre a qualidade da informação do lucro líquido (SIEGEL, 2016), sugerindo outras métricas menos suscetíveis à gerenciamento e mudanças na norma como o lucro operacional.

CAPE Ratio no mercado brasileiro

Como exemplo prático, iremos calcular o CAPE Ratio para o IBRX 100, o índice que agrega as 100 ações com maior representatividade e negociabilidade da bolsa brasileira.

Para calcular o indicador, coletamos os dados na plataforma Economática®, as seguintes informações foram coletadas:

  • Composição histórica do IBRX 100
  • Cotação do IBRX 100
  • Lucro Líquido corrigido pela inflação
  • Quantidade de ações

Observação: calculamos o CAPE Ratio com base no peso de cada ativo no índice, já que os dados históricos da carteira teórica (quantidade teórica de ações) do IBRX 100 não estavam disponíveis.

cape ratio ibxx

Analisando o indicador, é possível perceber que existe um pico em 2011 e após isso uma normalização. Entretanto, não é possível observar causalidade entre o CAPE Ratio e a cotação do IBRX 100 a olho nu. A estatística também não indica uma relação forte, a correlação foi de -0,45.

cotação ibxx

Conclusão

Apesar de ser um indicador simples, o CAPE Ratio ou Shiller P/E, pode auxiliar o investidor na tomada de decisão ao fornecer uma noção de valuation do mercado geral. Entretanto, é preciso conhecer as limitações do indicador; não necessariamente porque está em uma máxima histórica isso indica que a pior crise de todos os tempos está por vir.

Lembre-se que o CAPE Ratio utiliza-se de informações históricas e não necessariamente elas vão refletir o futuro.

Referências

CAMPBELL, John Y.; SHILLER, Robert J. Valuation ratios and the long-run stock market outlook: An update. 2001.

GRAHAM, Benjamin et al. Security analysis. New York: McGraw-Hill, 1934.

SIEGEL, Jeremy J. The Shiller CAPE ratio: A new look. Financial Analysts Journal, v. 72, n. 3, p. 41-50, 2016.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

Lucas Costa
Lucas Costa, CGA
Analista TC Matrix. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub