TC School / Mercado de ações

Conheça o TC Matrix: a ferramenta gratuita para potencializar suas análises

30/09/2020 às 17:00

TC School TC School

Neste texto, vamos apresentar todas as funcionalidades do TC Matrix, a nova ferramenta do TC totalmente gratuita para auxiliar os investidores nas suas análises. Dessa forma, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • TC Matrix: o que é?
  • 5 funcionalidades incrivelmente úteis do TC Matrix
    1. Conhecendo a história da companhia
    2. Dados financeiros de todas as empresas no  TC Matrix
    3. Indicadores de mercado e financeiro disponíveis
    4. Dados sobre os insiders: conselho, diretoria e principais acionistas
    5. Informação sobre ações shorteadas e termadas
  • Conclusão: a revolução promovida pelo TC veio para ficar

Boa leitura!

TC Matrix

TC Matrix: o que é?

O TC Matrix é a mais nova plataforma de dados completamente gratuita ao alcance dos investidores. É um serviço que antes era restrito aos investidores profissionais, mas que agora está ao alcance de todos.

Primeiramente, devemos destacar que o Matrix é um Beta Perpétuo, o que quer dizer que ele sempre estará em constante desenvolvimento. A versão que existe hoje não se compara a que existirá daqui a um ano, da mesma forma, a versão daqui a dois anos será muito melhor do que o TC Matrix daqui a um ano. Isso é uma triste notícia para quem achou que veria o curioso caso do TC Matrix (entenderam a referência?) nas telas do cinema, ou mesmo uma ferramenta que iria parar no tempo.

Agora que situamos você sobre o ciclo de vida do TC Matrix, vamos deixar de enrolação e partir para as funcionalidades únicas que essa ferramenta oferece ao investidor pessoa física.

1 – Conheça a história da companhia

Antes de partir para qualquer análise quantitativa ou financeira da companhia é necessário conhecer a história e o modelo de negócios dela. Pensando nisso, os colaboradores do TC elaboraram um pequeno texto informando os principais pontos para cada companhia.

Para acessar essa biografia da empresa, você deve selecionar a aba “Perfil” e em seguida clicar em “Exibir mais”. Assim, terá acesso ao texto completo.

Também é possível ver um resumo dos principais indicadores, o preço da ação nos últimos 5 anos e futuramente será possível ver as recomendações de todos os analistas consolidadas no Matrix.

Dentro da aba “Resumo” também é possível ter acesso às últimas notícias do TC Mover, o serviço de notícias do TC especializado para o mercado financeiro, envolvendo a empresa. Além disso, é possível verificar as trade ideas, ou seja, a opinião da comunidade sobre determinado ativo.

2 – Dados financeiros de todas as empresas no TC Matrix

Já imaginou ter acesso aos dados financeiros (Balanço, Demonstração de Resultado e Demonstração do Fluxo de Caixa) das empresas listadas na bolsa de forma gratuita? Pois bem, o Matrix faz isso acontecer, trazendo dados 100% confiáveis e gratuitos, algo que não é comum na internet.

Antes de tudo, se você não sabe o que é Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado ou Demonstração do Fluxo de Caixa, não deixe de conferir os textos do TC School explicando quais são os pontos mais importantes para se atentar em uma análise contábil. Não deixe de conferir também o nosso guia de conceitos contábeis completo.

Para acessar esses dados, você deve clicar na aba “Resultados” do Matrix.

Uma das funcionalidades do Matrix é explicar alguns conceitos de contas do Balanço. Você sabe o que pode efetivamente ser considerado Caixa e Equivalentes de Caixa? Ao lado de cada conta existe um pequeno “i”, se você passar o mouse em cima, verá o que significa. No nosso exemplo, podemos ver que podem ser considerados Caixa e Equivalentes de Caixa o saldo financeiro disponível somado aos itens conversíveis em caixa em no máximo 3 meses.

Abaixo, trouxe o exemplo do Balanço Patrimonial da Petrobras. É possível ver que além do Balanço Patrimonial, a plataforma fornece a possibilidade da análise vertical e horizontal, além de oferecer os dados na frequência desejada.

Análise vertical e análise horizontal

Dessa forma, selecionando as caixinhas de análise horizontal e vertical, temos esses números automaticamente calculados no Matrix, poupando um tempo considerável que você gastava na planilha do Excel. Se você tem dúvidas sobre como funciona a Análise Horizontal e Análise Vertical, leia esse texto!

A partir desses números, é possível identificar distorções nos números da empresa. Por exemplo, é possível identificar que os Tributos a recuperar aumentaram 81% em 2019 quando comparado a 2018. Esse número expressivo acende um alerta para uma análise mais aprofundada, lendo as Notas Explicativas dos Demonstrativos Contábeis referentes a essa conta. Sempre reforçando, se você não sabe o que são Notas Explicativas, confira nesse link. Lembrando que as Notas Explicativas também estão disponíveis no TC Matrix na aba “Auditoria”, falaremos disso com mais detalhes em seguida.

Além disso, temos também gráficos sobre as contas do Balanço. Para acessar, basta clicar no ícone do “graficozinho” que tem ao lado do nome Ativos, caso queira acessar as contas do Ativo, ou Passivo e Patrimônio Líquido, caso você queira olhar as contas do passivo.

3- Indicadores de mercado e financeiro disponíveis

No TC Matrix estão disponíveis também os indicadores, tanto de mercado quanto os financeiros (Indicadores de Liquidez, Rentabilidade e Endividamento). Para acessá-los, é necessário selecionar a aba indicadores.

Assim, como nos dados relativos aos demonstrativos contábeis, é possível selecionar a frequência, anual ou trimestral, e visualizar graficamente a evolução dos indicadores clicando no ícone ao lado do nome de cada indicador

4- Dados sobre os insiders: conselho, diretoria e principais acionistas

Na aba “Perfil” é possível ter acesso ao nome dos membros da diretoria e do conselho da empresa. Além disso, é possível ter acesso ao currículo dessas pessoas, basta clicar no nome, incrível!

É importantíssimo conhecer quem vai tomar as decisões da companhia e saber o histórico dessas pessoas. Dessa forma, o TC Matrix poupa o seu trabalho de ter que procurar um a um o nome e o histórico de cada diretor e conselheiro.

Além disso, na aba “Acionistas” é possível verificar quais são os principais acionistas da empresa. É importante conhecer quem possui a maior fatia na empresa, ou pelo menos uma fatia relevante, já que estes possuem grande influência na companhia.

Temos diversos textos sobre os insiders no TC School, falando se existe relação entre insider trading e o retorno das ações e também se existe um lado B no insider trading.

5 – Informação sobre ações shorteadas e termadas

Somado a todos os dados fundamentalistas e qualitativos, a equipe do TC Matrix ainda deixou disponível dados relativos a quantidade de ações shorteadas e termadas, um banquete completo para os investidores.

Conclusão: a revolução promovida pelo TC veio para ficar

A nossa missão no TC sempre foi clara: dar aos investidores pessoa física o que antes era restrito aos profissionais. Nesse processo de empoderamento passamos por vários pontos nos quais as sardinhas (como os investidores pessoas físicas são chamados) levavam uma séria desvantagem. Temos um texto comentando sobre a revolução cultural do investidor pessoa física, você pode conferir neste link.

Começamos com a informação, criando o TC Mover, um serviço de notícias sem igual no mercado, direcionado à pessoa física e com a comunidade, onde os usuários partilhariam suas experiências e seus conhecimentos. Além disso, demos acesso a todos à relatórios antes restritos aos clientes milionários dos bancos.

Em seguida, partimos para a educação. Nos comprometemos a mudar a forma de poupar, investir, analisar ações, opções e muito mais.

Agora, chegamos com os dados, para subsidiar o processo de tomada de decisão do investidor pessoa física, tornando suas análises mais robustas. Não pararemos por aí, esse foi apenas um passo em uma longa caminhada. Vida longa ao TC!

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub