TC School / Mercado de ações

DARF em atraso: como calcular e emitir documento online

26/01/2021 às 16:13

TC School TC School

Quem investe em ações precisa saber que, dependendo do valor movimentado mensalmente nas operações no home broker ou mesa de operações, o investidor deverá pagar impostos com recolhimento mensal do DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

Para ajudar o jovem investidor na gestão contábil de seus investimentos, elencamos a seguir um guia prático para quem tem dúvidas quanto ao pagamento do DARF em atraso. Dividimos o texto nos seguintes tópicos:

  • Quando é necessário emitir DARF
  • Esqueci, e agora?
  • Como calcular e pagar DARF em atraso
  • Considerações finais

Boa leitura!

Quando é necessário emitir o DARF

Para quem investe em renda variável, como ações, derivativos (opções) e fundos de investimento imobiliário deverá pagar DARF, seguindo algumas regras. No artigo “Imposto sobre investimentos: ganho de capital e tributação” explicamos em detalhes.

Em resumo, se o ganho de capital for sobre operações com ações, há duas situações:

  • Day Trade: toda operação deste tipo (com lucro) gera DARF. Ou seja, para qualquer operação de compra e venda de uma ação no mesmo dia, o investidor deverá emitir o DARF para pagamento.
  • Swing Trade: para este tipo de operação, o investidor deverá preencher o DARF sempre que as movimentações mensais ultrapassem o valor de R$20 mil.

Observação: Tanto para operações day trade quanto swing trade, o pagamento deverá se dar até o último dia do mês subsequente da movimentação. Por exemplo, o investidor que movimentou mais de 20 mil reais em operações swing trade no mês de janeiro e obteve algum lucro com a venda de ações, deverá emitir DARF referente a 15% do lucro alcançado e pagá-la até o último dia de fevereiro.

O mesmo se aplica para as operações day trade, porém para estas toda operação que obtiver lucro deverá emitir DARF calculando 20% de impostos sobre o lucro da operação. Caso contrário, sobre o imposto devido haverá incidência de multa e juros de mora.

DARF em atraso: multa e juros de mora

Esqueci: e agora?

A multa diária é de 0,33% e pode chegar até o limite de 20% sobre o imposto não pago, acrescido de juros mensal proporcional à taxa Selic. Portanto, caso tenha esquecido de emitir o documento, quanto antes pagar o DARF em atraso, melhor.

Para saber como emitir corretamente o DARF, consulte nosso guia com orientações sobre como preencher o documento.

Como calcular e pagar DARF em atraso

Para calcular o valor do DARF em atraso é possível utilizar o programa Sicalc. No site sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/principal acesse o link “Preenchimento Rápido” e, logo em seguida, acrescente os dados do contribuinte ao documento.

No campo “código ou nome da receita”, você irá inserir o código 6015 em referência aos ganhos líquidos em operações em Bolsa de Valores. Em seguida, insira no campo “período de apuração” o mês que esqueceu de emitir e pagar o DARF online.

Desta forma, automaticamente será preenchido a data de vencimento. No campo “valor do principal”, você deverá inserir o total de imposto devido na data original.

Feito isto, clique em “emitir DARF”. O sistema irá calcular automaticamente o valor reajustado com multa e juros. De posse do novo documento, faça o pagamento e fique atento para não acontecer novamente, afinal é necessário pagar o montante devido à vista.

Dá para parcelar?

Não! Segundo a Receita Federal, não é concedido parcelamento relativo a imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários, dentre outros.

Imposto de Renda – IRPF

Por fim, na hora de preencher a Declaração Anual do Imposto de Renda, na seção “ganhos com renda variável”, não esqueça de atualizar os campos mês a mês com os valores pagos em atraso. Desta forma, você evitará problemas com a Receita Federal.

O governo federal já disponibiliza diversos serviços online para facilitar a vida do contribuinte, desde o preenchimento do Imposto de Renda, consulta à dívida ativa da União, até solicitações de reembolso no caso de pagamento indevido ou maior. Para tanto, basta acessar o Portal e-CAC e manter o seu cadastro atualizado.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub