Investimentos: o que é equity crowdfunding? - TC

TC School / Mercado de ações

Investimentos: o que é equity crowdfunding?

25/11/2021 às 13:03

TC School

O equity crowdfunding é uma modalidade de investimento coletivo bastante popular no exterior e vem atraindo cada vez mais investidores brasileiros após sua regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2017.

Nessa nova forma de investir, um grupo de pessoas se reúne, através de plataformas autorizadas, para adquirir títulos de empresas privadas promissoras e, com isso, passam a ter o direito de participar dos seus resultados.

Como opção de diversificação de carteira, o equity crowdfunding pode ser uma excelente forma de reduzir a correlação entre os ativos da sua carteira e ter exposição à economia real. E o mais legal é que a participação direta em empresas privadas e projetos da economia real pode gerar retornos acima da média do mercado.

Neste artigo, você vai entender como funciona o investimento direto em empresas e saber quais são suas vantagens e riscos na hora de montar um portfólio bem balanceado. Elencamos o texto nos seguintes tópicos:

  • O que é equity crowdfunding
  • Exemplos de operações
  • Vantagens e desvantagens
  • Riscos
  • Como investir

Boa leitura!

O que é equity crowdfunding

É uma forma de investir diretamente em empresas que têm faturamento anual de até R$10 milhões. Essa modalidade de investimento foi regulamentada pela CVM, através da instrução normativa 588, visando facilitar o acesso de pequenas empresas ao mercado de capitais e impulsionar seu crescimento com a entrada de novos investidores.

A expressão “equity crowdfunding” vem de duas palavras em inglês: “equity”, que significa “participação societária”, e “crowdfunding”, que significa “investimento coletivo”. 

Dessa forma, equity crowdfunding significa investimento coletivo em participação societária, ou seja, os investidores se tornam sócios dos empreendimentos e, com isso, ganham o direito de receber uma parte dos lucros da operação.

Exemplos de operações em equity crowdfunding

No Brasil, diversas plataformas de equity crowdfunding captam recursos para projetos como:

  • Lançamentos de empreendimentos imobiliários, uma etapa da incorporação que não conta com linhas de crédito específicas no mercado;
  • Expansão de startups, que geralmente são empresas de tecnologia em estágio inicial de desenvolvimento e buscam investidores para alavancar seus negócios;
  • Construção e operação de usinas solares, uma modalidade de geração de energia que conta com incentivos governamentais e está em franca expansão no país;
  • Consolidação de redes de franquias, que buscam investidores para ampliar suas iniciativas de marketing e apoio aos franqueados;
  • Empreendimentos do agronegócio, como produção de grãos ou atividades de pecuária intensiva para o mercado interno ou externo.

Como estamos falando de projetos da economia real, as possibilidades são praticamente infinitas, pois envolvem negócios de todos os setores da economia.

  • BDRs na B3: Como investir em empresas estrangeiras?

Vantagens e desvantagens dos equity crowdfunding

As captações de crowdfunding com foco em participação societária oferecem três grandes vantagens aos investidores:

  • Diversificação – É possível ampliar a variedade de ativos que compõem uma carteira com projetos diretamente ligados à economia real, sem precisar ter participação ativa na gestão dos negócios, que fica a cargo de empreendedores especializados;
  • Descorrelação – Os investimentos na economia real não guardam relação estreita com a volatilidade do mercado financeiro, o que contribui para dar mais robustez e resiliência a portfólios de longo prazo;
  • Rentabilidade – A participação direta nos resultados de bons empreendimentos da economia real pode gerar resultados acima da média dos principais índices de referência, como o CDI, além de gerar pagamentos periódicos de dividendos, conforme os prazos estipulados no contrato de investimento.

Em relação às desvantagens, a falta de liquidez desse tipo de investimento talvez seja o principal obstáculo para o pequeno investidor, já que não é possível resgatar os recursos antes do vencimento da operação ou do prazo previsto para payback, que é o retorno do investimento através das remunerações periódicas nos empreendimentos de longo prazo.

Cabe lembrar ainda que, embora existam estudos em andamento na CVM, não existe um mercado secundário para negociação dos títulos de crowdfunding. Ou seja, se o investidor quiser repassar seu título para outra pessoa, terá que fazê-lo por conta própria, através de uma negociação privada com outro investidor, sem o apoio de um mercado estruturado para tanto.

Riscos dos equity crowdfunding

Por se tratar de uma participação societária, o maior risco do equity crowdfunding é o de performance do projeto, ou seja, a capacidade do empreendedor de entregar os resultados prometidos no momento da captação.

É preciso ressaltar que, ao contrário de operações puras de private equity e venture capital, os investidores de crowdfunding não participam da gestão do negócio, que fica totalmente a cargo dos empreendedores à frente da operação.

Por isso, ao avaliar oportunidades nesse segmento, é extremamente importante ficar atento ao histórico de realizações dos empreendedores, para se certificar da sua capacidade de entregar os resultados prometidos.

Como investir em equity crowdfunding

Existem atualmente no mercado diversas plataformas de equity crowdfunding que realizam captações para projetos da economia real. Na hora de escolher uma, procure verificar se ela é autorizada pela CVM e saber como está o andamento de projetos que já foram captados com sucesso.

Essas plataformas são responsáveis por selecionar as ofertas, portanto é importante saber quais são os critérios utilizados nessa escolha, bem como as medidas de segurança tomadas para proteger o capital dos investidores. Como, por exemplo, a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com o patrimônio totalmente segregado de outras obrigações dos empreendedores, de forma a facilitar a prestação de contas.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub