TC School / Mercado de ações

Entenda o significado do número ao final do código das ações

21/10/2020 às 5:00

TC School TC School

Uma dúvida comum entre os investidores é como é formado o código das ações da B3, antiga Bovespa. Por que uma ação ordinária tem no final do seu código o número 3? Quais são as ações cujo código termina em 11?

Essas e outras perguntas serão respondidas no nosso texto, vem conferir!

  • Funcionamento do código das ações da B3
  • Conhecendo o código da ação de acordo com a classe
  • Conclusão: a importância de conhecer o código das ações

código das ações

Funcionamento do código das ações da B3

O que é uma ação?

Uma ação é a participação que o investidor tem em uma empresa , e representa um direito sobre os ativos e lucros dessa companhia. Todas as empresas que se constituem juridicamente como sociedades anônimas têm seu capital dividido em ações. Entretanto, somente as de capital aberto, ou seja, listadas em bolsa, podem ter suas ações negociadas publicamente no mercado.

Sendo assim, sabendo que cada ação representa uma parte do capital de uma empresa é necessário que ela tenha um código de identificação para sabermos em que companhia de fato estamos investindo. Sendo assim, os códigos das ações funcionam basicamente da seguinte maneira:

ticker das ações

Fonte: elaboração própria

O código que identifica a empresa sempre será o mesmo, composto por quatro letras que representam geralmente são uma abreviação de sua razão social, Cogna que tem código COGN(3) por exemplo, ou as iniciais da razão social daquelas que tem um nome composto, Via Varejo que tem código VVAR(3).

Há ainda casos especiais, onde uma empresa mudou de razão social por algum motivo, mas, decide por manter suas ações negociadas com o código da razão anterior. É o caso da Unidas que atende ao código LCAM3 por causa da antiga razão social Locamerica.

O que significa 3 e 4 nas ações?

A seguir, explicamos como conhecer o código de ações de acordo com a classe.

O número que identifica o tipo da ação não é fixo e vai variar de acordo com suas classes, assim, temos:

Ações ordinárias

São reconhecida por levar o sufixo 3 em seus códigos. Por exemplo, o ticker IRBR3 designa todas as ações ordinárias da IRB Brasil. O grande diferencial das ações ordinárias é que essas dão direito a voto aos seus titulares e assim podem ter participação nas decisões da empresa e na escolha de quem as administra.

Ações preferenciais

É geralmente reconhecida por levar o sufixo 4 em seus códigos nas ações. Por exemplo, o ticker BBDC4 designa todas as ações preferenciais do Banco Bradesco.

O grande diferencial das ações preferenciais é que essas dão direito a preferência no recebimento de dividendos e juros sobre o capital próprio (conhecido por JCPs) e a segurança de garantir a prioridade na restituição do capital investido, em caso de falência da companhia.

Diferente das ordinárias que só existe um tipo, as ações preferenciais possuem outras classes, tais como, classe “A” ou “B” (PNA ou PBB), podendo atender aos números (além do 4) 5, 6, 7 ou 8. Suas características são definidas por cada companhia em seu Estatuto Social. Um exemplo dessas é o Consórcio Alfa de Administração que possui ações preferenciais de todas as classes: BRGE5, BRGE6, BRGE7, BRGE8.

Ações Units

São reconhecida por levar o sufixo 11 em seus códigos. Por exemplo, o ticker SANB11 designa todas as ações units do Banco Santander. O grande diferencial das ações units é que essas representam 1 pacote de ações composto por ações preferenciais e ordinárias, têm os mesmos direitos quanto ao recebimento de dividendos e direito a voto que ações PN ou ON comuns, proporcionais à participação de cada papel dentro da unit.

Todas ações units da B3 e suas respectivas composições

Para saber como funciona o código das opções e ter acesso a uma tabela com os códigos das opções, confira o nosso texto Derivativos – entenda o funcionamento das opções

Código das ações da B3

Agora que você já sabe como funciona a nomenclatura das ações e como o código é formado, você já pode ir atrás de saber qual determinado tipo e classe de ação possui os benefícios que você procura!

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub