B3 e GPTW, novo índice da bolsa de valores brasileira  - TC

TC School / Mercado de ações

B3 e GPTW, novo índice da bolsa de valores brasileira 

17/11/2021 às 12:06

Iris Sousa

Great Place to Work – O ranking das melhores empresas para trabalhar agora possui um índice exclusivo na bolsa de valores brasileira – o GPTW.

Aliás, a B3 coleciona alguns índices, que são indicadores de desempenho de um conjunto de empresas listadas no mercado de capitais. Contudo, para as companhias terem suas ações atreladas e representadas nesta carteira teórica, é necessário que se enquadrem em determinado critério a ser estabelecido pelo referido índice. 

Em linhas gerais, eles abarcam empresas que possuem boas práticas de transparência, credibilidade e disciplina. 

O mais conhecido índice é o Ibovespa e pode ser dito como o mais relevante em termos de generalidade do mercado. Isso porque ele reúne ações das empresas que possuem maiores volumes de negociações, ou ainda, as mais representativas ações do mercado brasileiro. 

Sobretudo,  com o passar das décadas e para atender a necessidade do mercado, novos índices foram surgindo ao longo do tempo, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o Índice de Governança Corporativa Diferenciada (IGCX), o Índice  Energia Elétrica (IEE), o Índice Industrial (INDX), o Índice SmallCap (SMLL), etc. 

Seguindo essa tendência, a B3 anunciou que um novo índice irá fazer parte da Bolsa Brasileira em 2022, o GPTW B3 (Great Place To Work). Sendo assim, vamos falar no texto de hoje sobre o índice, suas particularidades e relações.

O texto se divide da seguinte forma:

  • O que é GPTW?
  • Ranking GPTW
  • Como vai funcionar o índice?
  • Relações com ESG

Boa leitura!

O que é o GPTW?

Great Place To Work, traduzido como “Ótimo lugar para trabalhar”, é uma certificação concedida às empresas que se enquadram em alguns critérios definidos como importantes para um bom clima organizacional pela consultoria global GPTW.

A certificação é concedida mediante pesquisa realizada junto aos colaboradores da empresa, tendo por objetivo captar questões correlatas ao clima organizacional, remuneração, benefícios, autonomia, confiança, transparência na gestão e orgulho de fazer parte da organização.

A pesquisa é pontuada e em caso da empresa atingir 70 pontos ou mais, receberá o certificado de “Great Place To Work”. 

Ranking GPTW

Além da certificação, há o ranking GPTW que vai categorizar as melhores empresas dentre as certificadas.

Esse filtro do ranking requer que as empresas passem por algumas fases. Ou seja, apenas a certificação não garante sua colocação entre as melhores gerais. Para estar apto a concorrer ao ranking, a empresa precisa passar por quatro fases.

A primeira das etapas é o alcance da certificação de Great Place To Work. A empresa precisa se inscrever em um dos planos disponíveis na plataforma e passar por todas as etapas da pesquisa com os funcionários. 

Em segundo momento, a empresa terá até 30 dias para encaminhar dados referentes ao perfil, culturas e práticas da empresa que serão avaliadas na terceira etapa. Por fim, as empresas selecionadas pelo programa passam pela premiação, estando assim no Ranking GTPW e recebem o selo Great Place To Work.

Na parte de avaliação, dois pilares fundamentais são observados como parte do processo para com a empresa: confiança nos gestores e nos colegas de trabalho; e, orgulho de desempenhar o seu papel na organização e na missão pela qual batalha.

Esses pilares se dividem em categorias de perguntas, chamadas de dimensões.

São elas: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

Como funcionam os rankings?

Além disso, é válido ressaltar que são publicados anualmente e existe mais de um ranking. Em linhas gerais, há rankings subdivididos em:

  • Multinacional (Médio porte)
  • Nacional (Grande, médio e pequeno porte)
  • Regional (Estadual)
  • Setorial (Setor de atuação da empresa) 
  • Temático (LGBT+, Étnico Racial, Gênero)

As empresas premiadas no ranking nacional podem também ser avaliadas no ranking da América Latina que é dividido em três categorias:

  • Multinacionais
  • Grandes Empresas Nacionais 
  • Pequenas e Médias Empresas Nacionais

Como vai funcionar o índice GPTW B3?

De acordo com as informações divulgadas pela B3, o novo índice tem como referência o ranking anual promovido pela GPTW. No total, serão selecionadas 33 empresas consideradas benchmarking do mercado.

A metodologia do Índice GPTW B3 adotará os seguintes critérios na composição da carteira teórica:

Fase de seleção

Serão avaliadas pelos critérios de liquidez:

  • Índice de negociabilidade de 99%
  • Um negócio em 95% dos pregões dos últimos 12 meses
  • Nenhum negócio abaixo de R$ 1,00 (penny stock)

Fase de ponderação

  • Peso igual para as empresas certificadas
  • Peso dobrado para as que estão entre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil

O índice será lançado em janeiro/2022 e a primeira composição incluirá as empresas premiadas em 2021.

Aplicações prévias do índice

Em análise prévia, a B3 aplicou a metodologia do índice em caráter retroativo e detectou que o índice GPTW teria superado o Ibovespa nos três períodos analisados. 

Parafraseando o diretor executivo da B3: “O índice GPTW B3 conseguiu superar o Ibovespa B3 em todos os períodos analisados, apresentando um retorno maior. Quando avaliamos em termos de risco, também conseguiu superar o Ibovespa B3 apresentando um risco menor”.

A imagem abaixo disponibilizada pela B3 reflete o desempenho do índice no período testado.

Fonte: B3

Relações com ESG

Ao longo do tempo, diversos aspectos foram sendo incluídos como relevantes para a consideração de uma empresa boa a se investir. 

Dentre esses fatores, um que vem ganhando relevância é o de ESG que significa “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português).

A letra E da sigla se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação frente às temáticas como o aquecimento global e emissão de carbono; poluição do ar e da água; biodiversidade; eficiência energética; escassez de água e etc.

A letra S diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo, tais como: Satisfação dos clientes; Proteção de dados e privacidade; Diversidade da equipe; Engajamento dos funcionários; Relacionamento com a comunidade; e, Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

Por último, a  letra G se refere à administração de uma empresa como a composição do Conselho; estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa e etc.

Sendo assim, o novo índice se enquadra no “Social” do ESG, integrando a bolsa brasileira mais um índice com características atreladas a essas perspectivas.

Vale salientar que a Bolsa Brasileira já apresenta alguns nessa linha ESG, como é o caso do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3); Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) e Índice S&P/B3 Brasil ESG.

Conclusão

De acordo com a B3, há um novo perfil de investidor no mercado, com interesses específicos e expectativa de que seus investimentos produzam impactos expressivos na sociedade, entre os quais a valorização do ambiente de trabalho é relevante.

Sendo assim, o índice GPTW B3 surge com a proposição de atender essa demanda. 

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Referências

FERNANDES, Aline. Como tornar sua empresa um Great Place to Work. Ponto Tel., 2020. Disponível em: https://www.pontotel.com.br/como-tornar-sua-empresa-um-great-place-to-work/. Acesso em 16 de novembro de 2021.

B3 e GPTW lançam índice formado por empresas com as melhores práticas em gestão de pessoas. B3, 2021. Disponível em: https://clientes.b3.com.br/pt_br/publicacoes/noticias/b3-e-gptw-lancam-indice-formado-por-empresas-com-as-melhores-praticas-em-gestao-de-pessoas.htm. Acesso em 16 de novembro de 2021.

Índice B3 e GPTW. B3, 2021. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/noticias/b3-e-gptw-lancam-novo-indice-com-foco-em-praticas-de-trabalho.htm. Acesso em 16 de novembro de 2021.

Sobre o Ranking. Great Place To Work, 2021. Disponível em: https://gptw.com.br/ranking/sobre/. Acesso em 16 de novembro de 2021.

Iris Sousa

Estagiária do TC | TC School.

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFPB e membro do projeto Educação Financeira Para Toda a Vida.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub